Friday, May 31, 2019

Hermano Moraes comunica a Garibaldi sua saída do MDB


Por Cassiano Arruda

O deputado Hermano Morais comunicou formalmente ao ex-senador Garibaldi Alves Filho, Presidente do partido, e ao deputado Walter Alves, que decidiu deixar os quadros do MDB. E que pretende terminar o processo, ainda no mês de Junho. Hermano disse que sua intenção é disputar a Prefeitura de Natal, e que tem oferta de mais de um partido interessado no seu concurso.

Embora não tenha dado pistas de qual será o seu destino partidário, acredita-se que o PDT é o partido pelo qual Hermano pretende disputar a Prefeitura, contando com o apoio assegurado do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves.

Hermano Moraes comunica a Garibaldi sua saída do MDB publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Policiais e bombeiros militares vão parar atividades no RN

A partir do dia 17 de junho os policiais e bombeiros militares do RN vão parar atividades por tempo indeterminado. A decisão de aquartelamento foi tomada em assembleia agora há pouco, em Natal.

A categoria já havia votado a questão em ouras oito assembleias realizadas em cidades do interior do Estado.

As reivindicações da categoria são: o pagamento dos salários atrasados, atualização salarial, efetivação das promoções referentes a 21 de abril e atualização dos níveis remuneratórios.

*Com informações da Tribuna do Norte

Policiais e bombeiros militares vão parar atividades no RN publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Governo não repassa convênio do transporte escolar e serviço pode ser interrompido


O Blog teve conhecimento que o Governo do Estado não tem repassado o convênio firmado com os Municípios para o transporte escolar.

O Programa Estadual de Transporte Escolar (Petern) foi repactuado em 25 de Fevereiro de 2019, com valor reajustado para R$ 3,30 por aluno. Até aqui os repasses do Governo do RN não chegaram a alguns municípios e o serviço pode ser interrompido.

Governo não repassa convênio do transporte escolar e serviço pode ser interrompido publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Ricardo Motta com Bigode de molho


O ex-deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, está com o seu bigode de molho.A ação penal que Ricardo Motta responde no STF, sobre o esquema de corrupção investigado no IDEMA que está pautado para ser julgado no próximo dia 04 de Junho.

Motta é acusado de desviar recursos públicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (IdemaRN), além de responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

São dias apreensivos para Ricardo Motta.

Ricardo Motta com Bigode de molho publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Sessão Solene na Assembleia abre festejos juninos no RN


O som da sanfona, do triângulo e da zabumba embalou a Sessão Solene na Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira (31), que pela primeira vez, abriu oficialmente os festejos juninos no Rio Grande do Norte. Decoração característica da época, muito quadriculado, figurinos matutos e estilizados e apresentações culturais invadiram o plenário para o evento, proposto pela deputada Eudiane Macedo (PTC).

Sessão Solene na Assembleia abre festejos juninos no RN publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Mulheres de detentos acampam na Governadoria em protesto contra medidas da SEJUC nos presídios do RN

Dezenas de mulheres de apenados, protestaram nesta sexta-feira(31), em frente à Governadoria. O grupo pressiona a governadora Fátima Bezerra, diante das medidas tomadas, recentemente, pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte. A maioria reivindica a entrada de alimentos nos presídios, como também a mudança de presos em determinados pavilhões. Por medida de segurança, alguns portões do Centro Administrativo foram fechados para evitar uma invasão em massa.


*Com informações do Blog do FM.

Mulheres de detentos acampam na Governadoria em protesto contra medidas da SEJUC nos presídios do RN publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

CARTA MARCADA: MP está de olho em licitações suspeitas no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), está fechando o cerco a licitações suspeitas em prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais e federais no Estado.

Pode ter novidades!

CARTA MARCADA: MP está de olho em licitações suspeitas no RN publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Chinês é nomeado em São Gonçalo do Amarante

A nomeação do chinês , Geng Shu Bo, para assessor especial de relações internacionais, pelo prefeito Paulo Emídio Medeiros(PR), viralizou nas redes sociais. No Município de São Gonçalo do Amarante todo mundo quer saber quem é a tal figura e as razões que levaram a sua nomeação para tão importante missão: vender as potencialidades do município no exterior.


Chinês é nomeado em São Gonçalo do Amarante publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Vacinação contra gripe será estendida para toda população a partir de segunda (03)

A partir da próxima segunda-feira (03/06), toda a população terá oportunidade de se vacinar contra a gripe enquanto durarem os estoques da vacina. Ou seja, quem não faz parte do público-prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza também pode procurar a unidade de saúde mais próxima para se vacinar. Essa é a recomendação do Ministério da Saúde já enviada aos estados e municípios. A medida evitará desperdício de doses nas localidades que não alcançarem a meta de imunização no público-alvo, que continua sendo prioritário. Até hoje (31), dia em que se encerra a campanha, quase 80% do público-alvo foi vacinado, o que representa 47,5 milhões de pessoas. Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade.

Durante o período da campanha, foram priorizados 59,4 milhões de gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, indígenas, professores, trabalhadores de saúde, pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de profissionais de segurança e salvamento. Mas, até o início desta sexta-feira (31), 11,9 milhões de pessoas desses grupos ainda não haviam recebido a dose de proteção contra a influenza. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por serem grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença.

Até o momento, seis estados já bateram a meta de 90%: Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%). Outros estados estão bem próximos à meta e já ultrapassaram o percentual de 85%: Alagoas (89,9%), Rio Grande do Norte (88,7%), Minas Gerais (86,6%) e Paraíba (86,1%). Já os estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (63,7%), Acre (73%) e São Paulo (73,1%). Em todo o país, a campanha conta com uma estrutura formada por cerca de 41,8 mil postos de vacinação e a participação de aproximadamente 196,5 mil pessoas.

Entre a população prioritária, os funcionários do sistema prisional registraram a maior cobertura vacinal, com 103,3% de cobertura, seguido pelas puérperas (94,9%), indígenas (90,6%), professores (90,8%) e idosos (88,8%). Os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais das forças de segurança e salvamento (36,8%), população privada de liberdade (59,5%), pessoas com comorbidades (73,5%), crianças (74,2%), gestantes (74,5%) e trabalhadores de saúde (78,4%).

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

*Com informações do Ministério da Saúde

Vacinação contra gripe será estendida para toda população a partir de segunda (03) publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Tribunal de Justiça do RN mantém desconto no salários de servidores após greve

A 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte negou um pedido feito pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (Sinai), para mudar a sentença da primeira instância da Justiça Estadual e manteve a validade dos descontos feitos nos salários dos servidores após uma greve no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

De acordo com o TJ, a decisão manteve o entendimento e seguiu o que foi estabelecido em tribunais superiores, na Repercussão Geral no Recurso Especial nº 693.456, diante da ausência de comprovação de que a greve se deu por conduta ilícita do poder público.

