Sunday, September 30, 2018

Leis e normas da área de Segurança do Trabalho no Brasil

Entenda como funcionam a legislação e as normas regulamentadoras de segurança do trabalho no Brasil.

A segurança do trabalho é obrigatória. O alto número de acidentes impacta diretamente nos custos e na imagem de empresas privadas. De modo semelhante, no setor público, onera os cofres públicos e desfalca as equipes.

Em ambos os casos, a incapacitação da mão de obra é fonte de prejuízo humano, material e financeiro, o que compromete também o restante da cadeia produtiva.

Veja quais são as leis e as normas técnicas de segurança do trabalho a seguir:

O que são as Normas Regulamentadoras?

As Normas Regulamentadoras são um conjunto de procedimentos, regras e protocolos referentes a medicina e segurança. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) obriga que tanto empresas privadas quanto públicas cumpram as NRs pertinentes.

As NRs têm como principal função fornecer regras e instruções necessárias para o cumprimento do que é previsto nos artigos da CLT: controle de riscos e prevenção de acidentes de trabalho, para proteção da saúde e da integridade física e psicológica do trabalhador.

De maneira a não deixar nenhum segmento empresarial sem orientações, as NRs são constituídas de forma a não se sobreporem ou contradizerem. Portanto, apesar de serem numerosas e de caráter abrangente, cada empresa consegue se adequar conforme suas especificações.

E é aí que entra o profissional especializado em Segurança do Trabalho. Como temos um total de 36 NRs, cabe a ele a análise, a avaliação e a elaboração de planos de adequação de cada empresa, conforme o conjunto de normas a ela pertinentes.

Para isso, as NRs são separadas por temas. Por exemplo:

  • NR 04 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho;
  • NR 08 – Edificações;
  • NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais;
  • NR 17 – Ergonomia;
  • NR 20 – Líquidos Combustíveis e Inflamáveis;
  • NR 31 – Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura;
  • NR 35 – Trabalho em Altura.

Um curso para cada NR?

Das NRs vigentes atualmente, quatro têm obrigatoriedade de curso. Portanto, o profissional que atua no segmento em que a conformidade com alguma delas se faz necessária e não possui treinamento específico é passível de penalidade.

São as NRs de curso obrigatório:

  • NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
  • NR 12 – Máquinas e Equipamentos;
  • NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados;
  • NR 35 – Trabalho em Altura.

Vale lembrar que, a cada mudança de empresa, o profissional deve receber um novo treinamento para se adequar às especificidades da área em que atuará.

Este e outros temas são abordados no curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Unisul.

Como é o curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho?

O curso de especialização é presencial, com aulas quinzenais ministradas por professores com vasta experiência na área.

Para contribuir com o conhecimento prático do aluno, a Unisul disponibiliza todos os equipamentos de medição de riscos ambientais no Laboratório de Ergonomia e Segurança do Trabalho.

No total, o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho tem duração de cinco semestres e carga horária de 690 horas, o que o caracteriza como uma pós-graduação lato sensu para as exigências do Ministério de Educação e Cultura (MEC).

A quem se destina?

O curso é destinado a profissionais graduados — engenheiros, agrônomos, arquitetos, entre outros — com seu registro no conselho de classe devidamente reconhecido. Também a estudantes em fase de conclusão do curso de graduação.

A aplicação das NRs de Segurança no Trabalho é de interesse de todos: tanto empregados quanto empregadores nos setores público e privado. Isto porque os prejuízos afetam toda a cadeia produtiva.

Diante disso, a qualificação de profissionais para atuarem de maneira pró-ativa na solução de problemas de segurança do trabalho é fundamental.

Pensando em ingressar no ramo? Então conheça mais sobre a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e prepare-se para o mercado!

O post Leis e normas da área de Segurança do Trabalho no Brasil apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Leis e normas da área de Segurança do Trabalho no Brasil publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

10 coisas que você precisa aprender sobre desenho de produção no audiovisual

Muitas vertentes são responsáveis pelo sucesso dos profissionais, mas o mais importante é respeitar as etapas, elaborando um desenho de produção no audiovisual.

O mundo mudou e, por conta disso, as formas de trabalho também. Há poucas décadas, só era possível produzir conteúdo audiovisual com um budget robusto, muitos equipamentos e grandes equipes. Graças ao avanço da tecnologia, tem gente que faz filmes com o celular e distribui nas plataformas de streaming.

A verdade é que o mercado de produção audiovisual cresce, mas para ter sucesso nessa área é preciso estar atento às boas práticas de gestão, além, é claro, das oportunidades tecnológicas. Por isso, conversaremos sobre desenho de produção no audiovisual – um processo fundamental para quem quer criar de forma independente.

O que é desenho de produção no audiovisual?

O desenho de produção no audiovisual é composto pelas etapas de planejamento que envolvem um projeto. Geralmente, aborda a viabilidade, o financiamento e os próprios modos de trabalho.

Como já antecipamos, as ferramentas de captação e distribuição mudaram ao longo dos anos, mas a necessidade de estruturar o processo de produção ainda é a mesma. A expertise na definição de recursos, por exemplo, pode ser fator decisivo no sucesso de uma empresa.

Por isso, na graduação em Produção Multimídia da Unisul, apostamos nas certificações em Administração de Produção em Multimídia e Realização Audiovisual. Na prática, isso significa que os estudantes aprendem por meio de um conjunto de disciplinas que formam habilidades e competências específicas.

Fizemos um pot-pourri dos temas relevantes para um produtor multimídia de sucesso. Todos os pontos foram extraídos do programa do curso. Confira!

1. Negocie e documente tudo

Um profissional que deseja empreender nessa área precisa fortalecer duas competências: organização e persuasão. Afinal, é ele quem vai liderar as negociações com o cliente e documentar os acordos por meio de contratos.

É preciso se atentar aos contratos de produção, distribuição e comercialização. Ninguém quer um processo por uso de imagem indevido, não é?

2. Aplique princípios, estratégias e ferramentas de gerenciamento

Gerir um negócio vai além do próprio conhecimento técnico da coisa. Por isso, é fundamental estudar modelos de gerenciamento de projetos e metodologias de desempenho, como o PDCA e as estratégias de marketing.

3. Trabalhe em equipes multidisciplinares

Para não se sobrecarregar, vale contar com o conhecimento do outro. Duas cabeças pensam melhor que uma e, por isso, equipes multidisciplinares acrescentam e aceleram o desenvolvimento do trabalho.

4. Formate projetos

Todo o projeto precisa ter começo, meio e fim. Parece óbvio, mas muitos profissionais atropelam os processos e prejudicam a produção multimídia em si.

Imagine a lacuna que pode se formar se a captação de cenas acontecer antes da pesquisa de imagem e conceito?

5. Planeje a distribuição dos produtos

O modelo de distribuição do conteúdo é uma das partes mais importantes do desenho de produção no audiovisual. Por meio do estudo do público-alvo, é possível saber onde distribuir um conteúdo.

Se você produzir um comercial para um cliente formal, é possível que não caiba distribuí-lo no YouTube, mas em algum canal de TV.

6. Prepare roteiros e argumentos

O domínio de pesquisa, ordenação do conteúdo e escrita são fundamentais para a sequência do desenho de produção no audiovisual.

7. Domine o básico das linguagens

Identifique e aplique os componentes básicos das linguagens sonora, cênica e plástica.

Compreender os tipos de linguagem que cabem a um filme imprime maior grau de realidade e excelência em momentos como captação e edição.

8. Reinvente

O desenho de produção no audiovisual também requer reinvenções de processos, formas, técnicas, materiais e valores estéticos na concepção, elaboração e interpretação artística.

9. Manipule materiais

Selecione e manipule esteticamente diferentes fontes e materiais utilizados nas composições artísticas.

A capacidade técnica da manipulação estética é um diferencial na execução de qualquer projeto.

10. Entenda os processos técnicos

Exerça atividades técnico-operacionais na captação e manipulação de som e imagem para a produção de multimídia digital. Quanto mais você souber sobre isso, melhor!

Você já viu que muitas são as vertentes responsáveis pelo sucesso dos profissionais dessa área, mas o importante mesmo é respeitar as etapas, elaborando um desenho de produção no audiovisual impecável. Dessa forma, o planejamento segue sem surpresas e o resultado é excelente.

