Saturday, August 31, 2019

Pesquisa científica: confira 5 motivos para investir nela

Fazer faculdade é um momento único e o quanto um aluno vai tirar de conhecimento no período da graduação depende inteiramente dele. Isso porque um estudante as vezes consegue se formar sem grandes esforços com conhecimentos mínimos na área que escolheu. Enquanto outro da mesma turma pode colar grau com um currículo repleto de conquistas, muita bagagem e networking. É tudo uma questão de escolha.

Utilizar os subsídios oferecidos pela instituição de ensino na qual você se matriculou é uma das maneiras de aproveitar melhor todo o conhecimento que você tem à disposição. Neste sentido entram os programas de monitoria, estágio, diretórios estudantis, atléticas, projetos de extensão e, principalmente, a pesquisa científica.

Participar de um projeto de pesquisa científica na faculdade tem diversas vantagens para o estudante. O principal é a aplicação na prática de conteúdos vistos em sala de aula ou até mais avançados.

Veja 5 motivos para investir em projetos de pesquisa científica na faculdade

1 – Networking

Ao participar de grupos de pesquisa científica na faculdade você desenvolve um contato próximo com professores, colegas de laboratório e outros membros da academia. Também são frequentes as viagens para congressos nacionais e internacionais e o contato direto com empresas que fazem parceiras para a viabilização de pesquisas dentro de Instituições de Ensino.

Todas essas pessoas fazem parte do seu networking e podem ser imprescindíveis na hora de buscar o primeiro emprego após a graduação, ou um professor-orientador para o projeto de mestrado e doutorado. Por isso é interessante manter um bom relacionamento com todos eles.

2 – Desenvolvimento de pensamento crítico

Em um projeto de iniciação científica, o estudante participa ativamente do processo de geração de conhecimento. Ele cria hipóteses, as pesquisas, faz tabulação de dados e redige um relatório ou artigo científico para compartilhar seus aprendizados.

Durante este processo, o aluno para de agir apenas como receptor de conhecimento e conteúdo. Ele se torna mais crítico e curioso para investigar mais a fundo algumas questões e essa habilidade segue com ele mesmo após o fim da pesquisa.

3 – Aperfeiçoamento em uma área de conhecimento

Para desenvolver um projeto é necessário uma grande quantidade de conhecimento acerca do tema, que é conquistado por meio de debates, pesquisa e muita leitura. Isso faz com que os alunos que participaram de pesquisas científicas tenham um conhecimento bem mais aprofundado de um tema específico do que seus colegas.

4 – Facilitação de entrada em programas de pós-graduação

Ter artigos publicados e horas somadas em projetos de iniciação científica ou em monitoras facilita muito a entrada de estudantes em seleções de programas de pós-graduação. Entende-se que, por ter passado por esses processos, o estudante já conhece a metodologia científica e está familiarizado com o que é exigido durante um mestrado/doutorado.

5 – Pontos extras no currículo

Ser membro de uma pesquisa científica na faculdade mostra algumas características interessantes para recrutadores durante processos seletivos. Segundo eles, é notável que esses estudantes são mais curiosos, organizados e sabem trabalhar em equipe.Por isso, ter uma menção a um projeto de pesquisa no seu currículo é um bom diferencial.

O post Pesquisa científica: confira 5 motivos para investir nela apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Pesquisa científica: confira 5 motivos para investir nela publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

No comments:

Post a Comment