Fechados desde 2012, os balneários em torno do Açude Itans, em Caicó, podem ser reabertos em julho. A informação foi repassada por fontes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis do RN (Ibama/RN), a partir de novas diretrizes do Governo Federal.
O fechamento dos clubes; alguns como fonte de lazer e renda para a população do Seridó há mais de meio século, foi discutido em recente reunião entre o deputado General Girão (PSL), e a Associação de Moradores do Açude Itans, no qual o parlamentar, apresentou a situação ao Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales.
Uma sentença de 19 de dezembro – referente à Ação Civil Pública nº 0000200-88.2013.4.05.8402, movida pelo MPF – determinou, com base em perícia realizada por dois professores da Universidade Federal do RN (UFRN), que não seria necessária a demolição dos balneários, desde que, para permanecerem no local e poderem reabrir, ocorra o devido licenciamento ambiental junto ao Idema/RN.
Os balneários contemplados pela sentença judicial têm como nome de fantasia O Pelicano, Caicó Iate Clube, Colônia de Pescadores, Clube Caminhoneiro, Asdec e Apuc.
A recomendação destaca, porém, que a sentença judicial não autoriza por si só o funcionamento dos balneários, “devendo tais empreendimentos serem alvo de constante monitoramento, não apenas pelo MPF e Justiça Federal, como principalmente pelo Idema, com o apoio do Ibama”.
Operação Rios Federais
No fim de fevereiro de 2012, baseado em uma ação do Ministério Público Federal, o Ibama realizou a “Operação Rios Federais”, na bacia do Açude Itans, fechando o Caicó Iate Clube, localizado às suas margens, por falta de licença ambiental e ocupação irregular da Área de Preservação Permanente.
Fechados desde 2012, Balneários do Açude Itans em Caicó podem ser reabertos em julho publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com
No comments:
Post a Comment