Se você quer fazer diferença no mercado, conheça a graduação em Produção Multimídia da Unisul. Por meio de uma proposta inovadora, que acompanha as evoluções tecnológicas, os estudantes aprendem a ser versáteis, empreendedores e excelentes. Tudo isso com a praticidade da plataforma de ensino a distância!

O post 10 coisas que você precisa aprender sobre desenho de produção no audiovisual apareceu primeiro em Mercado em Foco.


10 coisas que você precisa aprender sobre desenho de produção no audiovisual publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Saturday, September 29, 2018

Garibaldi, Walter, Carlos Eduardo e Gorete Silveira arrastam multidão em Apodi

Os candidatos à reeleição, senador Garibaldi Filho e deputado federal Walter Alves – ambos do MDB/RN – foram recebidos por uma multidão na cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, na noite da sexta-feira (28). A movimentação política foi promovida pela candidata a deputada estadual Gorete Silveira (MDB), que reuniu aproximadamente 8 mil pessoas.

Garibaldi afirmou que o número de pessoas envolvidas na caminhada e no comício demonstraram a força da candidata local e o sucesso da campanha nesta reta final. “Apodi nunca falhou conosco e nós nunca falhamos com Apodi. Vamos continuar sendo parceiros, com Gorete na Assembleia e Alan na prefeitura”, disse.

Participaram do ato político, o prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), a vice-prefeita Hortência Regalado (PSDB), os candidatos pela coligação 100%RN ao Governo, Carlos Eduardo (PDT), e ao Senado, Antônio Jácome (Podemos).




Garibaldi, Walter, Carlos Eduardo e Gorete Silveira arrastam multidão em Apodi publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Gestão estratégica de custos: por que isso é tão importante?

Você sabe por que a gestão estratégica de custos é tão importante? Descubra aqui!

Tida como um ponto fundamental para o sucesso de um negócio, a gestão estratégica de custos é cada vez mais exigida nas empresas. Trata-se de um conhecimento relevante para profissionais que desejam alcançar posições mais altas ou que querem ter êxito em empreendimentos próprios.

O teórico Eliseu Martins diz que “a classificação de Custos entre Diretos e Indiretos é com relação ao produto feito ou serviço prestado, e não à produção no sentido geral ou aos departamentos dentro da empresa”.

De acordo com essa visão, para definir se um custo é direto ou indireto, deve-se buscar as respostas no próprio serviço ou produto que é vendido.

Assim, um custo direto é aquele que está diretamente ligado à produção de algo comercializado; os que não estão, são indiretos.

Administrar os custos diretos e indiretos é a principal missão da gestão estratégica e é isso que a faz tão importante. Para executá-la, porém, é preciso conhecer alguns conceitos, que serão listados a seguir.

Conceitos relevantes para desenvolver a gestão estratégica de custos

Métodos de custeio

Quem faz a gestão estratégica de custos de uma empresa precisa conhecer e saber aplicar diferentes métodos de custeio. Isso se justifica pelo fato de cada organização ser única e, portanto, o método aplicado em uma pode não ser o mais indicado para outra.

Existem métodos como custeio por absorção, custeio variável e custeio ABC, entre outros.

Inventário

Um inventário é um trabalho em que se faz um mapeamento de todos os materiais, recursos e equipamentos que uma empresa possui. Convém fazer esse levantamento periodicamente para otimizar os processos produtivos.

Margem de contribuição

A margem de contribuição é o valor em dinheiro que sobra da receita após a venda de um produto. O profissional especializado em gestão estratégica de custos deve saber calcular essa margem, bem como desenvolver táticas para aumentá-la sem que o produto vendido perca qualidade.

Ponto de equilíbrio

Esse conceito demonstra a quantidade que uma empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas. Ao atingir esse ponto, ela não tem lucro ou prejuízo. Por isso, as vendas precisam atingir valores maiores que o ponto de equilíbrio.

Determinantes de custos

Os determinantes de custos são fatores que definem uma estrutura das empresas. A tecnologia, o nível de utilização de capacidade, o escopo, a mão de obra e a manutenção de maquinário, entre outros fatores, devem ser levados em consideração. O gestor da área deve ter conhecimento sobre todos esses determinantes e aplicá-los em seu dia a dia.

Produção em massa e customização de produtos

Os produtos produzidos em massa geralmente demandam menos tempo de produção e recursos que os customizados. É por isso que eles podem ser vendidos, na maioria das vezes, por um valor menor.

Essa relação deve ser avaliada pelo gestor estratégico de custos, que precisa decidir em que situações vale a pena customizar um produto e em quais é mais vantajoso seguir apenas com o processo padronizado.

Preço de transferência

É chamado de preço de transferência o valor cobrado por uma empresa quando ela vende produtos ou serviços que são de sua propriedade intangível, como o caso de patentes, por exemplo. Essa prática também precisa ser feita de maneira estratégica.

Gestão de custos na atividade pública governamental

Por estar lidando com o dinheiro do povo, os gestores de custos em órgãos governamentais precisam ter ainda mais cuidado que os de empresas do setor privado.

É imprescindível, por exemplo, que tudo seja feito com transparência e que os investimentos sejam realizados de acordo com os valores arrecadados — na maioria das vezes, por impostos.

Esses são apenas alguns dos conceitos que justificam a importância da gestão estratégica de custos. Para conhecer outros e aprofundar esses que apresentamos, é interessante fazer um curso especializado na área.

A pós-graduação em Planejamento Tributário e Governança Corporativa da Unisul pode ser útil nesse sentido. Para conhecer mais sobre esse curso, basta escolher a cidade onde deseja cursá-lo: Florianópolis ou Tubarão.

O post Gestão estratégica de custos: por que isso é tão importante? apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Gestão estratégica de custos: por que isso é tão importante? publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

O que você deve estudar sobre gestão de suprimentos e distribuição para obras e projetos

Descubra quais são os conteúdos que você precisa estudar sobre gestão de suprimentos e distribuição para obras e projetos para se dar bem no mercado de trabalho.

Estudar gestão de suprimentos e distribuição para obras e projetos é um pré-requisito para profissionais que desejam obter êxito na função de gestor.

Esses conteúdos são relevantes para essa função e aplicados diariamente na rotina de trabalho desse profissional. Porém, existem vários temas que envolvem essas disciplinas, o que gera confusão em jovens que não sabem em quais deles se especializar.

Pensando nisso, desenvolvemos uma lista que contém tudo o que você deve estudar sobre gestão de suprimentos e distribuição para obras e projetos. Confira a seguir!

Conteúdos relevantes sobre gestão de suprimentos e distribuição para obras e projetos

Os principais conteúdos que você precisa dominar para ter sucesso na área de gestão de suprimentos e distribuição para obras e projetos são os seguintes:

Logística

A logística é uma área da gestão que envolve todas as questões voltadas ao planejamento de armazenagem, transporte e distribuição de produtos. Entender esse conceito é fundamental para a gestão de suprimentos e a distribuição para obras e projetos.

No decorrer das obras, o profissional terá que lidar com transporte, armazenagem e controle dos materiais de construção e outros itens relevantes para viabilizar os projetos.

Gestão de estoque

A gestão de estoque também é bastante relevante, uma vez que os recursos devem ser otimizados para que se possa produzir com qualidade e sem gerar desperdício.

No campo de obras, é preciso haver controle daquilo que é necessário para um projeto, de modo que não sejam comprados materiais muito além da quantidade que será utilizada e nem deixar que faltem.

Também é importante que o gestor se atente para que materiais não percam o prazo de validade antes de serem utilizados, o que gera prejuízo para as construtoras.

Por isso, é preciso adotar metodologias como a Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS), que prevê que os primeiros materiais a entrarem no estoque devem ser utilizados antes.

Distribuição física

Distribuição física é o nome dado na área de logística para os atos de receber, armazenar e expedir materiais.

Como no setor da construção civil essas atividades são constantes, cabe ao gestor ter conhecimentos adequados sobre como realizá-las.

Gestão de transportes e operadores logísticos

A atividade de um operador logístico consiste em fazer controle, manuseio, contagem e transporte de materiais de um local, como uma fábrica, para outro, como o campo de obras, no caso da construção civil.

O gestor de projetos, portanto, precisa ter conhecimentos nesse segmento para que possa supervisionar e coordenar as equipes de transporte e operações logísticas. Assim, esse tema também é relevante de ser estudado.