No recurso, o sindicato alegou, dentre outros pontos, que não é legítimo o desconto pela administração nos vencimentos dos trabalhadores, já que os servidores têm direito à greve, conforme preceitua a constituição, sendo ilegal os descontos realizados em razão da paralisação.

A greve em questão aconteceu entre os dias 22 a 30 de junho de 2009. Os servidores da Emater que não compareceram ao trabalho tiveram os dias descontados do trabalho.

Acerca do tema, a Câmara destacou que o Supremo Tribunal Federal definiu (STF), sob a sistemática da repercussão geral, já apresentou a tese de que "a administração pública deve proceder ao desconto dos dias de paralisação decorrentes do exercício do direito de greve pelos servidores públicos, em virtude da suspensão do vínculo funcional que dela decorre, permitida a compensação em caso de acordo. O desconto será, contudo, incabível se ficar demonstrado que a greve foi provocada por conduta ilícita do Poder Público”.

Para os desembargadores, a situação dos autos não se adéqua à exceção apresentada na tese do STF, já que não houve demonstração de que a paralisação foi provocada por conduta ilícita do Poder Público, nem existiu a compensação das horas pelos servidores.

(G1/RN)

Tribunal de Justiça do RN mantém desconto no salários de servidores após greve publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Sistema prisional e de segurança sob alerta; PCC planeja ataques no RN

O Sistema Prisional e de Segurança do Rio Grande do Norte está sob alerta máximo e receberá reforços nos próximos dias. Um alerta interceptado pela inteligência da Polícia Federal apontou para um possível “salve” dentro e fora dos presídios, articulado pela facção criminosa paulista, Primeiro Comando da Capital -PCC com atuação no Estado.



Sistema prisional e de segurança sob alerta; PCC planeja ataques no RN publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

A união de Fátima e Nélter em Jucurutu contra o ex-Liso


Na cidade de Jucurutu, na Região do Seridó, o prefeito 'Valdir da Ambulância', o ex-Liso e seu vice, o gari José Pedro, caminham para enfrentar nas eleições 2020, novamente o deputado Nélter Queiroz que prepara uma união com a governadora Fátima Bezerra. A disputa promete.

A união de Fátima e Nélter em Jucurutu contra o ex-Liso publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Caicó só terá dois candidatos a prefeito

Do deputado estadual Vivaldo Costa (PSD), hoje (31), em seu programa de rádio: 'Caicó terá apenas dois candidatos a prefeito em 2020; Batata e Dr.Tadeu', disse.

Será?
Caicó só terá dois candidatos a prefeito publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Guedes quer liberar dinheiro do FGTS e do PIS/Pasep


Com a economia brasileira estagnada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou nesta quinta-feira, 30, os planos do governo de liberar saques de recursos de contas do PIS/Pasep e do FGTS, tanto ativas quanto inativas. “Vamos liberar os saques do PIS/Pasep e FGTS muito em breve, assim que saírem as reformas. Nas próximas três semanas, vamos anunciar muitas coisas”, afirmou. O governo já vinha estudando liberar os saques de PIS/Pasep e FGTS para aquecer a economia.

O ministro disse que as “torneiras” de recursos não podem ser abertas sem mudanças fundamentais para evitar “voo de galinha”. “Na hora que você faz as reformas e libera isso, é como se fosse uma chupeta de bateria, você dá a chupeta com a certeza que o carro vai andar”, comparou.Segundo Guedes, o desenho para a liberação do PIS/Pasep está pronto, mas o governo decidiu analisar também a autorização de saques do FGTS, o que atrasou o processo. “Cada equipe está examinando isso, não batemos o martelo ainda”, ressalvou.

Guedes quer liberar dinheiro do FGTS e do PIS/Pasep publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Em Nota, Ministério da Saúde informa que só pagará à Funpec após prestação de contas sobre contrato de R$ 50 milhões


Confira a nota na íntegra enviada ao jornalista Dinarte Assunção;

Nota - Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informa que o convênio assinado com a Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN) para execução do “Projeto de Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de Atenção para resposta rápida a Sífilis”, faz parte da Agenda Estratégica Nacional, lançada em 2016, que tem como principal objetivo reduzir os casos da epidemia da doença no Brasil.

Essa articulação está alinhada com as exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) e visa a qualificação da atenção à saúde para prevenção, assistência, tratamento e controle da incidência da doença no Brasil. É importante frisar que a sífilis é um problema grave de saúde pública que vem apresentando tendências de crescimento na maioria dos países de renda média nos últimos anos, como é o caso brasileiro.

O Tribunal de Contas da União, por meio do acórdão 2019/2017, recomendou ao Ministério da Saúde que, com base em resultados de pesquisas elaboradas por acadêmicos e profissionais da saúde, sejam desenvolvidas novas e diversificadas campanhas, além de estratégias de prevenção, abordando diferentes formas de comunicação. A meta é conscientizar a população sobre a gravidade da sífilis, incentivando a prevenção e o tratamento da doença. De acordo com o TCU, com essas medidas, será possível perceber maior efetividade em programas de educação em saúde, quando direcionados à públicos específicos.

Com base nesta recomendação, em 2017, o Ministério da Saúde assinou o convênio com a UFRN. Com isso, a pasta promove a articulação e o aprofundamento do tema nas redes de atenção e no estabelecimento de meios para fortalecer uma resposta rápida ao controle da Sífilis. O projeto visa a construção de um conjunto de ações de forma alinhada no trabalho de cooperação em quatro áreas: vigilância; gestão e governança; cuidado Integral e educomunicação.

O convênio com a UFRN prevê investimento de R$ 200 milhões para o desenvolvimento do projeto cientifico e tecnológico, teses acadêmicas, planos de comunicação, seleção de apoiadores de campo e pesquisas. As ações são coordenadas pelo Ministério da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Para a comunicação, do total do valor do convênio, serão repassados R$ 50 milhões. Os recursos para essa ação ainda não foram repassados para à instituição. O Ministério da Saúde reforça que somente repassará os recursos com base no controle do serviço prestado e execução do projeto, conforme prestação de contas previsto no convênio.

A licitação para a execução do plano de comunicação foi coordenada pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), que responsável pelo esclarecimento sobre o processo de concorrência praticado.

