Após a definição sobre qual curso mais se encaixa no seu perfil, chega a hora de buscar a universidade certa para acomodar seus estudos e alguns dos anos mais incríveis da sua juventude. Neste momento se inicia uma segunda etapa de pesquisas e possibilidades: a de escolher a melhor universidade.
Um dos grandes erros neste momento, segundo especialistas, é acreditar que todas as universidades têm os mesmos currículos e as mesmas infraestruturas. Apesar de possuir algumas regulamentações e exigências, instituídas pelo Ministério da Educação, cada curso possui certa autonomia em relação às grades curriculares e especialmente às atividades extras e infraestrutura.
Mas como escolher dentro de uma gama de mais de 2,7 mil universidades, centros universitários e faculdades públicas, comunitárias e privadas espalhadas pelo Brasil?
O que levar em conta antes de escolher a melhor universidade para você:
Credenciamento no MEC
Verifique se as instituições de ensino que você está almejando são credenciadas no Ministério da Educação. Isso pode influenciar a validade do seu diploma no futuro e possíveis financiamentos para bolsas de estudo em programas do governo federal.
Qualidade de ensino
Avaliar a qualidade de ensino pode ser meio subjetivo, não é mesmo? Para tentar auxiliar estudantes, vários conceitos e indicadores foram criados para julgar o quão bom é um curso dentro de uma instituição de ensino. O MEC, por meio do ENADE e o Guia do Estudante da Abril, são algumas das listas mais conceituadas pelo país.
Pesquise qual o conceito do curso que você pretende fazer e lembre-se: os conceitos normalmente são fornecidos por cursos e não necessariamente por centros de ensino.
Analise as grades curriculares
As grades curriculares dos cursos podem ser diferentes de instituição para instituição. Isso pode depender do corpo docente, do ano em que foi montado o currículo do curso, a infraestrutura, a inclinação da própria faculdade e entre outros aspectos. Por isso é importante analisar as diferentes grades curriculares do curso que você pretende ingressar e ver qual o que mais se encaixa nas suas expectativas.
Infraestrutura da instituição
Para alguns cursos, a infraestrutura é de extrema importância. Por exemplo, um curso de Medicina deve ter hospitais para o internato, ou convênios com instituições de saúde próximas. Já os cursos de Engenharia, Jornalismo e Cinema precisam de laboratórios equipados.
Confira também a própria estrutura das salas e dos centros, como lanchonete, transporte, biblioteca, segurança etc. Uma boa dica é, se possível, visitar a instituição e conversar com alunos que já estudam nela.
Convênios e intercâmbios
É interessante pesquisar também os diferenciais que as universidades oferecem como intercâmbios, possibilidades de formação continuada, empresas júnior, iniciação científica, campeonatos, palestras e convênios com empresas para estágios. Essas bagagens são de extrema importância tanto para a experiência universitária e mais tarde, para o currículo e a inserção no mercado de trabalho.
Localização e possibilidades de transporte
Considerar a localização da sua universidade dos sonhos também é importante. Não apenas quando ela fica em outra cidade, mas também quando ela está na cidade onde você mora. Algumas possuem diversos campi espalhados e chegar a um ou outro pode ser trabalhoso, demorado ou até mesmo perigoso. Outras têm uma infraestrutura próxima incrível repleta de restaurantes, bares e empresas.
Avalie também quais são as possibilidades de transporte até a universidade e na volta. Ônibus fretados, grupos de carona e acesso fácil do transporte público são algumas das características que devem ser conferidas.
Custo e financiamentos
Mesmo que você tenha optado por uma universidade pública é importante verificar os custos envolvidos durante a graduação. Pois, ao longo do curso você terá que fazer cópias de materiais educativos, comprar outros materiais e equipamentos e, em algumas situações, arcar com os custos de alimentação e moradia.
Verifique se a instituição que você deseja é adepta de alguns programas de financiamento do governo federal caso você necessite. Por exemplo, o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Uniedu (do governo de Santa Catarina) e até algum módulo de financiamento próprio da instituição.
É interessante avaliar também quais as possibilidades de rendimentos dentro da instituição como bolsa esporte, monitorias, bolsas estágios e outros auxílios.
O post Como escolher a melhor universidade? apareceu primeiro em Mercado em Foco.
Como escolher a melhor universidade? publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br
No comments:
Post a Comment