Planejamento logístico na construção civil

Os princípios do planejamento, desenvolvidos pelas ciências da administração, podem ser aplicados nas áreas de logística e construção civil. Assim, quem trabalha nelas precisa dominar temas como diretrizes e cultura organizacional, objetivos e planos estratégicos, planos táticos, planos operacionais, desenvolvimento de ações, mensuração de resultados, etc.

Todos esses conteúdos da área da administração precisam ser levados em consideração, pois o gestor de obras e projetos nada mais é que um administrador das atividades executadas na construção civil.

Ao estudar e se aprofundar nesses temas, um profissional da área da arquitetura, por exemplo, terá mais subsídios para atuar como gestor em um campo de obras. Desse modo, terá mais condições para galgar novos cargos na empresa.

Para isso, no entanto, é preciso contar com o suporte de uma instituição de ensino renomada e com professores mestres e doutores, que tenham conhecimento aprofundado nessas temáticas. Tudo isso pode ser encontrado no MBA em Gestão de Obras e Projetos na Unisul.

Quer saber mais sobre esse curso? Então acesse o nosso site e confira informações sobre a pós-graduação que pode transformar a sua carreira!

O post O que você deve estudar sobre gestão de suprimentos e distribuição para obras e projetos apareceu primeiro em Mercado em Foco.


O que você deve estudar sobre gestão de suprimentos e distribuição para obras e projetos publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Ministério Público Eleitoral apreende 130 mil panfletos irregulares em Comitê de Fátima Bezerra


O Ministério Público Eleitoral, com o apoio da Polícia Militar e do Ministério Público Estadual, cumpriu – na tarde desta sexta-feira, 28 – mandados de busca e apreensão em endereços vinculados a candidatos da Coligação “Do Lado Certo” (PT / PHS / PC do B), com o intuito de apreender material de propaganda eleitoral que contivesse o ex-presidente Lula ainda como candidato à Presidência da República.

Luiz Inácio Lula da Silva teve o registro de sua candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proibiu, também e em virtude disso, a continuidade da aparição do ex-presidente – na condição de candidato – em qualquer meio de propaganda eleitoral divulgada pelos partidos integrantes da coligação composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Nesta semana, o TSE autorizou os juízes auxiliares da propaganda eleitoral – em todo o País – a mandar apreender qualquer material que constatassem nessa condição, ressalvados, porém, os impressos em que Lula aparece apenas como apoiador, a exemplo do que utiliza o slogan “Haddad é Lula”.

Em alguns estados foi detectada a continuidade da utilização e da distribuição do material proibido, mesmo depois da decisão do TSE. No Rio Grande do Norte, inúmeras denúncias chegaram ao Ministério Público Eleitoral, inclusive instruídas com vídeos e fotografias do material verificado. A partir delas, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) instaurou uma investigação e, com as provas que reuniu, requereu do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) as buscas e apreensões cumpridas nesta sexta-feira.

Dentre os endereços inspecionados, o material proibido foi encontrado no Diretório Municipal do PT em Mossoró e no comitê de campanha de Fátima Bezerra, candidata ao governo do Estado pela Coligação “Do Lado Certo”, em Natal. Nesse último, cerca de 130 mil impressos, dentre panfletos e “santinhos”, foram apreendidos por apresentarem a figura do ex-presidente Lula ainda como candidato presidencial.

Os encaminhamentos dessa apreensão serão adotados no âmbito da investigação que transcorre na PRE e da representação eleitoral em trâmite no TRE.

Confira a íntegra da representação aqui.
Ministério Público Eleitoral apreende 130 mil panfletos irregulares em Comitê de Fátima Bezerra publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Depois das vaias, Roberto Germano e João Maia, percorrem ruas de Caicó



Depois de receberem uma sonora vaia, na feira livre de Caicó, Roberto Germano e João Maia, convocaram os vereadores para percorrerem as ruas, em cima de uma camionete.

Acompanhados de uma turma de oito vereadores, João Maia e Roberto, que respondem acusações pesadas na justiça, enfrentaram o silêncio das ruas desertas, por onde passaram durante o trajeto.

Em cima da camionete, ao lado de Roberto e João Maia, os vereadores que delataram Lobão, Zaqueu e Rosângela, faziam parte da comitiva. Em um dos locais que passaram, um popular lembrou que João Maia também foi delatado por Gledson Maia, seu sobrinho, acusado de desviar mais de 2 milhões de reais de obras e é investigado na Operação Via Ápia.

Depois das vaias, Roberto Germano e João Maia, percorrem ruas de Caicó publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Friday, September 28, 2018

MIDIA OMITE QUE TOFFOLI E UM MENSALEIRO. AGORA, .


MIDIA OMITE QUE TOFFOLI E UM MENSALEIRO. AGORA, . publicado primeiro em: https://terezacs.blogspot.com

Sony volta a falar sobre a falta de Cross-Play

A nossa querida Sony voltou a falar sobre a falta de cross-play entre o PlaysStation 4 e outros consoles de mesa, afirmando que estão atrás de uma solução. Essas são palavras de Shawn Layden, atual diretor dos estúdios de desenvolvimento da empresa, durante uma conferência sobre produção de games na Espanha.

Nessa ocasião, ele esteve ao lado de um dos principais nomes por trás do PlayStation 4, Mark Cerny, arquiteto de sistemas da Sony, para falar sobre o legado de uma marca que já tem mais de 20 anos de história. Mas o foco das discussões começou a ganhar força há duas semanas, quando deu inicio à E3 2018.

Quando questionado, Marky Layden afirmou que é um grande equívoco afirmar que a empresa não está ouvindo os fãs com relação à possibilidade de jogar jogos online com conexão do PS4 com outros consoles, pois existem mais circunstâncias em jogo do que um título. A expectativa da empresa é a aceitação dos jogadores mas sem entrar no caminhos dos negócios da companhia.

Essa polêmica tem ganhado peso durante as últimas semanas após os jogadores descobrirem que a recém lançada versão de Fortnite para o Nintendo Switch, não permitia nem mesmo o uso de uma mesma conta. Caso seu perfil do game estiver vinculado a um PS4, o jogador teria de criar um novo perfil para aproveitar o game no Nintendo Switch, iniciando o jogo sem nenhuma conquista, itens e skins.


fortnite


Com toda certeza essa ideia não foi bem aceita pelos jogadores, fazendo duras críticas sendo feitas à Sony por conta da restrição. A Microsoft jogou mais gasolina no fogo com um trailer de Minecraft onde o jogo estava sendo jogado em rede entre um Xbox-one e um Nintendo Switch. Além de Minecraft e de Fortnite, Rocket League é outro clássico caso em que a ausência de cross-play, colocou a Sony em uma posição de isolamento com o seu console.

rocket league


Layden de forma totalmente diplomática não nos trás revelações reais, porém já demonstra uma mudança na postura da empresa em relação ao fato. Na declaração oficial sobre o tema, a Sony não abordou a questão em si, afirmando apenas que os jogadores de Fortnite no PS4 podem aproveitar as partidas com usuários de PC, iOS e Android, além de contarem com uma enorme comunidade na própria plataforma.

Um dos motivos para isso, logicamente não comentados pela fabricante, seria a questão financeira. Jogos como Fortnite são gratuitos, mas possuem um grande componente comercial na forma de roupas, itens, skins e outros artigos adquiridos com dinheiro real. Para o John Smedley, ex-diretor da Sony Online Entertainment, o dinheiro é a principal razão para a desativação do cross-play.

A ideia é que a companhia não gostaria de ver, por exemplo os jogadores adquirindo um item na loja da Microsoft e a utilizando no PS4, ou permitir o acesso de terceiros a seus sistemas online. Daí partiu a restrição e, principalmente, a ideia de permitir a conexão apenas com plataformas que não considera como concorrentes diretas. É uma decisão comercial compreensível de certa forma mas que entra em conflito direto com o interesse dos jogadores que no fim das contas é a diversão. Um fator que pode impactar nos números e, como as mensagens de revolta têm demonstrado, acabar saindo até pela culatra.


Opções de pós-graduação em Engenharia e Ciência de Dados em Florianópolis

Descubra qual pós-graduação em Engenharia e Ciência de Dados melhor atende às suas necessidades profissionais!