Em Nota, Ministério da Saúde informa que só pagará à Funpec após prestação de contas sobre contrato de R$ 50 milhões publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

VIDA BOA: Conselheiros e servidores do TCE/RN receberão férias vencidas em dinheiro

Crise, onde?
Conselheiros e servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), terão direto a conversão de férias vencidas em pecúnia (dinheiro). A indenização está limitada às férias vencidas referentes aos períodos aquisitivos que correspondam a até cinco anos que antecedem à data do requerimento. Também farão jus o servidor cedido ao TCE e, o do TCE, cedido a outros órgãos. Isso que é vida boa!

VIDA BOA: Conselheiros e servidores do TCE/RN receberão férias vencidas em dinheiro publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Funpec pagou R$ 4 milhões por 10 vídeos com audiência média de 700 pessoas

A Tribuna do Norte desta sexta-feira destaca o Inquérito Civil Público que o MP instaurou para investigar o contrato da Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) com o Grupo Fields 360, empresa de comunicação integrada que gere a campanha publicitária ‘Sífilis Não’, orçada em R$ 50 milhões. O contrato previu a elaboração de vídeos para TV e internet, gerenciamento de redes sociais e impressão de material gráfico.

A websérie, dividida em 10 episódios, custou R$ 4,1 milhões. Cada episódio foi assistido, em média, por 699 pessoas (de acordo com audiência medida no início da noite desta quinta-feira, 30, no site e no canal oficial da Campanha Sífilis Não na internet).

O contrato tem vigência de 12 meses com possibilidade de prorrogação do prazo e revisão de preços em até 25% do valor inicial atualizado. A empresa foi a única a apresentar propostas técnica e de preços de acordo documentos disponibilizados pela Funpec no seu próprio site (funpec.br) relativos aos Edital de Seleção Pública Presencial nº 001/2018-Funpec, lançado no dia 4 de junho do ano passado. O valor estimado do contrato em referência, R$ 50 milhões, é quase cinco vezes os orçamentos deste ano para a Comunicação/Publicidade oficiais previstos pela Prefeitura do Natal e Governo do Estado.

A abertura do processo investigatório pelo MPF/RN ocorreu em 20 de agosto do ano passado, após o recebimento de uma denúncia anônima pelo setor extrajudicial do órgão, e é analisada pelo procurador da República Kleber Martins de Araújo. Até a noite desta quinta-feira, 30 de maio, não havia nenhuma movimentação processual além do registro de abertura e distribuição ao gabinete do procurador. A expectativa é que nesta sexta-feira, 31 de maio, o procurador disponibilize o conteúdo que estava sob análise. Na consulta ao processo, consta que ele está no ‘Grupo Temático de Combate à Corrupção’, que investiga ‘crimes de responsabilidade e improbidade administrativa’.

Para acessar a reportagem completa click aqui: http://bit.ly/2WDbH4Y

Abaixo segue um dos videos produzidos



Funpec pagou R$ 4 milhões por 10 vídeos com audiência média de 700 pessoas publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Caiu na Rede!



Caiu na Rede! publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Thursday, May 30, 2019

Vídeo mostra momento em que apoiadores de Bolsonaro provocam manifestantes durante ato em Natal


Um vídeo enviado ao blog, mostra o momento em que apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, que estavam em frente à sede do PSL na Av.  Salgado Filho, provocaram estudantes que protestavam contra os cortes na Educação nesta quinta-feira(30), durante ato em Natal. 

De início, veículos de comunicação nformam  que a confusão teria sido iniciada pelos manifestantes.

Veja o vídeo;





Vídeo mostra momento em que apoiadores de Bolsonaro provocam manifestantes durante ato em Natal publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Deputados repercutem investigação do MPF em contrato da Funpec

Os deputados Coronel Azevedo (PSL), Gustavo Carvalho (PSDB) e Sandro Pimentel (PSOL) falaram na sessão plenária desta quinta-feira (30) na Assembleia Legislativa sobre o fato do Ministério Público Federal (MPF) estar investigando a contratação pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec) da empresa Fields Comunicação Ltda.

Segundo dados apresentados por Coronel Azevedo, o contrato de R$ 50 milhões, pago com recursos da UFRN, foi firmado em 10 de setembro de 2018 para “campanhas para o fortalecimento das ações de comunicação em saúde para dar visibilidade à vigilância em saúde nas três instâncias de Governo”, disse.

Azevedo pediu transparência no órgão e criticou o fato das pessoas terem protestado o contingenciamento do Governo Federal nas universidades públicas e não foram às ruas manifestar contra possíveis irregularidades na Funpec. “Não vejo o mesmo tom de cobrança. Confiamos no trabalho do Ministério Público Federal para abrir a caixa preta chamada Funpec”.

O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) parabenizou o discurso de Coronel Azevedo e exigiu esclarecimentos da fundação sobre o contrato, que segundo ele é “absurdo”.

Sandro Pimentel (PSOL) disse que seu mandato é a favor da transparência em todos os níveis e órgãos públicos. Porém, o parlamentar, que é ex-estudante e servidor da UFRN, disse que a investigação na Funpec “tem o objetivo de ofender a Universidade”. Ele citou a escolha da UFRN, por órgãos de controle, a melhor gestão entre as universidades do Norte-Nordeste.

O deputado do PSOL ainda sugeriu que sejam abertas “todas as caixas-pretas, inclusive Governo do Estado e Governo Federal” e chamou de incoerente quem pede transparência na Funpec e não divulga dados da Previdência, por exemplo.

Francisco do PT, em seu pronunciamento, também falou sobre o assunto. “Se alguém fez mau uso do recurso público, que pague por isso. Sou a favor da transparência”, salientou o deputado. Ele destacou ainda que o debate não pode tirar do foco às críticas sobre a atual gestão, que na educação “já teve dois ministros e não conseguiu acertar”, disse.


Deputados repercutem investigação do MPF em contrato da Funpec publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Natal tem redução de 41% nos casos de dengue nos 5 primeiros meses de 2019


Natal registrou uma queda de 41,5% nos casos de dengue nos primeiros cinco meses de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram colhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses e divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quinta-feira (30).

Ao todo, foram registrados 3.877 casos nas 21 primeiras semanas deste ano. Em 2018, neste mesmo período, o número de casos foi de 6.624. Os casos de zika também diminuíram. Com 145 registros no ano passado, o número neste ano caiu para 77 – uma redução de 46,9%. Ao todo, a redução de casos de arboviroses foi de 30,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

As equipes de Natal trabalham com duas metodologias para combater os casos de arboviroses. Uma delas é a “Vigia Dengue”, que utiliza de armadilhas para colher os mosquitos e assim monitorar as áreas de maior risco na cidade.

