Friday, September 28, 2018

Sony volta a falar sobre a falta de Cross-Play

A nossa querida Sony voltou a falar sobre a falta de cross-play entre o PlaysStation 4 e outros consoles de mesa, afirmando que estão atrás de uma solução. Essas são palavras de Shawn Layden, atual diretor dos estúdios de desenvolvimento da empresa, durante uma conferência sobre produção de games na Espanha.

Nessa ocasião, ele esteve ao lado de um dos principais nomes por trás do PlayStation 4, Mark Cerny, arquiteto de sistemas da Sony, para falar sobre o legado de uma marca que já tem mais de 20 anos de história. Mas o foco das discussões começou a ganhar força há duas semanas, quando deu inicio à E3 2018.

Quando questionado, Marky Layden afirmou que é um grande equívoco afirmar que a empresa não está ouvindo os fãs com relação à possibilidade de jogar jogos online com conexão do PS4 com outros consoles, pois existem mais circunstâncias em jogo do que um título. A expectativa da empresa é a aceitação dos jogadores mas sem entrar no caminhos dos negócios da companhia.

Essa polêmica tem ganhado peso durante as últimas semanas após os jogadores descobrirem que a recém lançada versão de Fortnite para o Nintendo Switch, não permitia nem mesmo o uso de uma mesma conta. Caso seu perfil do game estiver vinculado a um PS4, o jogador teria de criar um novo perfil para aproveitar o game no Nintendo Switch, iniciando o jogo sem nenhuma conquista, itens e skins.


fortnite


Com toda certeza essa ideia não foi bem aceita pelos jogadores, fazendo duras críticas sendo feitas à Sony por conta da restrição. A Microsoft jogou mais gasolina no fogo com um trailer de Minecraft onde o jogo estava sendo jogado em rede entre um Xbox-one e um Nintendo Switch. Além de Minecraft e de Fortnite, Rocket League é outro clássico caso em que a ausência de cross-play, colocou a Sony em uma posição de isolamento com o seu console.

rocket league


Layden de forma totalmente diplomática não nos trás revelações reais, porém já demonstra uma mudança na postura da empresa em relação ao fato. Na declaração oficial sobre o tema, a Sony não abordou a questão em si, afirmando apenas que os jogadores de Fortnite no PS4 podem aproveitar as partidas com usuários de PC, iOS e Android, além de contarem com uma enorme comunidade na própria plataforma.

Um dos motivos para isso, logicamente não comentados pela fabricante, seria a questão financeira. Jogos como Fortnite são gratuitos, mas possuem um grande componente comercial na forma de roupas, itens, skins e outros artigos adquiridos com dinheiro real. Para o John Smedley, ex-diretor da Sony Online Entertainment, o dinheiro é a principal razão para a desativação do cross-play.

A ideia é que a companhia não gostaria de ver, por exemplo os jogadores adquirindo um item na loja da Microsoft e a utilizando no PS4, ou permitir o acesso de terceiros a seus sistemas online. Daí partiu a restrição e, principalmente, a ideia de permitir a conexão apenas com plataformas que não considera como concorrentes diretas. É uma decisão comercial compreensível de certa forma mas que entra em conflito direto com o interesse dos jogadores que no fim das contas é a diversão. Um fator que pode impactar nos números e, como as mensagens de revolta têm demonstrado, acabar saindo até pela culatra.


No comments:

Post a Comment