Escolher a melhor opção de pós-graduação em Engenharia e Ciência de Dados requer atenção a aspectos como grade curricular, corpo docente, localização e, claro, preço. Isso porque toda especialização também deve ser vista como um investimento, concorda?

E se você quer estudar na região de Florianópolis (SC), considerada como o Vale do Silício do Brasil, existem duas opções disponíveis. Uma delas, no município de São José. Já a outra, na capital catarinense.

Para facilitar sua pesquisa, vamos mostrar quais são os cursos disponíveis e oferecer mais informações sobre eles. Continue com a gente!

Opção 1: especialização em Big Data na Univali

O curso da Univali é oferecido em uma cidade vizinha de Florianópolis, São José. Conta com grade curricular com 11 disciplinas obrigatórias que, juntas, somam 360 horas.

Para a realização da especialização, o pagamento pode ser parcelado em uma mais 20 vezes. O investimento a ser feito é maior que o da outra opção de pós-graduação em Engenharia e Ciência de Dados, que veremos a seguir.

As aulas acontecem em sábados alternados ou consecutivos, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, no Campus Kobrasol (BR 101, km 207). Se o número mínimo de candidatos para o fechamento da turma não for atingido, a universidade se reserva o direito de não oferecer o curso.

Perfil mais indicado para cursar a pós-graduação na Univali

Profissionais que preferem estudar no campus da cidade de São José e conseguem investir em uma pós-graduação mais cara, porém mais curta.

Opção 2: pós-graduação em Engenharia e Ciência de Dados na Unisul

Outra alternativa para quem quer cursar uma especialização focada em gerenciamento de dados é a pós-graduação em Engenharia e Ciência de Dados da Unisul.

Realizada em dois endereços, ela oferece a vantagem de acontecer bem no Centro de Florianópolis. As aulas ocorrem nas Unidades Universitárias localizadas nas ruas Antônio Dib Mussi, 366, e Trajano, 219. Dois pontos de acesso localizados a poucos minutos da rodoviária e do aeroporto.

A grade curricular da especialização é composta por 15 disciplinas, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso. Ao todo, conta com carga horária de 375 horas.

Uma de suas principais vantagens é que, além de ser a opção mais acessível, pode ser parcelada de 18 até 33 vezes. Já os alunos que preferirem fazer o pagamento à vista ganham desconto de 15% no valor total.

O curso acontece quinzenalmente, nas sextas-feiras, das 19 às 22h, e aos sábados, das 9 às 12h e das 13 às 18h30.

Perfil mais indicado para cursar a pós-graduação na Unisul

Com carga horária maior e preço menor, a pós-graduação em Engenharia e Ciência de Dados da Unisul é indicada para os profissionais que preferem contar com a facilidade de estudar em Florianópolis. Além disso, é a opção mais recomendada para aqueles que desejam maior flexibilidade para pagar o curso.

Para continuar acompanhando os conteúdos exclusivos da Unisul e as novidades sobre a pós-graduação em Engenharia e Ciência de Dados, é só seguir a gente na rede social de sua preferência: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube. Esses canais são sempre atualizados com notícias sobre cursos, dia a dia acadêmico e tendências do mercado. Até a próxima!

O post Opções de pós-graduação em Engenharia e Ciência de Dados em Florianópolis apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Opções de pós-graduação em Engenharia e Ciência de Dados em Florianópolis publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Onde encontrar formação de nível superior para desenvolvimento de games

É fácil encontrar fãs de jogos que se interessem pelo desenvolvimento de games. Atualmente, as universidades já oferecem cursos voltados para esse mercado.

A paixão por jogos leva muitas pessoas a se interessarem pelo desenvolvimento de games. Criar suas próprias histórias, ambientes e personagens é fascinante, mas requer bastante conhecimento técnico. Foi para atender esse público que algumas universidades desenvolveram graduações.

Está à procura de um curso voltado ao desenvolvimento de games, mas não sabe quais universidades oferecem? Confira as melhores sugestões nesse post:

Quais instituições oferecem cursos para desenvolvimento de games?

Graduação em Jogos Digitais ― Estácio

Embora o site da universidade não deixe claro o tipo de formação (licenciatura, bacharelado ou tecnológico) ou modalidade (EAD, presencial ou flex), a grade curricular está disponível e mostra uma variedade bem grande de disciplinas.

O aluno aprenderá desde português, matemática e planejamento de carreira até gestão de projetos para TI, inteligência artificial para jogos e programação para dispositivos móveis.

Para saber mais sobre o curso, os interessados devem acessar o Fale Conosco da universidade.

Graduação em Jogos Digitais ― UniSociesc

A graduação presencial em Jogos Digitais da UniSociesc é apresentada nos laboratórios da instituição e tem foco em programação e design. Para oferecer um plus ao aluno, a universidade tem uma parceria com a Microsoft.

O site da UniSociesc não apresenta informações sobre valores, disciplinas ou corpo docente.

Graduação em Jogos Digitais ― Instituto Infnet

O curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais do Instituto Infnet é voltado a quem deseja desenvolver games para todos os tipos de dispositivos.

Durante três anos, o aluno aprenderá tudo o que envolve Game Design, incluindo disciplinas que inicialmente não são voltadas para a criação de jogos.

Gamificação, advergames, 2D e 3D, MMORPGs, empreendedorismo, monetização de jogos e narrativa interativa são algumas das técnicas ensinadas no curso. Ao fim de cada semestre, o aluno desenvolverá um “projeto de bloco” para colocar em prática tudo o que foi ensinado.

A graduação é presencial e a mensalidade gira em torno de R$ 2.042,65, mas pode diminuir R$ 1389 com a Bolsa Ingresso. Confira mais informações no site do Infnet.

Graduação em Produção Multimídia ― Unisul

Além de dar pleno conhecimento técnico na criação de conteúdos em texto, imagem, áudio e vídeo, o curso de Produção Multimídia da Unisul tem um conjunto de disciplinas específicas para o desenvolvimento de games.

Com isso, o aluno já sai da graduação com uma certificação de Animação e Games ― algo além da formação original.

Veja as matérias que você cursará:

  • Desenho e Animação (90h): o aluno desenvolverá mais suas habilidades com criação de roteiros, personagens e ambientes. Para cursar essa matéria, é necessária a aprovação na disciplina em Prática de Animação.
  • Design de Ambientes e Personagens (30h): aqui, o aluno desenvolverá estudos e atividades baseadas na interpretação de roteiros, de orientações de direção, pesquisas históricas e culturais.
  • Game Design (60h): o aluno aprenderá a criar roteiros e regras para jogos, incluindo os voltados para a web. A disciplina também oferece conhecimento técnico de som e imagem, formatos de arquivo e desenvolvimento de cenários e personagens virtuais. Antes de cursá-la, é preciso passar pela matéria Desenho e Animação em Flash.
  • Implementação de Games (60h): nessa matéria, o estudante otimizará projetos, aprenderá técnicas de construção e mexerá com ferramentas voltadas à criação de jogos para web e dispositivos móveis.

Além de tudo, o curso é a distância. Você poderá estudar na hora e no local que quiser ― basta ter conexão com a internet.

Gostou de descobrir quais são os melhores cursos de nível superior para desenvolvimento de games? Quer saber mais sobre o que oferece o melhor custo-benefício, além de uma formação integrada a outros aspectos da Comunicação Audiovisual? Conheça a graduação em Produção Multimídia da Unisul!

O post Onde encontrar formação de nível superior para desenvolvimento de games apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Onde encontrar formação de nível superior para desenvolvimento de games publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Thursday, September 27, 2018

Roberto Germano e João Maia foram vaiados durante ato político na feira livre de Caicó


Image result for roberto germano e joão maia


Um ato político promovido na manhã desta quinta-feira (27), na feira livre de Caicó, precisamente ao lado do Restaurante Ponto Certo, que fica de frente ao Açougue Público, promovido pelo candidato a deputado federal João Maia (PR), ao lado de seu aliado, o ex-prefeito Roberto Germano(PSD), foi recheado de vaias,

Segundo informações repassadas por pessoas que estavam presentes nas proximidades do ato político, mal iniciaram os discursos, a vaia comeu forte.

