Quando você vê seu nome na lista dos aprovados no vestibular é só alegria! Mas passada a euforia da aprovação, começa a ansiedade e as dúvidas sobre como será a graduação, afinal, a universidade é um ambiente completamente diferente do ensino médio e do cursinho e, por vezes, fica até em uma cidade diferente. Esse texto é como um guia das 10 coisas que todo calouro precisa saber sobre a universidade. A ideia é que você consiga passar sem traumas pelas primeiras semanas da faculdade e aproveitar ao máximo essa experiência, que será uma das mais intensas da sua vida.
Coisas que todo calouro precisa saber sobre a universidade:
1 – Trote pode existir, mas não é obrigatório
A prática ou não dos trotes depende de cada curso e de cada universidade. Muitas reitorias, por exemplo, proibiram a realização destas atividades no início do semestre, enquanto outras ainda aceitam. E mesmo dentro de uma instituição, a organização fica a cargo dos estudantes de cada curso e, por isso, eles podem ser bem diferentes. Por exemplo: sujos (com tintas e brincadeiras) ou solidários (com doação de sangue e campanhas de arrecadação de alimentos/mantimentos para instituições de caridade).
Independentemente da modalidade, a prática não é obrigatória e os estudantes podem optar por não participar do trote caso se sintam desconfortáveis. As reitorias, inclusive, possuem canais para denúncias de trotes abusivos.
Caso você decida participar, vá com o espírito de zoação e leve as brincadeiras na esportiva! E não se esqueça de não ir com roupas novas na primeira semana
2 – Você não precisa fazer todas as disciplinas disponíveis na sua grade curricular no semestre
Ao ter zilhões de disciplinas ao seu dispor nos mais diversos cursos da universidade, muitos podem se deslumbrar e acabar se matriculando em mais créditos do que conseguem dar conta. A maioria das universidades privadas trabalha com grade fechada no primeiro semestre, mas a partir do segundo semestre já é possível matricular-se em um menor número de disciplinas.
Lembre-se: o ritmo da universidade é diferente e muitas vezes uma matéria que parece simples na verdade exigirá muita leitura e trabalhos.
3 – Atrasar a formatura não é o fim do mundo
Especialmente se isso significar que você fez um intercâmbio, um programa de mobilidade acadêmica ou um estágio muito incrível. A universidade é uma fase de aprendizado intenso e possui oportunidades que podem agregar muito ao seu currículo e networking. Tire proveito disso!
4 – As aulas não vão ensinar tudo o que você precisa saber para a matéria
Essa é uma das maiores diferenças entre ensino médio e faculdade. No colégio, todo o conteúdo cobrado em provas e trabalhos era mastigado e resumido antes de ser ensinado para os alunos. Já em um curso de graduação a profundidade dos conteúdos é muito mais ampla e exige que o estudante pesquise outros autores e referências em casa para compreender. Ou seja: esqueça aquele mantra que você repetiu durante o ensino médio: “É só prestar atenção na aula”… porque não é. Utilize de toda a estrutura que uma universidade oferece, principalmente a biblioteca.
5 – Não se feche nos estudos. Faça festa também!
A universidade é um momento de estudo e de aprendizado constante e isso exigirá bastante dedicação. No entanto, se isolar das outras atividades de socialização apenas para ficar estudando não é tão interessante.
É durante as festas, happy hours e viagens que você tem a possibilidade de conhecer pessoas de outros cursos, realidades e estreitar laços que podem compor um importante networking no futuro.
6 – Reprovar é mais prejudicial do que você imagina
Porque as disciplinas de uma graduação são independentes, é comum não dar tanta atenção quando se está para reprovar até desistir de uma disciplina na metade. Mas aí está um erro grave. A sua trajetória acadêmica e o seu aproveitamento em matérias ao longo da faculdade podem ser essenciais em um processo seletivo para uma bolsa de pesquisa ou até para uma vaga em um programa de intercâmbio. Além disso, elas podem comprometer o andamento de outras disciplinas porque algumas são pré-requisitos para cursar outras.
7 – Seja sutil
Você conhece aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Isso se aplica também à universidade. Roupas muito chamativas, chegar chegando demais, falando alto, entre outras atitudes, podem dificultar o seu início no curso e a amizade com outras pessoas. Claro que você deve ser você e usar o que se sentir bem, mas nas primeiras semanas tente uma versão mais sutil.
8 – Aproveite a vida acadêmica
Pesquisa, extensão, monitoria, coletivos, diretórios estudantis, empresas juniores. A vida universitária está repleta de atividades para você participar. Envolver-se nesses projetos, além de gratificante, é um diferencial no currículo do aluno e pode ser determinante para o seu futuro profissional. Principalmente se você tem pretensões de seguir a carreira acadêmica ou de pesquisa.
9 – Invista em um novo idioma
Grande parte das faculdades pelo país oferecem cursos de línguas dentro da instituição a preços mais módicos, porque normalmente envolvem graduandos dos cursos de letras. Usar essa oportunidade para aprender um novo idioma ou reforçar um que está enferrujado é uma excelente maneira de socializar com pessoas de diferentes cursos e ainda turbinar seu currículo.
10 – Esteja aberto às novas oportunidades
Estar aberto às oportunidades e às pessoas é essencial para aproveitar tudo o que a universidade pode oferecer. Participar das atividades de integração, aumentar seus horizontes para outros cursos, conhecer novas pessoas e envolver-se na vida universitária serão experiências gratificantes e transformadoras. Se dê o direito de testar coisas novas e de aproveitar ao máximo esses quatro ou cinco anos de graduação!
O post 10 coisas que todo calouro precisa saber sobre a universidade apareceu primeiro em Mercado em Foco.
10 coisas que todo calouro precisa saber sobre a universidade publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br
No comments:
Post a Comment