Outra metodologia usada é a das Estações Disseminadoras de Larvicidas, técnica desenvolvida pela Fiocruz do Amazonas, que utiliza baldes que atraem os mosquitos e faz com que eles levem os larvicidas para outros criadouros.

Caso haja aumento de casos em determinado bairro, como o que ocorreu em uma região do Tirol, o Centro de Controle de Zoonoses promove ações específicas, como a intensificação da visita dos agentes de endemias nas residências, mobilização da população e operações com UBV portátil e carro fumacê.

Apesar da redução no número de casos, a Secretaria Municipal de Saúde pontua que a população deve continuar os cuidados para que os mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, não se prolifere, principalmente com a continuidade do período chuvoso na capital potiguar.

(G1/RN)
Natal tem redução de 41% nos casos de dengue nos 5 primeiros meses de 2019 publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Investigações sobre propinas de R$ 1,1 milhão para José Agripino podem ir para a Justiça Federal


As investigações envolvendo um suposto pagamento de propina que ultrapassa R$ 1,1 milhão para o ex-senador José Agripino Maia devem ficar a cargo da Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN). Pelo menos, esse é o entendimento e recomendação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

Dodge defendeu que as investigações sigam com a Justiça Federal durante a sustentação contra a decisão do Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu que o caso fosse encaminhado para a Justiça Estadual, mais especificamente para a 5ª Vara Criminal da Comarca de Natal (RN).

Agripino responde a processos pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e uso de documentos falsos. Ele foi denunciado por ser beneficário de mais de R$ 1,1 milhão na implantação do serviço de inspeção veicular obrigatório com a Inspar, apontado na Operação Sinal Fechado.

A denúncia

Segundo o MPF, em 2010, Agripino, juntamente com o então ex-deputado Carlos Augusto Rosado e a esposa e então senadora, Rosalba Ciarlini (à época candidata ao governo) teriam recebido R$ 1,15 milhão de George Olímpio para assegurar a manutenção do contrato de inspeção veicular celebrado entre o Consórcio Inspar e o Estado. A maior parte do dinheiro se destinou a pagar despesas da campanha de reeleição do senador Agripino e de Rosalba a governadora, e nunca foi declarado na prestação de contas de ambos.

De acordo com a denúncia, uma parcela menor foi depositada “de forma fracionada, sem identificação de origem” nas contas de José Agripino (R$ 105.500), Carlos Augusto (R$ 86.365) e Rosalba (R$ 69.950).

Investigações sobre propinas de R$ 1,1 milhão para José Agripino podem ir para a Justiça Federal publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Para evitar suicídios, projeto determina instalação de proteção em pontes e viadutos em Natal


Com a intenção de evitar tentativas de suicídio, a Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (29), a Lei Ponte para a Vida (PL n° 235/2017) que recomenda a instalação de equipamentos de proteção nas pontes, viadutos e passarelas da capital potiguar. De autoria da vereadora Carla Dickson (PROS), o projeto chega para estabelecer a prevenção como estratégia na diminuição dos casos de suicídio. Como foi votado em segunda discussão, a proposição segue agora para sanção do Executivo.

O texto determina a instalação de equipamentos de proteção contínuos nas laterais dos equipamentos viários, que deverão constar como itens de segurança obrigatórios nas licitações. O descumprimento da medida implicará, no caso de pontes, passarelas e viadutos administrados por concessionárias, em sanção diária no valor de 2% sobre a arrecadação mensal da operadora responsável. A multa arrecadada deverá ser revertida para a Secretaria Municipal de Saúde a fim de ser investida em campanhas preventivas ao suicídio.

Para evitar suicídios, projeto determina instalação de proteção em pontes e viadutos em Natal publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Manifestantes realizam novo protesto contra contingenciamento de verba da Educação


Manifestantes realizaram um novo protesto nesta quinta-feira (30) contra o governo Jair Bolsonaro e o contingenciamento de verbas da Educação. Durante o protesto, que teve início em frente ao shopping Midway Mall e ao Campus Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), estudantes, professores e trabalhadores que participaram do ato ecoaram cânticos contra o presidente e os seus auxiliares de governo.

O protesto foi realizado hoje em quase todo o país. Em Natal, o ato teve início por volta das 15h. Durante a passeata, apenas uma confusão foi registrada – no momento em que os manifestantes passaram em frente a sede do Partido Socialista Liberal (PSL), quando houve um tumulto com militantes do PSL que estavam em frente ao imóvel. Diante da confusão, a PM interviu para evitar confronto, foi atingida por pedras arremessadas por manifestantes, mas controlou a situação.

Segundo informações da Polícia Militar, manifestantes também realizaram pichações no asfalto da Salgado Filho e chegaram a invadir a faixa da pista sentido zona sul / centro – que chegou a ser ocupada no início do protesto, mas logo foi liberada para o tráfego devido a ação da PM.

O ato político contra o governo Jair Bolsonaro seguiu até a Árvore de Mirassol, localizada no bairro de Capim Macio, na zona sul de Natal. Um novo protesto está marcado para o dia 14 de junho.

Manifestantes realizam novo protesto contra contingenciamento de verba da Educação publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Manifestantes entram em confronto com PMs durante protesto em Natal


Manifestantes que participaram do ato contra o governo Jair Bolsonaro e o contingenciamento de recursos da Educação entraram em confronto com policias militares na tarde desta quinta-feira (30), em Natal. Segundo a PM, a confusão aconteceu no momento em que a tropa fazia a proteção da sede do Partido Socialismo Liberal (PSL), legenda do presidente.
O protesto foi realizado hoje em quase todo o país. Em Natal, o ato teve início por volta das 15h. Durante a passeata, manifestantes se envolveram em uma confusão com militantes do PSL, que estavam em frente à sede do partido.

Para dispersar o tumulto, a PM interviu com spray de pimenta e foi agredida por manifestantes, que arremessaram pedras e objetos contra a tropa. Com o confronto, o tenente-coronel Eduardo Franco, assessor de comunicação da Polícia Militar, ficou ferido após ser atingido por uma garrafada e sofreu queimaduras no braço.

Manifestantes entram em confronto com PMs durante protesto em Natal publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

TCU apontou irregularidades em contrato da Fields com o Ministério da Saúde, e Funpec repetiu falhas em sua licitação


No contrato celebrado entre a Fields, outras três agências, e o Ministério da Saúde, em 2016, no valor de R$ 205 milhões, o Tribunal de Contas da União detectou irregularidades nos pagamentos às agências.

O TCU indicou que o Ministério da Saúde deveria cessar os pagamentos sobre ressarcimento das agências com custos internos e dos honorários sobre serviços de terceiros, ou seja, quando a agência terceiriza algum serviço.