Roberto Germano e João Maia foram vaiados durante ato político na feira livre de Caicó publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Ato contra Bolsonaro em Natal espera reunir 10 mil pessoas no sábado


O movimento de mulheres contra o candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, que ganhou força com a criação um grupo do facebook – e que atualmente conta com mais de 3,4 milhões de participantes – vai às ruas por todo o Brasil no próximo sábado, 29. Em Natal, a concentração da manifestação está programada para acontecer em frente ao shopping Midway Mall, a partir das 15h. A organização espera que pelo menos 10 mil pessoas participem.

Mariana de Siqueira, uma das organizadoras do ato na capital potiguar, afirma que as manifestações pelo país têm como objetivo se posicionar contra “a antidemocracia que o candidato representa”. “Nós buscamos mostrar que nós, mulheres, uma das minorias atingidas pelos discursos de ódio do candidato, temos voz e estamos contra seu projeto machista, racista e LGBTfóbico”, disse.

A Polícia Militar está ciente da manifestação, mesmo não tendo sido notificada oficialmente. Não haverá alterações na atuação da corporação, mas os agentes estarão de prontidão para garantir a segurança no local, caso seja necessário.

Os protestos vão acontecer em pelo menos 78 cidades pelo Brasil e em outros 10 países no mundo. Na capital potiguar, mais de 5 mil pessoas confirmaram presença e cerca de 7,6 mil pessoas demonstraram interesse em participar no evento da manifestação no Facebook.


Ato contra Bolsonaro em Natal espera reunir 10 mil pessoas no sábado publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Suspeita de chefiar esquema na ALRN é liberada da prisão



A ex-chefe de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ana Augusta Simas Aranha Teixeira de Carvalho, deixou a prisão na manhã desta quinta-feira (27). Fez exame de corpo delito no Itep, em Natal, e voltou para casa.

Augusta é apontada pelo Ministério Público Estadual (MPRN) de chefiar o esquema fraudulento de desvio de dinheiro público através de servidores fantasmas, tendo sido presa na operação Canastra Real.

O Ministério Público havia solicitado a prisão preventiva da acusada. Segundo o advogado Flaviano Gama, a Justiça acatou a argumentação da defesa e não transformou a prisão de Ana Augusta em preventiva. Ela, porém, deverá atender a algumas medidas cautelares. "Ainda não sei quais são, mas estou me dirigindo ao fórum para tomar ciência", explicou o defensor.

Os outros investigados, que foram presos na operação Canastra Real, também foram liberados, e começaram a sair da prisão na tarde de ontem.

Ana Augusta também foi exonerado do cargo, por decisão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Ela é ligada ao presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

Suspeita de chefiar esquema na ALRN é liberada da prisão publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

PPS declara apoio à candidatura de Garibaldi Filho

PPS declara apoio à candidatura de Garibaldi Filho

A campanha de reeleição do senador Garibaldi Filho (MDB-RN), candidato pela coligação 100%RN, recebeu o apoio do Partido Popular Socialista (PPS/RN), na manhã desta quinta-feira (27), em Natal.

A reunião com Garibaldi contou com a presença do presidente estadual do PPS, Wober Júnior, os representantes do diretório, Laura Helena, Alexandre Chaves, Dilermando Mota Filho, Alexandre Gusmão e o candidato a deputado federal Geraldo Ferreira (PPS).

Geraldo Ferreira afirmou que o PPS entende a necessidade de ter um nome experiente e prudente no Senado, justificando a escolha em torno do nome de Garibaldi. Ele ressaltou o equilíbrio como uma das qualidades do senador, afirmando ser necessário em dias de acirramento político, como os vistos atualmente.

PPS declara apoio à candidatura de Garibaldi Filho publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Fernando Bezerra defende políticas de desenvolvimento sustentável para o Seridó



O advogado Fernando Antonio Bezerra, candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, defende ações de desenvolvimento sustentável e de capacitação profissional para a região do Seridó do Rio Grande do Norte. Segundo ele, um dos representantes do movimento “Renova BR” no Rio Grande do Norte, que tem o propósito de acelerar novas lideranças políticas em todo o país, os municípios do Seridó têm potencialidades que merecem ser exploradas.

“O segmento das facções têxteis modificou a estrutura das cidades. É preciso que políticas que fomentam o desenvolvimento econômico destes locais”, disse ele, em entrevista para rádio 95 FM.

Segundo ele, as autarquias públicas responsáveis pela gestão agropecuária no Estado, como o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), necessitam de maior investimento. “Precisamos de pautas que incentivem a ciência, tecnologia e inovação”, justifica. “Precisamos pensar em medidas para o aproveitamento e reuso da água”.

Cogitado para a disputa da prefeitura de Caicó daqui a dois anos, Fernando Bezerra desconversa sobre o assunto. “Participo de um projeto nacional chamado de ‘Renova Brasil’.

Entre as normas está a obrigação de cumprir todo o mandato. Por isso, caso eleito, eu vou cumprir todo o meu mandato”, finaliza.



Fernando Bezerra defende políticas de desenvolvimento sustentável para o Seridó publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Como ter qualidade e produtividade na construção civil?

Veja uma série de dicas importantes para o gestor de obras garantir qualidade e produtividade na construção civil!

Os gestores de obras precisam renovar seus conhecimentos e, assim, conquistar mais expertise para adotar práticas que proporcionem mais qualidade e produtividade na construção civil.

Porém, o dia a dia corrido nem sempre permite que esse profissional pare para pensar em questões como essas. Foi com base nessa realidade que desenvolvemos este post.

De maneira rápida e prática, listaremos uma série de dicas para que você possa obter mais qualidade e produtividade nas atividades da construção civil. Acompanhe a seguir!

Entenda os conceitos de qualidade e produtividade

O conceito de qualidade no meio empresarial surgiu na década de 1950, no Japão.

Após o país ser destruído na Segunda Guerra Mundial, os profissionais que trabalharam na sua reconstrução perceberam que a qualidade era essencial em todo o processo produtivo.

Surgia, assim, a chamada filosofia da Qualidade Total.

A partir dessa percepção dos japoneses, a produtividade passou a ser vista como uma aliada. Então, todo o processo que envolve os recursos físicos e humanos tem como consequência a qualidade do produto.

Observe a evolução da qualidade na construção civil

A escolha de materiais, o treinamento para que os trabalhadores os utilizem corretamente e a escolha dos equipamentos de trabalho influenciam na qualidade das edificações.

O conceito de qualidade na construção civil está em constante evolução. Por isso que acompanhar a legislação e as novidades do segmento é sempre tão importante para os gestores da área.

Adote programas e sistemas de qualidade no canteiro de obras

Existem diversos programas e sistemas de qualidade que podem ser adotados no canteiro de obras, sendo que alguns são até mesmo exigidos por lei.

O Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção (PCMAT), regulamentado pela Norma Regulamentadora 18 da Portaria 3.214, de 1978, por exemplo, visa a segurança dos colaboradores e precisa ser implementado em todas empresas com mais de 20 trabalhadores.

Conforme vimos, a qualidade não está apenas no produto final, mas no processo necessário para produzi-lo. Logo, investir na segurança dos colaboradores é essencial.

Utilize as ferramentas da qualidade no seu dia a dia

Existem diversas ferramentas que podem ser implementadas na sua rotina como gestor para garantir a qualidade em um canteiro de obras.

É possível fazer fluxogramas contendo uma projeção básica dos processos que precisam ser cumpridos, em um local que possa ser visto por todos os trabalhadores, por exemplo.

Checklists de atividades e folhas de verificação também contribuem para que a qualidade seja garantida e a produtividade mensurada corretamente.

Conheça as normas que regulamentam a qualidade na construção civil

Geralmente desenvolvidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as regras que regulamentam a qualidade na construção civil são muitas e os responsáveis pelas obras devem conhecer ao menos as principais delas.

A NBR 15775, conhecida como Norma de Desempenho das Edificações, é uma das principais e se divide em seis partes: piso, cobertura, sistema estrutural, requisitos gerais da obra, sistemas hidrossanitários e vedação.

Obviamente, você não precisa decorar todas essas normas, mas ter conhecimento do que cada uma delas representa. Assim, quando precisar fazer uma consulta específica, saberá exatamente onde buscar, garantindo a qualidade do serviço prestado.

E então, gostou de conhecer as melhores práticas para obter qualidade e produtividade na construção civil? Que tal aprender tudo isso com uma riqueza de detalhes muito maior?

