Wednesday, September 26, 2018

As ferramentas de Game Design mais utilizadas pelos profissionais

Agora o player também é criador! Quem deseja desenvolver suas histórias precisa conhecer as ferramentas de Game Design mais utilizadas.

Os gráficos de videogame avançaram consideravelmente nos últimos anos. Com isso, muitos jogadores sentiram vontade de largar os consoles e participar ativamente da criação. A partir daí, o nicho de desenvolvedores individuais começou a ganhar força.

Mesmo para quem tinha poucos recursos, conhecer as ferramentas de Game Design mais utilizadas foi essencial para o desenvolvimento de jogos contemporâneos, com história, estrutura e detalhes.

Atualmente, o visual e a possibilidade de explorar cenários e recursos têm peso forte para que um jogo se destaque entre tantas opções. Se você deseja se aventurar na criação, conheça as ferramentas de Game Design mais utilizadas:

Quais são as ferramentas de Game Design mais utilizadas?

Conheça quais plataformas são essenciais para a criação de games, desde os simples aos complexos:

Adobe Flash

É o software criador de arquivos no formato .swf (chamados Shockwave Flash Files ou arquivos Flash) que, inicialmente, foi pensado para animações em 2D, pois faz uso de gráficos vetoriais para diminuir o tamanho, reduzir o tempo de carregamento e consumir menos dados de internet. No entanto, com o tempo passou a desenvolver aplicações mais completas.

Essa soma de rapidez, leveza e versatilidade só é possível graças aos avanços da linguagem ActionScript, utilizada em aquivos .swf. Ela dá ao criador total controle sobre os objetos em tela no jogo. Por isso mesmo, o Flash sempre foi utilizado em animações curtas para páginas web e navegadores, sendo posteriormente usado em games.

GameSalad

É uma plataforma de criação pensada para quem não é programador, pois todos os recursos são de clicar, arrastar e soltar. No entanto, não perde em ferramentas (é possível até fazer estudos de física!) e se destaca por ser completa e de nível profissional quando o assunto é interatividade.

Com o GameSalad, é possível elaborar jogos e exportá-los em formatos para HTML5, Android, iOS, Windows, Mac e até para o Kindle. No entanto, ao começar a utilizá-lo, você já precisa ter em mente a história.

Photoshop

A ferramenta mais famosa para edição e aprimoramento de imagens não poderia ficar de fora da lista. O Photoshop é essencial para quem deseja trabalhar com design de jogos. E o melhor: ele auxilia em todas as etapas, como criação de sketches, concept art e animações mais simples.

Unity 3D

Apesar do nome, Unity 3D é uma plataforma também utilizada para a criação de jogos bidimensionais. Por ser simples e proporcionar games com visual diferenciado, se tornou uma das ferramentas de Game Design mais utilizadas pelos desenvolvedores independentes.

O Unity 3D utiliza C# e o UnityScript (JavaScript modificado) como principais linguagens de programação. Além disso, recursos de inteligência artificial podem ser inseridos com facilidade em seus jogos.

Os três principais recursos da versão 2017 são:

  1. Timeline: ferramenta para a criação de conteúdo cinematográfico, como trailers e sequências. Isso é possível porque você pode orquestrar objetos do jogo, animações, sons e cenas;
  2. Cinemachine: sistema avançado de câmeras que, com base em composição e interação da cena, acionam automaticamente as melhores imagens do personagem. Esse recurso otimiza o tempo desperdiçado em animação manual e programação de câmera;
  3. The Post-Processing Stack: um conjunto de efeitos de câmera de alta qualidade, que proporciona um visual realista.

CryEngine

Uma das ferramentas de Game Design mais utilizadas e conhecidas do mercado, CryEngine cria jogos em 3D para Xbox 360 e Playstation 3. É responsável pela criação de todos os títulos de Far Cry.

A plataforma pode ser usada gratuitamente por estudantes e desenvolvedores independentes.

Unreal Engine

Permite o desenvolvimento de jogos 2D e 3D; portanto, é perfeita para a criação de histórias mais complexas. Suas ferramentas são de alto padrão e proporcionam o desenvolvimento de todos os aspectos do game.

O Unreal utiliza o C++ como linguagem de programação, que exige um tempo de criação maior, mas com melhor desempenho e visual aprimorado, quando comparado às ferramentas concorrentes.

A multiplataforma é gratuita, mas exige um pagamento de 5% dos royalties sobre os ganhos dos games que ajuda a criar.

Gostou de conhecer as ferramentas de Game Design mais utilizadas pelos profissionais? Se você se interessou pela ideia, que tal saber mais sobre a graduação perfeita para exercer essa carreira? Conheça mais sobre o curso de Produção Multimídia da UnisulVirtual!

O post As ferramentas de Game Design mais utilizadas pelos profissionais apareceu primeiro em Mercado em Foco.


As ferramentas de Game Design mais utilizadas pelos profissionais publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

No comments:

Post a Comment