Também determinou que novos pagamentos nesse sentido só poderiam ser feitos se fosse comprovada a necessidade.

O TCU também identificou que a licitação no tipo “melhor técnica” desestimula a concorrência pública por melhor preço e encaminhou proposta para mudança dessa escolha, orientando que preço também deve ser considerado na licitação.

As determinações foram dadas em setembro de 2017. Quase um ano depois, a Funpec lançou edital para campanhas do Ministério da Saúde em que repete as irregularidades apontadas pelo TCU.

A vencedora do contrato da Funpec também foi a Fields.

A própria licitação seguiu o modelo de melhor técnica e não considerou preço. O contrato inclui percentuais estabelecidos de honorários e ressarcimento de custos internos.

A Funpec, no entanto, emitiu nota em que defende a legalidade do contrato.

O Ministério da Saúde e a Fields foram procurados pelo Blog do Dina e não retornaram até a publicação desta matéria.

(Blog do Dina)

TCU apontou irregularidades em contrato da Fields com o Ministério da Saúde, e Funpec repetiu falhas em sua licitação publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

FUNPEC envia Nota daoe Esclarecimento ao blog

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura vem a público esclarecer informações apresentadas pela mídia nos últimos dias.

A priori, cumpre-nos esclarecer que a Fundação tem a missão estatutária de estimular, apoiar e gerenciar atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, promovendo a integração entre a UFRN e a Comunidade. Esta Fundação é constantemente fiscalizada pelos órgãos de controle externos na gestão dos recursos dos projetos, bem como as contratações efetivadas pela Fundação são publicadas na imprensa local e no Diário Oficial da União. Além disso, a instituição disponibiliza em seu site, no Portal da Transparência, todas as informações pertinentes aos projetos apoiados.

Foi divulgado que a FUNPEC contratou uma campanha publicitária no valor de 50 milhões de reais, sem envolver nenhuma agência de comunicação do estado e que os recursos não circularam no Rio Grande do Norte. Isso não é verdade. Concernente ao contrato de publicidade firmado com a empresa Fields360 para a campanha denominada “Sífilis Não”, temos a esclarecer que a contratação para a veiculação da referida campanha publicitária foi executada no âmbito do Projeto “Resposta Rápida à Sífilis”, financiado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesta relação, a FUNPEC figura como gestora financeira e administrativa do Projeto enquanto Fundação de apoio.

A contratação da agência de publicidade foi realizada por meio de processo licitatório, que atendeu a todos os princípios exigidos nos decretos 6.555/2008, 57.690/1966, 4.563/2002 e 8.241/2014 e nas leis 12.232/2010, 8.666/1993 e 4.680/1965, que tratam dos procedimentos de contratação no âmbito da administração pública e no âmbito das fundações de apoio, bem como em atenção aos princípios da impessoalidade, economicidade, moralidade, probidade, publicidade, transparência, eficiência, competitividade, busca permanente de qualidade e durabilidade e vinculação ao instrumento convocatório.

Mesmo que não seja uma exigência do Decreto 8.241/2014, específico para as compras e contratações no âmbito das fundações de apoio, a FUNPEC tomou o cuidado de dar a maior transparência possível ao processo, convocando os eventuais interessados em participar da seleção pública através de publicação em jornal de grande circulação nacional, no caso, a Folha de São Paulo, na edição de quarta-feira, 23 de maio de 2018, página A21, assim como no Diário Oficial da União, seção 3-99 de 24 de maio de 2018, além do site da FUNPEC.

Uma nova convocação foi realizada no Diário Oficial da União (29 de junho de 2018, seção 3) e em um jornal de grande circulação nacional, novamente na Folha de São Paulo (28 de junho de 2018, página 8), ou seja, oportunizou-se, por mais de uma vez, que quaisquer interessados do ramo publicitário participassem do certame. A comissão de licitação foi composta conforme determina o artigo 5º da lei 12.232/2010, inclusive com a formação para compor a subcomissão técnica seguindo todas as suas recomendações. Uma dessas sugere que a composição da subcomissão seja com profissionais voluntários capacitados e com conhecimento na área, indicados por órgãos que aceitaram as suas participações. Os ofícios de solicitação foram enviados para Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), DATAPREV, EMBRATUR, Ministério da Cultura, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde, Ministério das Cidades, Ministério do Esporte, Ministério do Turismo, Departamento de Gestão Estratégica (DGE), IFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura do Natal.
Aceitaram participar a UFRN, o Ministério das Cidades, o Ministério da Saúde, o Ministério do Esporte, o Departamento de Gestão Estratégica (DGE), o IFRN e o Ministério da Justiça. Destes, por sorteio (conforme recomenda a Lei), ficaram os membros do Ministério da Saúde, do Ministério da Justiça e um membro interno, além dos suplentes.

Ao término do prazo para participação no processo licitatório, a agência Fields360 foi a vencedora, em razão de ter atendido a todos os pré-requisitos estabelecidos no edital. Ao longo de um ano de trabalho, foi elaborada uma campanha completa, contratada e veiculada em território nacional e nos principais veículos de comunicação do Brasil, dentre eles a Rede Globo, Rede Record, jornal Folha de São Paulo, Revista Caras, Revista Crescer, Rádio CBN e rádios locais.

Outras peças também foram produzidas e veiculadas, como busdoor, painéis em estações de metrô das principais cidades do país, produção de uma websérie para as redes sociais, além de uma ação específica em grandes festas populares. Além disso, vale ressaltar que essa contratação está sendo analisada pelo Ministério Público Federal, conforme nota divulgada pelo referido Órgão.

Com relação ao processo licitatório para aquisição de papel, temos a informar que no CNAE da empresa contratada consta como atividade principal o comércio varejista de artigos de papelaria (código 47.61-0-03), atividade compatível com o objeto da contratação. Inclusive, esta condição é analisada pela comissão de licitação como pré requisito de habilitação da licitante para participação no certame e adjudicação do objeto. Com relação ao valor, é importante salientar que se trata de uma licitação na modalidade "Registro de Preço", para atender a todos os projetos apoiados pela Fundação durante o período de um ano. Tendo em consideração que hoje a instituição faz a gestão de 192 projetos, este valor é, no mínimo, razoável. Tal procedimento se aplica também aos contratos de locação de veículos, de aquisição de passagens aéreas, bem como de realização de eventos, entre outros.

Mesmo as informações sendo acessíveis a todos por meio do Portal da Transparência, alguns dados foram interpretados de forma equivocada e descontextualizada.

Dessa maneira, esperamos contribuir para reestabelecer a verdade sobre a FUNPEC e estamos à disposição para outros esclarecimentos.