Para isso, você pode se matricular no MBA em Gestão de Obras e Projetos da Unisul. Acesse o nosso site saiba mais sobre o curso!

O post Como ter qualidade e produtividade na construção civil? apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Como ter qualidade e produtividade na construção civil? publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Conheça os modelos de gestão do conhecimento e sua aplicação nas empresas

Compreender os modelos de gestão do conhecimento é importante para o cumprimento das estratégias de uma empresa. Saiba mais!

Vivemos na era da informação. Com apenas um clique, é possível encontrar uma infinidade de conteúdos na internet. Nesse contexto, novos modelos de gestão do conhecimento se desenvolvem e podem ser aplicados nas empresas.

O problema é que gestores e colaboradores nem sempre sabem lidar com essas situações ou entendem as maneiras como o conhecimento pode ser utilizado estrategicamente para que a empresa conquiste melhores oportunidades de negócios.

Misra, no livro Ten Guiding Priciples for Knowledge Management in Egovernment in Developing Countries, propõe três pilares para a gestão do conhecimento: as pessoas, as competências e comportamentos e os processos.

Segundo o autor, esses são os fatores que envolvem a estrutura interna, focando em obtenção de resultados e tecnologia para a aplicação da gestão do conhecimento.

Neste post, citaremos modelos de gestão do conhecimento e ensinaremos como aplicá-los nas empresas. Acompanhe!

Veja quais são os modelos de gestão do conhecimento mais aplicados

Existem diversos modelos de gestão do conhecimento que podem ser aplicados nas empresas que foram desenvolvidos por teóricos acadêmicos.

A seguir, listaremos os principais deles, acompanhados de um breve resumo de sua metodologia:

Modelo de Davenport e Pruzak

Esses autores apresentam alguns fatores que precisam ser considerados para que o conhecimento seja utilizado de forma estratégica pelas empresas.

São eles: ter uma cultura voltada para o conhecimento, uma boa infraestrutura técnica, o apoio da gerência e a orientação por processos com clareza de visão e linguagem.

Modelo de Terra

Já Terra propõe um modelo de gestão do conhecimento em que há uma visão multidimensional, em todos os níveis hierárquicos da organização.

Para ele, existem seis dimensões que devem ser seguidas: a visão estratégica da alta administração, a cultura organizacional, a estrutura organizacional, a política de recursos humanos, os sistemas de informações e a mensuração de resultados.

Modelo de Teixeira Filho

Esse outro teórico apresenta a gestão do conhecimento de forma mais simplificada. Para ele, o ato de disseminar informações de maneira estratégica é um fator primordial para que os objetivos da empresa possam ser cumpridos.

O autor ainda diz que o conhecimento está muito associado às ações, de modo que os colaboradores precisam ser intelectualmente qualificados para executá-las. Por isso, investir para que os profissionais se desenvolvam é extremamente relevante para o sucesso.

Modelo de Nonaka e Takeuchi

Esses autores propõem um modelo bastante dinâmico, em que há a interação entre o conhecimento tácito e o explícito. Assim, é requerido um trabalho em equipe com profissionais altamente qualificados, bem como uma boa articulação desse time.

Nonaka e Takeuchi ainda destacam que é importante que as empresas tenham uma figura em seu quadro organizacional que seja responsável pela gestão do conhecimento. Assim, deverá haver um profissional especialista nessa área, com elevado padrão intelectual e comprometimento em utilizar as informações para que a organização cumpra com os seus objetivos de forma plena.

Esses são apenas alguns dos modelos de gestão do conhecimento, pois o tema é bastante trabalhado no meio acadêmico. Por isso, cabe um aprofundamento para os profissionais que desejam saber um pouco mais sobre o assunto.

Saiba como aprender mais sobre os modelos de gestão do conhecimento

Existem cursos de pós-graduação que podem ser feitos por profissionais que desejam se aprofundar sobre os modelos de gestão do conhecimento e as formas como eles devem ser trabalhados nas empresas.

O MBA em Gestão de Negócios da Unisul, por exemplo, conta com um módulo exclusivo sobre Gestão do Conhecimento. Nessa etapa do curso, o aluno estudará os seguintes tópicos:

  • A era do conhecimento;
  • Gestão do conhecimento;
  • Modelos de gestão do conhecimento;
  • Conhecimento tácito e explícito;
  • Aplicação da gestão do conhecimento no cotidiano de uma empresa.

Portanto, se você deseja saber mais sobre os modelos de gestão do conhecimento e conseguir agir de maneira estratégica, não deixe de se informar mais sobre esse interessante MBA.

Acesse nosso site para conhecer o corpo docente, o investimento necessário e as formas de pagamento!

O post Conheça os modelos de gestão do conhecimento e sua aplicação nas empresas apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Conheça os modelos de gestão do conhecimento e sua aplicação nas empresas publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

ALRN exonera chefe de gabinete investigada por desvio de recursos


Assembleia fachada2


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte exonerou, nesta quarta-feira (26), a chefe do gabinete da presidência, Ana Augusta Simas Aranha Teixeira de Carvalho, que é investigada por comandar um esquema de desvio de dinheiro dentro do órgão, usando servidores fantasmas.

A saída foi oficializada no Diário Oficial Estado após a ex-servidora ser presa na Operação Canastra Real, deflagrada pelo Ministério Público no dia 17 deste mês. As investigações apontam um suposto esquema que teria desviado R$ 2,4 milhões em recursos públicos na AL.

Oito pessoas foram presas durante a operação, que cumpriu seis mandados de prisão e 23 de busca e apreensão nas cidades de Natal, Espírito Santo, Ipanguaçu e Pedro Velho. Um dos presos foi o prefeito de Espírito Santo, Fernando Teixeira (PSDB), que é marido de Ana Augusta, detido por posse ilegal de arma de fogo.

ALRN exonera chefe de gabinete investigada por desvio de recursos publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

O cheque sem fundo de João Maia...

Related image

No dia 19 deste mês de setembro, aconteceu em Natal, promovido pelo TRT, um leilão de bens penhorados para a quitação de dívidas diversas e entre eles estava um apartamento do candidato a deputado federal, João Maia, (PR). Antes do imóvel ser leiloado, o advogado Leonardo Dias de Almeida, que representa o político, passou um cheque no valor de pouco mais de 218 mil reais para quitar a dívida e retirar o imóvel do leilão.

Mas, na manhã da segunda-feira (24), passados cinco dias, o já mencionado advogado informou a advogada dos radialistas, que o cheque não tinha fundos e que o valor seria pago de forma parcelada, ou seja, impondo um acordo, que não foi aceito.

Se houve quebra grave de compromisso com o pagamento da dívida para retirada do imóvel de um leilão promovido pela Justiça do Trabalho, imagine o que não ocorreria com esse tal acordo.

Os processos tramitam normalmente e o apartamento será levado novamente a leilão pela Justiça do Trabalho. No mesmo processo, existem outros bens do político penhorados.

O candidato a deputado federal, João da Silva Maia (PR), responde a um processo na Justiça Trabalhista do Rio Grande do Norte, movido por 4 ex-funcionários da empresa Estação JJ & A LTDA.

A referida empresa arrendou em 2007, a Rádio Caicó AM, e fechou em 2014, por decisão judicial haja vista a falta de pagamento de dívida com o Ecad. Quando isso aconteceu, os funcionários não receberam os “direitos trabalhistas” o que motivou o ingresso da ação.

O cheque sem fundo de João Maia... publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Prefeito de Parnamirim confirma apoio a Garibaldi Filho





O senador e candidato à reeleição Garibaldi Filho (MDB-RN) participou, nesta terça-feira (25), de mobilizações nas ruas e reuniões importantes que contaram com grande participação popular. Em Parnamirim, o prefeito Rosano Taveira (PRB) confirmou apoio ao senador. “Garibaldi foi fundamental para destravar a obra mais importante da cidade: o saneamento básico. Por isso e por outros benefícios que ele traz para Parnamirim, nosso voto será nele”, disse o prefeito.

