Veja uma série de dicas importantes para o gestor de obras garantir qualidade e produtividade na construção civil!
Os gestores de obras precisam renovar seus conhecimentos e, assim, conquistar mais expertise para adotar práticas que proporcionem mais qualidade e produtividade na construção civil.
Porém, o dia a dia corrido nem sempre permite que esse profissional pare para pensar em questões como essas. Foi com base nessa realidade que desenvolvemos este post.
De maneira rápida e prática, listaremos uma série de dicas para que você possa obter mais qualidade e produtividade nas atividades da construção civil. Acompanhe a seguir!
Entenda os conceitos de qualidade e produtividade
O conceito de qualidade no meio empresarial surgiu na década de 1950, no Japão.
Após o país ser destruído na Segunda Guerra Mundial, os profissionais que trabalharam na sua reconstrução perceberam que a qualidade era essencial em todo o processo produtivo.
Surgia, assim, a chamada filosofia da Qualidade Total.
A partir dessa percepção dos japoneses, a produtividade passou a ser vista como uma aliada. Então, todo o processo que envolve os recursos físicos e humanos tem como consequência a qualidade do produto.
Observe a evolução da qualidade na construção civil
A escolha de materiais, o treinamento para que os trabalhadores os utilizem corretamente e a escolha dos equipamentos de trabalho influenciam na qualidade das edificações.
O conceito de qualidade na construção civil está em constante evolução. Por isso que acompanhar a legislação e as novidades do segmento é sempre tão importante para os gestores da área.
Adote programas e sistemas de qualidade no canteiro de obras
Existem diversos programas e sistemas de qualidade que podem ser adotados no canteiro de obras, sendo que alguns são até mesmo exigidos por lei.
O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção (PCMAT), regulamentado pela Norma Regulamentadora 18 da Portaria 3.214, de 1978, por exemplo, visa a segurança dos colaboradores e precisa ser implementado em todas empresas com mais de 20 trabalhadores.
Conforme vimos, a qualidade não está apenas no produto final, mas no processo necessário para produzi-lo. Logo, investir na segurança dos colaboradores é essencial.
Utilize as ferramentas da qualidade no seu dia a dia
Existem diversas ferramentas que podem ser implementadas na sua rotina como gestor para garantir a qualidade em um canteiro de obras.
É possível fazer fluxogramas contendo uma projeção básica dos processos que precisam ser cumpridos, em um local que possa ser visto por todos os trabalhadores, por exemplo.
Checklists de atividades e folhas de verificação também contribuem para que a qualidade seja garantida e a produtividade mensurada corretamente.
Conheça as normas que regulamentam a qualidade na construção civil
Geralmente desenvolvidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as regras que regulamentam a qualidade na construção civil são muitas e os responsáveis pelas obras devem conhecer ao menos as principais delas.
A NBR 15775, conhecida como Norma de Desempenho das Edificações, é uma das principais e se divide em seis partes: piso, cobertura, sistema estrutural, requisitos gerais da obra, sistemas hidrossanitários e vedação.
Obviamente, você não precisa decorar todas essas normas, mas ter conhecimento do que cada uma delas representa. Assim, quando precisar fazer uma consulta específica, saberá exatamente onde buscar, garantindo a qualidade do serviço prestado.
E então, gostou de conhecer as melhores práticas para obter qualidade e produtividade na construção civil? Que tal aprender tudo isso com uma riqueza de detalhes muito maior?
Para isso, você pode se matricular no MBA em Gestão de Obras e Projetos da Unisul. Acesse o nosso site saiba mais sobre o curso!
O post Como ter qualidade e produtividade na construção civil? apareceu primeiro em Mercado em Foco.
Como ter qualidade e produtividade na construção civil? publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br
No comments:
Post a Comment