FUNPEC envia Nota daoe Esclarecimento ao blog publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Para quem apostava que Bolsonaro iria perseguir o Governo do PT no RN...


Errou feio... quem apostava que Bolsonaro iria perseguir o Governo do PT no RN.

Só nesta semana o governo Bolsonaro garantiu recursos na ordem de quase R$ 80 Milhões para a construção de moradias populares e conclusão da Barragem de Oiticicas. Além da retomada das obras da Reta da Tabajara com investimento de mais R$ 100 Milhões do Governo Federal.



Para quem apostava que Bolsonaro iria perseguir o Governo do PT no RN... publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

MPF ingressa com ação no RN contra ministro da Educação por danos morais a estudantes e professores

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública (ACP) na Justiça Federal do Rio Grande do Norte buscando a condenação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e da União por danos morais coletivos decorrentes de condutas praticadas desde que o primeiro assumiu a pasta, em abril deste ano.

Dentre as condutas em questão, estão a declaração – em entrevista concedida em 30 de abril – de que “universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”. Para o MPF, a fala demonstra “clara vontade discriminatória por parte do réu, pois as universidades inicialmente retaliadas pelo MEC (UFF, UFBA e UnB) atingiram ótimo desempenho”, com base em rankings de avaliação do ensino superior, como Times Higher Education.

Outra declaração considerada ofensiva e discriminatória, apontam os autores da ação, foi dada por Abraham Weintraub em 20 de maio, durante reunião com reitores e membros da bancada parlamentar do Rio Grande do Norte. Ao ser questionado sobre a falta de recursos para o pagamento do serviço de limpeza na Ufersa, UFRN e IFRN, o ministro propôs que “se chamasse o CA e o DCE” para realização dos serviços.

Os CAs (centros acadêmicos) e DCEs (diretórios centrais dos estudantes) são órgãos de representação dos alunos e a prestação desses serviços pelos seus integrantes seria ilegal. “A proposta parte da premissa inafastável de que, para Sua Excelência, os respectivos alunos são desocupados, não realizando a contento as atividades de ensino, pesquisa e extensão a ponto de ostentarem tempo livre para, ilegalmente, exercerem tarefa que cabe à Administração”, reforça a ação.

Em outro momento, no dia 22 de maio, em uma audiência na Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, o ministro se recusou a pedir desculpas por usar o termo “balbúrdia” ao se referir às universidades federais. “Eu não tenho problema nenhum em pedir desculpas, mas esse não”, disse Abraham Weintraub.

Responsabilização direta – Apesar de ter incluído a União, o MPF sustenta também a responsabilização direta do ministro, pois, uma vez comprovado o dolo, não há necessidade de demandar unicamente o ente público. Uma das funções do Ministério Público Federal, inclusive, é a proteção do patrimônio público, que acabaria prejudicado caso a União fosse a única condenada.

Para o MPF, as condutas do titular do MEC são discriminatórias, não estando protegidas pela liberdade de expressão, pois denigrem a honra e a imagem pública dos professores e alunos. “Qualquer trabalho lícito é dignificante e aquele exercido voluntariamente, ainda mais no contexto da conservação do patrimônio público, merece ser homenageado. Fosse essa a finalidade da fala do Ministro da Educação, evidentemente, não haveria de se cogitar de qualquer dano moral”, esclarece a ação.

Porém, para os procuradores da República, não foi esse o sentido empregado. “O tom jocoso utilizado, com claro interesse de humilhar os estudantes, somente pode ser compreendido quando analisado o contexto global em que a fala foi proferida, no contexto da conturbada relação com as instituições de ensino”.

Risco democrático – A ACP destaca o perigo em torno de “envenenamento” gradual da democracia, quando discursos desse tipo passam a ser proferidos e considerados normais na sociedade, podendo criar um clima de animosidade contra as instituições.

Devido à complexidade em fixar indenizações a título de danos morais coletivos, o MPF sugeriu um valor de R$ 5 milhões, levando em conta a reiteração da conduta, o cargo ocupado por Abraham Weintraub e a quantidade de pessoas atingidas.

Caso os réus sejam condenados ao pagamento da indenização, após o trânsito em julgado da ACP, a quantia deve ser destinada ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. A ação tramitará na Justiça Federal do RN sob o número 0800928-89.2019.4.05.8401, na 10ª Vara Federal, em Mossoró (RN), e é de autoria dos procuradores da República Emanuel Ferreira, Renata Muniz, Raphael Bevilaqua, Jorge Luiz Ribeiro, Felipe Moura, Caroline Maciel e Fernando Rocha.


MPF ingressa com ação no RN contra ministro da Educação por danos morais a estudantes e professores publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Governo Bolsonaro assegura R$ 60 milhões para construir 1,3 mil moradias no RN

A governadora Fátima Bezerra assegurou, junto à Secretaria Nacional da Habitação,do Governo Bolsonaro recursos da ordem de R$ 60 milhões para restabelecer os contratos com o programa Pró-Moradia, que prevê a construção de 1.300 unidades habitacionais no Rio Grande do Norte.

O andamento das obras foi garantido em audiência na tarde desta quarta-feira (29), com o diretor substituto da Secretaria Nacional de Habitação, Vladimir Lima, em Brasília.

Em março, a CEHAB encaminhou um projeto com pedido de reprogramação dos recursos, incluindo a contrapartida do Estado, que seria garantida pelo Fundo de Combate à Pobreza e obteve da secretaria Nacional de Habitação autorização para retomada desses contratos.

Governo Bolsonaro assegura R$ 60 milhões para construir 1,3 mil moradias no RN publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

O silêncio ensurdecedor da FUNPEC


Diante de tantas notícias na imprensa, envolvendo contratos milionários, a Funpec – Fundação Norte-Rio- Grandense de Pesquisa e Cultura, mantém um silêncio é ensudecedor!

O silêncio ensurdecedor da FUNPEC publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

A nova Lava Jato?

Se a Operação Lava Jato, teve início a partir de um posto de gasolina. Já comentam que a 'Lava jato das universidades' pode ter início na Funpec/UFRN. 

Faz sentido!

A nova Lava Jato? publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Falta combinar com o povo!

As articulações nos bastidores para fechar um acordão na política de Caicó, que pode reunir a governadora Fátima Bezerra, os deputados Vivaldo Costa e Nélter Queiróz, além dos ex-prefeitos Roberto Germano, Bibi Costa e Marcos Manhoso só falta combinar com o povo.

Falta combinar com o povo! publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Como é o roubo na FUNPEC

Do Blog de Gustavo Negreiros
Caro leitor, vejam como acontece o roubo na FUNPEC, essas são as propostas para realização de filmes para a milionária campanha publicitária.