Para anunciar a confirmação de seu apoio, o prefeito reuniu centenas de amigos em um espaço no bairro Cohabinal. Além do senador Garibaldi, estavam presentes o deputado federal e candidato a senador Antônio Jácome (Podemos), vice-prefeita Elienai Cartaxo (PTN), primeira-dama do município e suplente de senadora Alda Taveira (MDB), e os vereadores: Rogério Santiago (PPS), Vandilma de Oliveira (MDB), e Thiago Cartaxo (PTN), que é candidato a deputado federal.

Vila de Ponta Negra e reuniões

Antes de ir ao evento em Parnamirim, Garibaldi participou da Caravana 154 na Vila de Ponta Negra, em Natal. O senador percorreu várias ruas do bairro e recebeu demonstrações de apoio dos moradores. Acompanharam o senador, o deputado estadual e candidato à reeleição Hermano Morais (MDB), vereadores Ney Lopes Jr. (PSD) e Felipe Alves (MDB), e as lideranças locais: Emanoel do Cação e Gilmar do Depósito.

No início da tarde, Garibaldi conversou com colaboradores do restaurante Camarões do Midway Mall e, no fim da noite, participou de três reuniões em bairros da zona Norte de Natal com o prefeito de Natal Álvaro Dias (MDB), vereador Luiz Almir (Avante) e vereador licenciado Kleber Fernandes (PDT).

Prefeito de Parnamirim confirma apoio a Garibaldi Filho publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Rogério Marinho anuncia investimentos de 30 milhões do Minha Casa Minha Vida para Caicó


O Diário Oficial da União trouxe na edição desta quarta-feira(26) a relação das propostas que foram habilitadas para contratação de 432 unidades habitacionais no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida.

O Município de Caicó que já havia tido sua proposta selecionada e desta vez teve a proposta habilitada para apresentar a documentação necessária dentro de 30 dias e a contratação ser feita no prazo máximo de 60 dias.

O trabalho para Caicó receber as 432 casas foi feito durante quase dois anos através do prefeito Batata e do deputado Federal Rogério Marinho que atuou diretamente junto ao Ministério das Cidades. 

O investimento total será mais de 30 milhões de reais.

Image result for rogerio marinho e batata araujo

Rogério Marinho anuncia investimentos de 30 milhões do Minha Casa Minha Vida para Caicó publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Wednesday, September 26, 2018

III Seminários SEaD/UFSCar – Convergências, Mídias na Educação e Novas Tecnologias Imersivas

Fonte da imagem: https://ift.tt/2IkB6qP

Quer participar de um seminário sobre "Convergências, Mídias na Educação e Novas Tecnologias Imersivas"?! Caso a resposta seja positiva, então #FicaDica do seminário organizado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento ocorrerá no dia 09/10/2018 nos períodos da manhã e da tarde. Mas, para quem não puder comparecer presencialmente, é possível participar por meio da transmissão que será feita pelo facebook.

Aos interessados, segue o link para mais informações e inscrição (gratuita):


III Seminários SEaD/UFSCar – Convergências, Mídias na Educação e Novas Tecnologias Imersivas publicado primeiro em: http://tecnologiaeducacionalemfoco.blogspot.com

Lei Antifumo

Roberto Requião Sanciona Lei Antifumo

Roberto Requião na manhã desta terça feria, sanciona a Lei Antifumo, durante reunião na escola do governo.
O projeto de lei, o substitutivo-geral do primeiro relator da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Reni Pereira do PSB, reuniu quatro outros projetos com basicamente o mesmo tema, incluindo também do Poder Executivo. De acordo com Reni Pereira, a lei proíbe o ato de fumar dentro de ambientes fechados coletivos como bares, restaurantes, shoppings e afins, a lei proíbe também os chamados fumódromos que são espaços reservados aos fumantes dentro de casas noturnas, bares e restaurantes.

Oque trás a lei?

A lei antifumo permitirá aos fumantes, fumarem na rua, em tabacarias, em casa, ou em cultos que utilizem o fumo nos rituais religiosos, para os que descumprirem as novas regras, serão duramente penalizados com multas. “Essa lei a médio e longo prazo, mostrará que o Paraná estava certo”, explicou Reni Pereira (PSB). Na oportunidade, o líder do governo, Luiz Claudio Romanelli, elogiou o substitutivo-geral de Reni Pereira, pois trata-se de uma iniciativa em prol da saúde de fumantes que ao diminuir sua liberdade de fumar em qualquer local, tendem no mínimo a diminuir a quantidade de cigarros e a saúde de não fumantes que agradecem por não precisar se incomodar com quem tem o habito de fumar.
informação sobre a lei antifumo
                                             Informação sobre a lei antifumo

 

Palavras de Romanelli

“Na minha opinião o Deputado Reni Pereira, fez um substitutivo primoroso, e merece o respeito de todos, e a criação dos fumódromos é uma ameaça à saúde principalmente dos fumantes mas também dos não fumantes que por algum motivo estejam nesses locais, seja por grupos de amigos ou por trabalhar em bares com fumódromos, oque poderia abrir vários precedentes para a enxurrada de ações na justiça, a lei é dele, mas a partir de gora não leva mais o seu nome e sim o nome do estado do Paraná”, esclareceu Luis Claudio Romanelli.

Em vigor

A lei antifumo entrará em vigor em cerca de 60 dias, prazo esse para que os estabelecimentos públicos e privados se adaptem à nova legislação. Quem desobedecer às novas regras, poderá receber multas no valor de R$ 5 mil reais por cada infração. Segundo Reni Pereira, a lei vai se constituir num importante instrumento para o interesse da saúde pública no estado do Paraná, e vai funcionar pois a lei não é flexível, e também pela consciência coletiva. “Não recuamos em nenhum momento na elaboração do substitutivo que está a favor da saúde pública, nunca fiquei e nunca ficarei contra o interesse público”, concluiu Reni Pereira (PSB).

 

Veja Também:
Estudo sobre Câncer
Questões de Desenvolvimento
Reni Pereira fala sobre Educação e habitação

 

 

O post Lei Antifumo apareceu primeiro em Reni Pereira - Compromisso e Dedicação | Eleições 2018.


Lei Antifumo publicado primeiro em: https://renipereira.com.br

As ferramentas de Game Design mais utilizadas pelos profissionais

Agora o player também é criador! Quem deseja desenvolver suas histórias precisa conhecer as ferramentas de Game Design mais utilizadas.

Os gráficos de videogame avançaram consideravelmente nos últimos anos. Com isso, muitos jogadores sentiram vontade de largar os consoles e participar ativamente da criação. A partir daí, o nicho de desenvolvedores individuais começou a ganhar força.

Mesmo para quem tinha poucos recursos, conhecer as ferramentas de Game Design mais utilizadas foi essencial para o desenvolvimento de jogos contemporâneos, com história, estrutura e detalhes.

Atualmente, o visual e a possibilidade de explorar cenários e recursos têm peso forte para que um jogo se destaque entre tantas opções. Se você deseja se aventurar na criação, conheça as ferramentas de Game Design mais utilizadas:

Quais são as ferramentas de Game Design mais utilizadas?

Conheça quais plataformas são essenciais para a criação de games, desde os simples aos complexos:

Adobe Flash

É o software criador de arquivos no formato .swf (chamados Shockwave Flash Files ou arquivos Flash) que, inicialmente, foi pensado para animações em 2D, pois faz uso de gráficos vetoriais para diminuir o tamanho, reduzir o tempo de carregamento e consumir menos dados de internet. No entanto, com o tempo passou a desenvolver aplicações mais completas.

Essa soma de rapidez, leveza e versatilidade só é possível graças aos avanços da linguagem ActionScript, utilizada em aquivos .swf. Ela dá ao criador total controle sobre os objetos em tela no jogo. Por isso mesmo, o Flash sempre foi utilizado em animações curtas para páginas web e navegadores, sendo posteriormente usado em games.

GameSalad

É uma plataforma de criação pensada para quem não é programador, pois todos os recursos são de clicar, arrastar e soltar. No entanto, não perde em ferramentas (é possível até fazer estudos de física!) e se destaca por ser completa e de nível profissional quando o assunto é interatividade.

Com o GameSalad, é possível elaborar jogos e exportá-los em formatos para HTML5, Android, iOS, Windows, Mac e até para o Kindle. No entanto, ao começar a utilizá-lo, você já precisa ter em mente a história.

Photoshop

A ferramenta mais famosa para edição e aprimoramento de imagens não poderia ficar de fora da lista. O Photoshop é essencial para quem deseja trabalhar com design de jogos. E o melhor: ele auxilia em todas as etapas, como criação de sketches, concept art e animações mais simples.

