Saturday, August 31, 2019

Pesquisa científica: confira 5 motivos para investir nela

Fazer faculdade é um momento único e o quanto um aluno vai tirar de conhecimento no período da graduação depende inteiramente dele. Isso porque um estudante as vezes consegue se formar sem grandes esforços com conhecimentos mínimos na área que escolheu. Enquanto outro da mesma turma pode colar grau com um currículo repleto de conquistas, muita bagagem e networking. É tudo uma questão de escolha.

Utilizar os subsídios oferecidos pela instituição de ensino na qual você se matriculou é uma das maneiras de aproveitar melhor todo o conhecimento que você tem à disposição. Neste sentido entram os programas de monitoria, estágio, diretórios estudantis, atléticas, projetos de extensão e, principalmente, a pesquisa científica.

Participar de um projeto de pesquisa científica na faculdade tem diversas vantagens para o estudante. O principal é a aplicação na prática de conteúdos vistos em sala de aula ou até mais avançados.

Veja 5 motivos para investir em projetos de pesquisa científica na faculdade

1 – Networking

Ao participar de grupos de pesquisa científica na faculdade você desenvolve um contato próximo com professores, colegas de laboratório e outros membros da academia. Também são frequentes as viagens para congressos nacionais e internacionais e o contato direto com empresas que fazem parceiras para a viabilização de pesquisas dentro de Instituições de Ensino.

Todas essas pessoas fazem parte do seu networking e podem ser imprescindíveis na hora de buscar o primeiro emprego após a graduação, ou um professor-orientador para o projeto de mestrado e doutorado. Por isso é interessante manter um bom relacionamento com todos eles.

2 – Desenvolvimento de pensamento crítico

Em um projeto de iniciação científica, o estudante participa ativamente do processo de geração de conhecimento. Ele cria hipóteses, as pesquisas, faz tabulação de dados e redige um relatório ou artigo científico para compartilhar seus aprendizados.

Durante este processo, o aluno para de agir apenas como receptor de conhecimento e conteúdo. Ele se torna mais crítico e curioso para investigar mais a fundo algumas questões e essa habilidade segue com ele mesmo após o fim da pesquisa.

3 – Aperfeiçoamento em uma área de conhecimento

Para desenvolver um projeto é necessário uma grande quantidade de conhecimento acerca do tema, que é conquistado por meio de debates, pesquisa e muita leitura. Isso faz com que os alunos que participaram de pesquisas científicas tenham um conhecimento bem mais aprofundado de um tema específico do que seus colegas.

4 – Facilitação de entrada em programas de pós-graduação

Ter artigos publicados e horas somadas em projetos de iniciação científica ou em monitoras facilita muito a entrada de estudantes em seleções de programas de pós-graduação. Entende-se que, por ter passado por esses processos, o estudante já conhece a metodologia científica e está familiarizado com o que é exigido durante um mestrado/doutorado.

5 – Pontos extras no currículo

Ser membro de uma pesquisa científica na faculdade mostra algumas características interessantes para recrutadores durante processos seletivos. Segundo eles, é notável que esses estudantes são mais curiosos, organizados e sabem trabalhar em equipe.Por isso, ter uma menção a um projeto de pesquisa no seu currículo é um bom diferencial.

O post Pesquisa científica: confira 5 motivos para investir nela apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Pesquisa científica: confira 5 motivos para investir nela publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Justiça determina que Governo do RN transfira policiais civis em funções administrativas para delegacias

A Justiça determinou que o Estado do Rio Grande do Norte deixe de lotar policiais civis nos setores administrativos da Delegacia Geral de Polícia Civil e na Secretaria Estadual de Segurança e que os servidores sejam realocados para as delegacias e divisões especializadas para exercer as atividades de investigação. Segundo o Ministério Público, há pelo menos 212 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes, afastados da atividade-fim e em atividades meramente administrativas e burocráticas.
De acordo com a Justiça estadual, dos 5.150 cargos de policial civil, previstos por lei, somente 1.461 estão preenchidos, ou 28,36%, estão preenchidos. Além disso, 317 estão exercendo funções administrativas ou cedidos a outros órgãos.
A decisão do juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Natal, atendeu parcialmente a uma medida liminar pedida pelo Ministério Público Estadual. A exceção é para os cargos comissionados e funções gratificadas, bem como os que estão em unidades operacionais, como divisão de homicídios e outras especializadas, delegacias regionais e núcleo de inteligência, por exemplo.

Justiça determina que Governo do RN transfira policiais civis em funções administrativas para delegacias publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Friday, August 30, 2019

Semana Universitária UnB: a Faculdade de Educação Física participará ativamente.

