Saturday, September 14, 2019

Bacharelado, tecnólogo ou licenciatura: qual escolher?

Definir qual curso você quer fazer já é uma tarefa complicada. Mas a escolha se torna ainda mais difícil quando você percebe que tanto nas instituições públicas quanto nas privadas há três possibilidades de ensino superior: bacharelado, tecnólogo ou licenciatura.

Apesar dos três diplomas serem reconhecidos pelo Ministério da Educação como um curso superior (e podem ser usados como comprovação para inscrição em uma pós-graduação ou concurso público), cada um deles tem um enfoque diferente ao longo do tempo de estudo.

E escolher a opção que se encaixa melhor nas suas pretensões e vontades é o melhor caminho para não passar por arrependimentos mais tarde.

Bacharelado, tecnólogo ou licenciatura: qual a diferença?

Por isso separamos as principais diferenças entre um curso de bacharelado, tecnólogo ou licenciatura para você tomar uma decisão mais bem informado. Confira!

Bacharelado

Os cursos de bacharelado são os mais tradicionais, nos quais o aluno recebe um panorama mais amplo para a área que decidiu seguir. Normalmente esses cursos trazem um conhecimento mais generalista da profissão e podem ser aprofundados com uma especialização ou até mesmo atuando no mercado de trabalho.

É bom lembrar, no entanto, que para exercer algumas profissões é uma exigência possuir o título de bacharel. É o caso das áreas de Direito, Medicina, Medicina Veterinária, Engenharias e Farmácia.

A grade de disciplinas é composta em uma mistura de conteúdos teóricos e práticos e o curso tem duração média entre três e seis anos.

Tecnólogo

O tecnólogo é uma formação mais específica na área de uma profissão. Por exemplo: ao invés de cursar Administração e ter uma formação mais generalista e que engloba diversos aspectos da profissão, o aluno pode optar por um curso tecnólogo – mais focado, como Gestão de Recursos Humanos ou Gestão Financeira.

Esses cursos têm uma abordagem mais direcionada para o mercado de trabalho e isso reflete na grade curricular, que oferece  disciplinas mais práticas.

Esse enfoque prático faz ele ser costumeiramente confundido com um curso técnico, mas não é o caso. O curso técnico é mais voltado para profissionais operacionais, enquanto o tecnólogo tem uma quantidade de conteúdo mais vasta a ser estudada e prepara os alunos também para um cargo de gerência. Além disso, o peso do diploma deles é diferente: um é considerado um profissional de nível médio e o outro de nível superior.

A duração do ensino do tecnólogo é reduzida: a média é de dois anos.

Licenciatura

Os cursos de licenciatura se assemelham aos bacharelados. A grande diferença é que além das matérias tradicionais é acrescido ao longo do curso disciplinas de cunho pedagógico como didática e psicologia da aprendizagem.

O diploma de licenciatura é essencial para quem quer seguir a carreira de educador. Ele é uma exigência para lecionar no chamado ensino básico (fundamental e médio).

A duração de um curso de licenciatura é entre quatro e cinco anos.

Como escolher entre bacharelado, tecnólogo ou licenciatura?

Alguns cursos nem oferecem esse tipo de escolha e a decisão fica mais fácil. É o caso dos cursos como Direito, Medicina ou Cinema etc. Normalmente eles são cursos de bacharelado e são indicados para quem sabe a área na qual gostaria de atuar mas ainda não tem um enfoque muito bem definido. Por exemplo: você sabe que quer estudar Jornalismo, mas ainda não está certo se gosta mais de assessoria de imprensa, televisão ou rádio.

Caso essa decisão seja mais precisa, um tecnólogo pode ser uma opção melhor. Por exemplo: você gostaria de trabalhar com a área de gestão ambiental de resíduos. Um curso tecnólogo de Gestão Ambiental pode ser mais adequado do que um de Engenharia Sanitária e Ambiental, no qual serão abordados toda uma gama de conteúdos que não são do seu interesse.

Já os cursos de licenciatura são focados em quem deseja seguir na carreira acadêmica. Ao optar pelo curso de física, você tem duas opções: bacharelado ou licenciatura. No bacharelado você terá um conhecimento mais voltado para pesquisas e aplicações mais práticas deste conteúdo. Na licenciatura, por outro lado, você irá focar em lecionar a área de física a alunos dos ensinos fundamental e médio.

 

O post Bacharelado, tecnólogo ou licenciatura: qual escolher? apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Bacharelado, tecnólogo ou licenciatura: qual escolher? publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

No comments:

Post a Comment