Unity 3D

Apesar do nome, Unity 3D é uma plataforma também utilizada para a criação de jogos bidimensionais. Por ser simples e proporcionar games com visual diferenciado, se tornou uma das ferramentas de Game Design mais utilizadas pelos desenvolvedores independentes.

O Unity 3D utiliza C# e o UnityScript (JavaScript modificado) como principais linguagens de programação. Além disso, recursos de inteligência artificial podem ser inseridos com facilidade em seus jogos.

Os três principais recursos da versão 2017 são:

  1. Timeline: ferramenta para a criação de conteúdo cinematográfico, como trailers e sequências. Isso é possível porque você pode orquestrar objetos do jogo, animações, sons e cenas;
  2. Cinemachine: sistema avançado de câmeras que, com base em composição e interação da cena, acionam automaticamente as melhores imagens do personagem. Esse recurso otimiza o tempo desperdiçado em animação manual e programação de câmera;
  3. The Post-Processing Stack: um conjunto de efeitos de câmera de alta qualidade, que proporciona um visual realista.

CryEngine

Uma das ferramentas de Game Design mais utilizadas e conhecidas do mercado, CryEngine cria jogos em 3D para Xbox 360 e Playstation 3. É responsável pela criação de todos os títulos de Far Cry.

A plataforma pode ser usada gratuitamente por estudantes e desenvolvedores independentes.

Unreal Engine

Permite o desenvolvimento de jogos 2D e 3D; portanto, é perfeita para a criação de histórias mais complexas. Suas ferramentas são de alto padrão e proporcionam o desenvolvimento de todos os aspectos do game.

O Unreal utiliza o C++ como linguagem de programação, que exige um tempo de criação maior, mas com melhor desempenho e visual aprimorado, quando comparado às ferramentas concorrentes.

A multiplataforma é gratuita, mas exige um pagamento de 5% dos royalties sobre os ganhos dos games que ajuda a criar.

Gostou de conhecer as ferramentas de Game Design mais utilizadas pelos profissionais? Se você se interessou pela ideia, que tal saber mais sobre a graduação perfeita para exercer essa carreira? Conheça mais sobre o curso de Produção Multimídia da UnisulVirtual!

O post As ferramentas de Game Design mais utilizadas pelos profissionais apareceu primeiro em Mercado em Foco.


As ferramentas de Game Design mais utilizadas pelos profissionais publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Segurança: detectando bibliotecas vulneráveis com Snyk

Como gerar inovação no design de produtos digitais?

Inovar é preciso! Conheça a tríade que compõe o processo de inovação no design de produtos digitais e as técnicas que auxiliam na geração de ideias.

As transformações acontecem o tempo todo no mundo inteiro. Com isso, as empresas devem estar atentas e criar processos que tenham como foco a inovação no design de produtos digitais.

Cada vez mais ouvimos falar em inovação, criatividade e design. Esses três conceitos são fundamentais para o sucesso de qualquer produto digital. Mas você sabe o significado de cada um deles?

Continue lendo esse post e descubra!

Inovação, criatividade e design: qual a diferença?

Os termos “inovação”, “criatividade” e “design” são frequentemente usados na área de tecnologia e muita gente confunde seus significados. Embora complementares, eles não são sinônimos.

Podemos encontrar na internet diferentes conceitos sobre cada uma dessas palavras. Mas uma das melhores definições está no artigo Criatividade, Design e Inovação, escrito pela superintendente do Itaú Unibanco, Ellen Kiss:

  • Inovação: exploração bem-sucedida de novas ideias. Processo que conduz a geração de novos produtos, serviços, formas de gerenciamento ou até de se fazer negócio;
  • Criatividade: geração de novas ideias, formas de olhar os fatos ou mesmo a identificação de oportunidades. Algumas vezes, por meio da exploração de tecnologias; outras, por mudanças sociais ocorridas no mercado;
  • Design: integra criatividade e inovação. É a disciplina que transforma ideias em tangíveis práticos e atrativos para usuários e consumidores. Pode ser definida como a criatividade aplicada com foco em uma determinada intenção.

Técnicas para a geração de ideias no processo de inovação no design de produtos digitais

Para que a inovação no design de produtos digitais tenha sucesso, é necessário um grande fluxo de ideias criativas e inovadoras. Esse é um dos grandes desafios dos especialistas da área de Sistemas para a Internet.

Para ajudar o designer a gerar essas ideias, existem algumas técnicas de estímulos psicológicos e orientação de raciocínio que vão além do conhecido brainstorm.

Vamos conhecê-las?

Os Seis Chapéus do Pensamento

Criado pelo escritor maltês Edward de Bono, esse método considera todos os pontos de vista importantes na criação de um projeto.

Cada um dos chapéus representa uma forma diferente de pensamento. Ao utilizar um deles, você deve fazer uma análise do problema sob uma perspectiva definida.

O Método dos Seis Chapéus é interessante porque é capaz de organizar ideias e lidar com perfis diferentes de pessoas.

Brainwriting (6-3-5)

Esse método foi desenvolvido pelo profissional de marketing alemão Bernd Rohrbach na década de 1960.

Os números 6-3-5 fazem referência às regras que essa técnica para a geração de ideias exige:

  • 6 pessoas e 6 rodadas de ideias;
  • 3 ideias por pessoa a cada rodada;
  • 5 minutos definidos como tempo de cada rodada.

Para aplicar esse método, é necessário que todos os membros da equipe tenham o mesmo nível de conhecimento sobre a questão.

A vantagem dessa técnica para a geração de ideias é a sua eficiência. Durante o processo, não existe comunicação verbal e tudo é documentado, o que traz equilíbrio para o sistema.

Método 5W + 1H

Esse método é bastante simples e versátil. Conhecido como técnica das perguntas, é muito utilizado na investigação cientifica e na criação de narrativas: são os 5W e 1H que representam as iniciais das questões que serão feitas na etapa de geração de ideias: Who? (Quem?), What? (O quê?), Where? (Onde?), When? (Quando?), Why? (Por quê?) e How? (Como?).

A técnica das perguntas é ideal para dar a base necessária para a realização de um projeto, estruturando as ideias de maneira adequada.

A transformação dos produtos na era digital

Que a internet mudou o mundo, todos já sabem. Mas a revolução não aconteceu apenas no modo de se comunicar e aprender: ela também trouxe oportunidades na criação e comercialização de produtos.

Cada vez mais as empresas aderem às mudanças digitais. Todos os dias surgem cases de transformação digital que são copiados ou inovados pelos concorrentes.

Um case que fez sucesso há quase dois anos nos Estados Unidos e está em implementação no Brasil é o da rede de fast-food McDonald’s. A marca instalou painéis de autoatendimento nos quais o cliente pode fazer o seu pedido e realizar o pagamento. A ideia é tornar a experiência mais agradável, ágil e colaborativa para ele. Interessante, não é mesmo?

O mercado de produtos digitais está em constante crescimento, principalmente por causa da facilidade de acesso a smartphones e tablets. Por isso, a procura por especialistas na criação de infoprodutos cresce vertiginosamente.

Se você procura uma vaga em empresas de tecnologia ou tem o espírito empreendedor, é possível fazer um curso a distância e criar um software ou aplicativo, por exemplo, que facilite a vida do usuário e se torne referência como inovação no design de produtos digitais.

Que tal se aprofundar nesse assunto? Aproveite e baixe grátis o nosso e-book Projetos com foco em inovação: como desenvolver as competências necessárias.

O post Como gerar inovação no design de produtos digitais? apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Como gerar inovação no design de produtos digitais? publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Tuesday, September 25, 2018

Aplicativo garante acompanhamento da apuração em tempo real

Já tem sua versão para 2018 o aplicativo da Justiça Eleitoral, campeão de downloads nas eleições de 2014. Por ele, o eleitor acompanha em tempo real a apuração do pleito. A expectativa é que novamente seja um recorde de acessos.

Neste ano, o aplicativo rebatizado para “Resultados 2018”.

A ferramenta é gratuita e há previsão de que esteja disponível até o final de setembro para tablets e smartphones que operam com os sistemas Android e IOS.


Aplicativo garante acompanhamento da apuração em tempo real publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com