Para todos que acreditam que trabalhar e se dedicar aos estudos é praticamente impossível, já avisamos: não é. Claro que não é fácil, mas com determinação e um punhado de organização é possível, sim, garantir que tanto os estudos quanto o trabalho não sofram. Isso também vai evitar a sobrecarga física e psicológica.
Para lhe ajudar a conciliar trabalho e faculdade sem sacrificar sua vida social ou a saúde, separamos algumas dicas valiosas. Mas o mais importante é lembrar sempre do porquê você está fazendo isso: é um investimento no seu futuro.
5 dicas para conciliar trabalho e faculdade
1 – Esteja certo de qual é a sua prioridade para o momento
Mesmo que ambas as coisas sejam de extrema importância, uma delas é um pouco mais e deve ser encarada como prioridade. O que isso significa? Que sabendo qual é a sua prioridade, você pode se organizar melhor.
Por exemplo: se a sua prioridade é terminar a faculdade, pode ser a hora de cogitar encontrar um trabalho de meio período ou investir em trabalhos freelancers. Já se a prioridade é o trabalho e os estudos são um complemento, você pode reduzir o tamanho da sua carga horária e se matricular em menos disciplinas do que o normal em um semestre.
2 – Faça um cronograma detalhado de seu tempo e compromissos
A organização será a sua grande aliada para conseguir conciliar trabalho e universidade. Coloque em uma tabela todos os seus horários, acrescente seus compromissos semanais de trabalho e de aulas.
Vale tanto tabelas no Google Sheets como em papel, o que ficar mais fácil. Mas é essencial que ela não fique apenas na sua cabeça. Desta maneira você conseguirá perceber visualmente onde você pode otimizar seu tempo, quais horários estão sendo perdidos com bobagens e, assim, poderá se programar com mais antecedência.
3 – Reserve horários para lazer e atividades físicas
A rotina de quem estuda e trabalha o dia inteiro é quase sempre extenuante, mas isso não é uma justificativa para colocar a sua saúde de lado. Além de dormir de seis a oito horas (que além de descansar a mente, ajuda o sistema imunológico e a sua capacidade de concentração), é fundamental reservar um tempo no seu cronograma para a prática de atividades físicas e lazer.
No caso das atividades físicas, você pode praticá-las nos intervalos de almoço ou até antes de sair de casa para ir para a empresa de manhã. E faça questão de reservar um momento do fim de semana para sair com os amigos, ir ao cinema ou simplesmente sentar no sofá e assistir a uma maratona de Netflix. Esses momentos são essenciais para recarregar a energia para uma nova semana.
4 – A tecnologia é uma boa amiga nessas horas
Quem divide os dias de semana entre a faculdade e o emprego tem de lidar com a falta de tempo livre ou para avançar nos estudos. Isso é fato. E para remediar essa condição você pode (e deve!) usar a tecnologia a seu favor.
Use aplicativos, videoaulas, gravadores, resumos na nuvem, internet e tudo o que você pode encontrar para facilitar o seu processo de estudos ao longo da semana.
5 – Saiba o seu limite
A universidade tem muito mais atividades disponíveis do que apenas as aulas ministradas por professores. São festas, associação de estudantes, monitorias, grupos de pesquisa, iniciação científica, curso de línguas e muitas outras opções. Todas essas oportunidades podem fazer seu olho brilhar e ter muita vontade de se inscrever, mas tente lembrar do seu limite.
Se você já tem de conciliar trabalho e universidade, acrescentar mais atividades pode ser prejudicial para todo o conjunto e acabar lhe estressando mais do que contribuindo. Caso considere alguma atividade imprescindível, busque opções que podem ser feitas remotamente, assim você pode encaixar da forma que achar melhor no seu cronograma.
Você viu como não é tão difícil assim? Nada como focar nos sonhos e fazer acontecer!
O post Dá para conciliar trabalho e faculdade? Dá, sim! Veja como! apareceu primeiro em Mercado em Foco.
Dá para conciliar trabalho e faculdade? Dá, sim! Veja como! publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br
No comments:
Post a Comment