Com o resultado positivo do vestibular em mãos, muitos jovens começam a perceber que em um futuro próximo deverão sair da casa dos pais e se mudar para uma cidade desconhecida. Mas a tão sonhada liberdade não chega de uma forma tão serena. Normalmente, os universitários optam por dividir apartamento com um ou mais colegas por questões financeiras. Afinal, é uma oportunidade de diminuir os gastos mensais com aluguel, comida, internet e outras contas rotineiras. No final, essa experiência pode trazer muito crescimento pessoal e até amigos para a vida toda. No entanto, para tudo funcionar sem estresse são necessários alguns acordos e muita compreensão.
Confira 7 Dicas para dividir apartamento sem estresse
1 – Procure morar com pessoas parecidas com você
A convivência é a parte mais complicada no dia a dia dos apartamentos compartilhados. E a melhor forma de tentar solucionar este problema é tentando encontrar pessoas que têm os mesmos hábitos e gostos que você. Se você gosta de fazer festa não adianta morar com alguém que vai dormir super cedo e que reclama de qualquer barulho depois das 10 horas da noite, certo?
2 – Escreva um acordo de convivência
Todos os locais têm regras e para cumpri-las sem incômodo é importante que todos concordem e, principalmente, estejam cientes do que pode e do que não pode ser feito. Por isso, antes de ir dividir apartamento com alguém reserve um tempo para conversar sobre quem será responsável pela limpeza, se é permitido ter animais de estimação, como será a divisão das contas, se o(a) namorado(a) pode ficar para dormir, entre outros assuntos. Dica extra: depois de tudo acordado, escreva em uma espécie de documento.
3 – Faça um cronograma de limpeza
Contratar uma pessoa para fazer a faxina da sua casa resolve muitos problemas relacionados à limpeza. No entanto, não são todos os universitários que dispõem deste dinheiro. Para evitar brigas e estresse, tenha um cronograma em um lugar visível (como na porta da geladeira, por exemplo) com todas as tarefas de limpeza que devem ser realizadas semanalmente e quem é o responsável por elas.
4 – Converse antes de fazer uma festa ou reunião com amigos
Morar sozinho é sinônimo de liberdade? Não necessariamente. Quando se divide o mesmo teto muitas vezes essa “liberdade” se limita a favor da boa convivência. Ao levar amigos para uma reunião, jantar ou até uma festa, avise com uma certa antecedência seus companheiros de apartamento. Eles podem ter outros planos para aquela noite (como uma noitada de estudos) e ser afetados pela a sua ideia.
5 – Pagamento das contas comuns é prioridade
Tomar banho frio porque o colega esqueceu de pagar a conta de luz é o ingrediente perfeito para uma briga que pode terminar em problemas sérios de convivência. Por isso, mantenha as contas comuns da casa muito bem organizadas e priorize o pagamento delas logo que o dinheiro entrar. Caso perceba que não vai conseguir honrar algum pagamento, converse com seus colegas e peça ajuda.
O aplicativo SplitWise, por exemplo, é uma mão na roda nessas horas. Você cria um grupo nele com seus colegas de apartamento onde cada um vai colocando o valor que gastou e com o que. Ao final do mês ou da quinzena, o app mostra quem está devendo dinheiro para quem de acordo com os gastos anotados até aquele momento.
6 – Privacidade!
Uma porta fechada, não mexer no armário do colega, andar vestido pela casa e não abrir comidas que não são suas, fazem maravilhas para evitar o desgaste entre pessoas que optaram por dividir o apartamento. Mesmo morando com outras pessoas é necessário preservar a individualidade e a privacidade de cada morador. Bom senso é a palavra-chave neste caso.
7 – Tente fazer amizade com seus colegas de apartamento
Tudo fica mais fácil entre amigos. Converse, chame seus colegas de apartamento para fazer atividades junto e incentive a convivência entre os moradores da sua casa. Isso irá facilitar muito na hora de uma discussão ou de uma pisada na bola.
Além disso tudo, lembre-se sempre de ter paciência e divirta-se!
O post 7 dicas incríveis para dividir apartamento sem estresse apareceu primeiro em Mercado em Foco.
7 dicas incríveis para dividir apartamento sem estresse publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br
No comments:
Post a Comment