Cobram em torno de R$ 500 mil para a produção de um filme de 60 segundos. Sabe quanto custa uma produção assim? O Blog perguntou as principais agências do Estado, com R$ 75 mil é feito um produto de primeiríssima linha. O que a FUNPEC gastou R$ 6,6 milhões, aqui se fazia por menos de R$ 1 milhão.

Essa diferença o MPF tem que procurar o destino. O Blog sugere que observe movimentações em campanhas políticas de um determinado partido.



Como é o roubo na FUNPEC publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Governo Bolsonaro garante mais R$ 19 Milhões para conclusão da Barragem de Oiticicas

Com mais de 90% de recursos federaials, o Governo do RN conseguiu a garantia da liberação de R$ 19 milhões para a conclusão da barragem de Oiticica, em Jucurutu. A ação é vital para a manutenção do cronograma da obra - a principal no campo da segurança hídrica no Rio Grande do Norte. A confirmação veio do general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, na reunião realizada nesta quarta-feira (29), em Brasília.

A barragem será o terceiro maior reservatório hídrico do estado, com capacidade para armazenar 560 milhões de m³ de água. A obra alcançou 74% do trabalho realizado, com previsão de custo chegando a R$ 550 milhões. Quando concluída o reservatório beneficiará diretamente mais 40 municípios potiguares, melhorando a vida de cerca de 800 mil pessoas com a oferta de água para o Seridó e Vale do Açu, além das regiões Central e Oeste. Oiticica é um dos polos do Projeto Seridó, que visa dar segurança hídrica à região interligando os sistemas adutores.

Governo Bolsonaro garante mais R$ 19 Milhões para conclusão da Barragem de Oiticicas publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Wednesday, May 29, 2019

Caiu na Rede!




Caiu na Rede! publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Bolsonaristas manifestam nas redes sociais indignação com o Papa Francisco por causa da carta que ele escreveu a Lula

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL),  manifestaram nas redes sociais indignação com o Papa Francisco por causa da carta que ele escreveu a Lula.

No Twitter, 'bolsonaristas' ficaram indignados com a postura do pontífice, e classificaram  o Papa de comunista dentre outras críticas. Entre eles, o filósofo Olavo de Carvalho afirmou  que "É apenas a opinião de um Argentino'. O empresário Luciano Hang das Lojas Havan, disse que "É por isso que a Igreja católica está cada vez mais perdendo fiéis". 

Veja alguns posts;




Bolsonaristas manifestam nas redes sociais indignação com o Papa Francisco por causa da carta que ele escreveu a Lula publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Hamilton Mourão confirma agenda no Recife na próxima quarta(5)

O vice-presidente da República, General Hamilton Mourão (PRTB), acompanhado do correligionário e líder da oposição na Alepe, deputado Marco Aurélio, estará cumprindo agenda na capital pernambucana na próxima quarta-feira (5).

No Recife, Mourão participará da solenidade em que receberá o título de Cidadão Recifense, proposto pelo na época vereador do Recife, deputado Marco Aurélio. A homenagem acontecerá às 16h30, na Câmara Municipal do Recife.

Antes, Mourão também participará de um almoço com empresários associados ao grupo de Líderes Empresariais de Pernambuco (LIDE), no Mar Hotel, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Hamilton Mourão confirma agenda no Recife na próxima quarta(5) publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

FUNPEC é uma caixa-preta a ser aberta


Desde que se descobriu que a FUNPEC,  uma fundação privada, sustentada com recursos da UFRN, iria bancar a posse do novo reitor da Universidade no luxuoso Teatro Riachuelo, a fundação passou a ser uma caixa-preta até então a ser aberta. Com orçamento de 2017 de R$ 497 milhões, contratos milionários de publicidade que ultrapassam R$ 50 milhões, a Fundação é daqueles casos que pode se tornar um lamaçal.



FUNPEC é uma caixa-preta a ser aberta publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

'Acordão' pode unir Fátima, Vivaldo e Nélter no mesmo palanque em Caicó


Cheirinho de 'acordão' no ar na política de Caicó.

Aliados a nível estadual e local da governadora Fátima Bezerra(PT), os deputados Vivaldo Costa (PSD) e Nélter Queiroz(MDB), poderão dividir o mesmo palanque na disputa pela prefeitura de Caicó.  Os parlamentares devem indicar um nome para prefeito, cabendo ao PT a indicação do vice. A informação foi repassada nesta terça-feira(28), pelo ex-deputado Fernando Mineiro em entrevista à Rádio 106fm de Caicó, no qual afirmou que "as discussões sobre o pleito do próximo ano no município passa pela união de aliados da governadora em Caicó."

Palanque robusto

Além do PT da governadora Fátima Bezerra, Vivaldo e Nélter, o palanque ainda pode atrair o deputado federal João Maia(PR);  os ex-prefeitos Roberto Germano e Bibi Costa; o atual vice-prefeito Marcos do Manhoso e o PCdoB do ex-candidato a prefeito João Braz.


'Acordão' pode unir Fátima, Vivaldo e Nélter no mesmo palanque em Caicó publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Enquanto RN patina, Ceará consegue mais cinco novos voos para Fortaleza

Enquanto o RN mendiga o aumento na oferta de voos diários para Natal, amargando um dos valores mais altos nos preços das passagens aéreas, a Latam Airlines Brasil anunciou na última segunda-feira (27)  cinco novos voos para Fortaleza.
O Governo do Ceará deu em troca a redução no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aviação, e convenceu a companhia. Coisa que nosso estado não conseguiu.

Enquanto RN patina, Ceará consegue mais cinco novos voos para Fortaleza publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

OAB/Caicó realiza curso de iniciação à advocacia nesta quarta

A Subseção da OAB/RN em Caicó, por intermédio da sua Comissão de Apoio à Advocacia Iniciante, realiza mais um Curso de Iniciação à Advocacia. Nesta quarta-feira (29), a partir das 18:30, os advogados da subseção poderão prestigiar e debater sobre gestão de escritório, recursos tecnológicos indispensáveis à advocacia, sistemas de auxílio processual, e a cobrança de honorários na prática, com a contribuição da advogada Rafaela Câmara proprietária do perfil “Licença para Advogar”, Thales Fagner, CSO da “ProcessoÁgil”, estrategista na área de gestão para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, e do advogado Petrúcio Dantas Presidente da CAAI/Caicó.

As inscrições deverão ser feitas na Sede da OAB/RN Subseção de Caicó, com o pagamento da taxa de inscrição de R$20,00 para profissionais, e R$10,00 para estudantes. O Curso terá certificação de 04 horas/aulas.



