Entenda quais aspectos influenciam na formação de preços de um empreendimento no mercado de construção.
Você sabe como ocorre a formação de preços no mercado de construção? Essa é uma questão cuja resposta envolve diversos fatores.
Aos profissionais que atuam como gestores de obras, como arquitetos e engenheiros, ter o conhecimento desses aspectos é importante, pois eles podem definir quanto cobrar pelos serviços que prestam, por exemplo.
A seguir, apresentaremos alguns dos principais fatores que influenciam a formação de preços no mercado de construção. Siga com a gente!
O que considerar na formação de preços no mercado de construção
Budget Difference Income (BDI)
Em português, significa “Benefícios e Despesas Indiretas”. Trata-se de uma taxa que é adicionada ao custo total de uma obra, para cobrir despesas oriundas de custos indiretos.
Para entender o papel do BDI, convém saber quais são os custos diretos e indiretos:
Custos diretos
São aqueles que estão ligados aos insumos incluídos na composição do custo unitário de um serviço. Trata-se, portanto, dos materiais de construção utilizados na obra, do pagamento dos colaboradores, etc.
Custos indiretos
São aqueles que incidem sobre o preço final de um empreendimento, mas não são incorporados a ele. É o caso dos seguros contratados, dos impostos que precisam ser pagos, dos custos financeiros gerados pelos colaboradores, etc.
Assim, cada obra tem um BDI próprio e não há um valor padrão que pode ser aplicado em todos os empreendimentos.
Avaliação de riscos
A área da construção civil é uma das mais perigosas para os trabalhadores, que estão expostos a riscos diversos, como acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Isso faz com que seja necessária uma avaliação dos riscos presentes em cada canteiro de obra. Depois, com base nesse mapeamento, o gestor deve propor ações preventivas para que os riscos representem menos periculosidade para os trabalhadores a eles expostos.
Os valores investidos na prevenção de riscos também são acrescentados ao orçamento final e interferem na formação de preços no mercado de construção.
Encargos sociais
De acordo com o portal Construção, os encargos sociais no Brasil são bastante peculiares. Isso porque eles devem ser aplicados sobre os salários dos trabalhadores horistas com uma taxa de 126%, enquanto no salário dos mensalistas fica em torno de 76%. Tais índices podem variar de região para região.
Além disso, as construtoras são responsáveis pelo pagamento do vale-transporte aos seus trabalhadores no campo de obras e pelo fornecimento de refeições durante a jornada de trabalho.
Também é de responsabilidade da empresa fornecer os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Todas essas despesas são conhecidas como encargos complementares de mão de obra e devem ser somadas aos valores pagos pelas leis sociais antes do pagamento dos salários dos profissionais.
Por conta disso, esses valores não são considerados despesas indiretas e não se enquadram na taxa de BDI. Os encargos sociais, portanto, passam a ser considerados custos diretos, que são somados no valor total cobrado por um empreendimento.
Esses são alguns dos fatores que influenciam na formação de preços no mercado de construções. E, como você pode perceber, eles são um tanto quanto complexos, necessitando de um estudo mais aprofundado para serem compreendidos.
Os profissionais que desejam saber mais sobre o assunto e trabalhar na formação de preços no mercado de construções precisam se preparar para isso, fazendo um curso de pós-graduação nessa área, por exemplo.
O MBA em Gestão de Obras e Projetos da Unisul tem uma unidade de aprendizagem sobre Precificação que aborda todas essas questões. Acesse o nosso site e saiba mais!
O post Como funciona a formação de preços no mercado de construção? apareceu primeiro em Mercado em Foco.
Como funciona a formação de preços no mercado de construção? publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br
No comments:
Post a Comment