OAB/Caicó realiza curso de iniciação à advocacia nesta quarta publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Polícia segue trabalhando para desvendar crimes e explosões de carros fortes

O comandante do 6º BPM, tenente-coronel Walmary Costa em entrevista a imprensa declarou que a polícia da Paraíba veio dar apoio nesta terça-feira (29) a uma operação na tentativa de tentar localizar algum vestígio da quadrilha que explodiu ontem um carro forte no trecho entre Ouro Branco e Jardim do Seridó.

Nas buscas de ontem foi encontrada uma mala com explosivos de grande porte, onde Costa chamou o 1º BEC para ver um local apropriado para colocar o artefato. Coronel Costa não descartou a possibilidade de pessoas da região estarem envolvidas na ação, pelo fato de saberem com detalhes várias rotas de fuga. As investigações irão continuar na tentativa de elucidar o caso.

Polícia segue trabalhando para desvendar crimes e explosões de carros fortes publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Cofres municipais recebem último repasse do FPM de maio na quinta-feira(30)

Pouco mais de R$ 2,2 bilhões – do último Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de maio –será partilhado entre os cofres municipais nesta quinta-feira, 30. Com dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que o valor destinado aos 5.568 governos locais sobe para R$ 2,7 bilhões, quando se considera o porcentual destinado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Esse decêndio representa em torno de 30% do valor total repassado no mês. Se comparado com o mesmo decêndio do ano anterior, o montante será 17,08% maior, sem considerar os efeitos da inflação. Ao considerar os três repasses feitos no mês, e relacionar com 2018, o Fundo registrará crescimento de 10,30%. De acordo com o levantamento da Confederação, a primeira e a segunda transferência de maio foram de R$ 6,5 bilhões e R$ 775 milhões, respectivamente.

Quando se considera a inflação do período, o crescimento do último repasse de maio reduz de 17,08% para 12,02%. Em relação ao acumulado do ano, nessa época, em 2018, o FPM somava R$ 42,3 bilhões. Com esse último repasse, o Fundo dos Municípios somará R$ 46,5 bilhões, de janeiro até agora. Aplicada a inflação nesses valores, o crescimento montante reduz de 9,99% para 5,47%, em relação aos cinco primeiros meses do ano de 2018.



Do valor total, R$ 555 milhões serão repassados aos 2.460 Municípios com coeficientes 0,6, que representa 44,18% deles. Por conta dos critérios de patilha, a título de exemplo, um Município 0,6 do Rio Grande do Norte deve receber de R$ 248 mil, enquanto um Município de Roraima pode receber R$ 96 mil, em valores brutos e sem os descontos. Os 166 Municípios de coeficientes ficarão com o valor de R$ 359,244 milhões, o que representa 12,87% do montante total a ser transferido.

A CNM explica que, assim como as demais transferências, o FPM não apresenta distribuição uniforme ao longo do ano. E, geralmente, ocorre dois ciclos: repasses mais elevados no primeiro semestre e redução significativa a partir de julho, com destaque para setembro e outubro. 

Além de mostrar o porcentual de 20% destinado ao Fundeb e os montantes que serão transferidos aos cofres municipais deflacionados, o levantamento da CNM também apresenta o valor bruto do FPM e os descontos de 15% da saúde e o 1% do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep). Confira o levantamento na íntegra.


Cofres municipais recebem último repasse do FPM de maio na quinta-feira(30) publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Militares estaduais decidem mobilização em Assembleia Geral nesta sexta-feira (31)


Os policiais e bombeiros militares de Natal, praças e oficiais, se reunirão em Assembleia Geral Unificada nesta sexta-feira (31), às 15h, no Clube Tiradentes. Como pauta prioritária está a atualização salarial e os mecanismos para reivindicação do pleito. Segundo o subtenente Eliabe Marques, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN), o déficit salarial atualmente chega a 60,49%.

Em Assembleias realizadas durante toda a semana passada pelo interior do estado, foi aprovada uma interrupção de atividades prevista para o dia 17 de junho, restando ainda a aprovação final da categoria da capital potiguar para a efetivação. Os dirigentes de associações de praças e oficiais se reuniram com militares estaduais das regiões de Nova Cruz, Currais Novos, Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró.

“Há cinco anos não recebemos sequer a reposição inflacionária e com isso perdemos o poder de compra ao longo desse tempo. Fora os atrasos de salários que são pagos sem correção monetária, ao contrário do que manda a lei”, justifica. Eliabe acrescenta que pesa também, no pedido de atualização, o fato de a categoria ter o pior salário inicial da Federação na carreira policial, e uma diferença extrema entre as demais forças de segurança.

Também são pautas de reivindicação: pagamento das folhas em atraso; pagamento das promoções já efetivadas (abril, agosto e dezembro de 2018); efetivação das promoções referente a 21 de abril; e atualização dos níveis remuneratórios.

Falta de condições estruturais

Apesar das constantes cobranças das associações, desde as demandas financeiras dos policiais até a estrutura adequada para o trabalho, de acordo com o subtenente Eliabe Marques, as providências não têm sido tomadas pelo Governo. “Os colegas têm se superado para oferecer a melhor segurança possível, mas é necessário que o Governo dê a sua contrapartida”, reforça o subtenente.

Ele expõe que a polícia do RN é uma das poucas do Brasil que não têm prédios adequados para o trabalho. As edificações são ocupadas ou cedidas, com exceção do Quartel da PM em Natal e o 2º Batalhão em Mossoró. “As outras estruturas não são adequadas para acomodar as forças militares e bombeiros militares, é realmente uma coisa deprimente e vexatória”, critica.

“Itens básicos, como água potável, os colegas têm que fazer cota para comprar. Colchões são um artigo de luxo, não tenho conhecimento de licitações para comprar colchões. As estruturas policiais estão em condições realmente precárias – instalações elétricas e hidráulicas estão comprometidas em todas as regiões do Estado”, acrescenta.

Baixo efetivo

No tocante ao efetivo, são 14 anos sem ter concurso. O efetivo, que deveria ser de 13.466, é de menos de 8 mil policiais. O déficit se aproxima dos 50%, o que tem consequências graves: compromete o serviço prestado à população, sobrecarregando os policiais da ativa. “O concurso de 2018, que poderia ajudar a amenizar a situação não teve transparência, os concursados não têm certeza do andamento do concurso, ainda não saiu o resultado das primeiras fases e não se sabe quando será a próxima fase, o teste de aptidão física, o TAF. Isso só agrava ainda mais toda a situação”, conclui.

Militares estaduais decidem mobilização em Assembleia Geral nesta sexta-feira (31) publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com