A edição de 2019 da Semana Universitária abre as portas da UnB à comunidade no período de 23 à 27 de setembro. Este é o momento em que a comunidade universitária e a sociedade do Distrito Federal participam de atividades de ensino, pesquisa e extensão, no ambiente integrativo e cooperativo. As inscrições estarão abertas a partir de 1º de setembro de 2019 através do site da UnB Decanato de Extensão (http://www.dex.unb.br/a-semana-universitaria-2019). Abertura do evento terá a presença do escritor moçambicano Mia Couto, autor de clássicos como Terra sonâmbula e Um rio chamado tempo, Uma casa chamada terra, além da trilogia As areias do imperador. Mia é vencedor do Prêmio Camões (2013), e receberá o título de Doutor Honoris Causa pela UnB durante a Semana Universitária.
 António Emílio Leite Couto - Mia Couto
A quarta-feira (25) será dedicada à saúde, bem viver e qualidade de vida. Na quinta (25) e na sexta (27), acontece o I Encontro de Extensão, com tema de internacionalização e inserção curricular da extensão. A Faculdade de Educação Física irá participar do evento ministrando palestras, oficinas e debates com a participação da comunidade. Destacamos a Oficina de Jogos que será ministrada pelo professor Leonardo Arêas.
Oficina de JogosO Professor Mestre Leonardo Peixoto Arêas da Silva irá oferecer uma Oficina de Jogos com o tema “Os Jogos Motores como ferramenta pedagógica” na Semana Universitária da Universidade de Brasília – UnB. A Oficina ocorrerá no dia 26 de setembro (2019) pela manhã, das 8h30 às 12h30, e pela tarde, das 14h00 às 18h00. A Oficina será realizada da seguinte forma: pela manhã, a parte teórica, que será ministrada na sala 15 do Centro Olímpico, será seguida pela parte Prática na quadra externa de futsal. No período da tarde, a parte teórica ocorrerá também na sala 15 do Centro Olímpico e a parte prática realizar-se-a no Ginásio. Será necessário que os participantes estejam com roupa adequada para a prática de jogos motores (ex: roupas leves e tênis). Quanto a maneira como serão ministrados os conteúdos, a Oficina será composta de três partes. Na primeira serão desenvolvidos os conceitos básicos ligados ao jogo, tais como recreação, lazer, trabalho, escola e lúdico. Na segunda parte serão realizados jogos motores, tais como quadribol e a queimada. Por fim, o grupo analisará os jogos à luz dos conceitos trabalhados na primeira parte por meio de uma roda de debates.
Postagem feita e elaborada por Débora Soares.



Semana Universitária UnB: a Faculdade de Educação Física participará ativamente. publicado primeiro em: http://gesporte.blogspot.com

Semana Universitária - FEF

A edição de 2019 da Semana Universitária abre as portas da UnB à comunidade no período de 23 à 27 de setembro. As inscrições estarão abertas a partir de 1º de setembro de 2019 através do site da UnB Decanato de Extensão ( https://ift.tt/3499qiV ). Abertura do evento terá a presença do escritor moçambicano Mia Couto, autor de clássicos como Terra sonâmbula e Um rio chamado tempo, Uma casa chamada terra, além da trilogia As areias do imperador. Mia é vencedor do Prêmio Camões (2013), e receberá o título de Doutor Honoris Causa pela UnB durante a Semana Universitária.
Mia Couto
António Emílio Leite Couto
escritor e biólogo moçambicano.
A quarta-feira (25) será dedicada à saúde, bem viver e qualidade de vida. Na quinta (25) e na sexta (27), acontece o I Encontro de Extensão, com tema de internacionalização e inserção curricular da extensão.
A Faculdade de Educação Física irá participar do evento ministrando palestras, oficinas e debates com a participação da comunidade.
Destacamos a Oficina de Jogos que será ministrada pelo professor Leonardo Arêas.

OFICINA DE JOGOS
O Professor Mestre Leonardo Peixoto Arêas da Silva irá oferecer uma Oficina de
Jogos com o tema “Os Jogos Motores como ferramenta pedagógica” na Semana Universitária da Universidade de Brasília – UnB.
A Oficina ocorrerá no dia 26 de setembro (2019) pela manhã, das 8h30 às 12h30, e pela tarde, das 14h00 às 18h00. A Oficina será realizada da seguinte forma: Pela manhã, a parte teórica, que será ministrada na sala 15 do Centro Olímpico, será seguida pela parte Prática na quadra externa de futsal.
No período da tarde, a parte teórica ocorrerá também na sala 15 do Centro Olímpico e a parte prática realizar-se-a no Ginásio. Será necessário que os participantes estejam com roupa adequada para a prática de jogos motores (ex: roupas leves e tênis). Quanto a maneira como serão ministrados os conteúdos, a Oficina será composta de três partes. Na primeira serão desenvolvidos os conceitos básicos ligados ao jogo, tais como recreação, lazer, trabalho, escola e lúdico. Na segunda parte serão realizados jogos motores, tais como quadribol e a queimada. Por fim, o grupo analisará os jogos à luz dos conceitos trabalhados na primeira parte por meio de uma roda de debates.

Postagem feita por Débora Soares.

Semana Universitária - FEF publicado primeiro em: http://gesporte.blogspot.com

O estágio incrível existe? Confira dicas para descobrir!

O que faz um estágio ser maravilhoso ou não é uma questão muito pessoal. Pode ser a perspectiva de contratação, a quantidade de aprendizado, a equipe com pessoas legais ou pelo ambiente de trabalho agradável. O ponto principal para achar um estágio incrível é encontrar um que se encaixe no que você realmente gosta e que tenha a ver com a sua personalidade. Dificilmente você vai se apaixonar por uma empresa que é muito quadradinha se você tem um jeito mais despojado.

Mas especialistas em recrutamento alertam que é importante frear um pouco as expectativas, especialmente quando se está encaminhando para o primeiro estágio, para não acabar se decepcionando com o que poderia ser uma experiência valiosa. É importante ter em mente, acima de tudo, que o estágio é um momento para aprender, conhecer novas áreas, testar possibilidades e compreender as relações dentro de um ambiente de trabalho, com novos panoramas de demandas e responsabilidades.

Onde procurar um estágio incrível para fazer durante a faculdade?

Se a sua ideia é riscar o item “arrumar um estágio incrível” da sua lista de desejos para 2019 é bom atualizar o seu currículo e o seu LinkedIn logo. Isso porque recrutadores afirmam que os inícios de semestre são os melhores momentos para buscar novos estágios, afinal, há uma grande mudança no quadro desses profissionais.

E prepare-se, porque a concorrência é grande. Para se ter uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira de Estagiários, em 2017 havia 740 mil jovens buscando o estágio dos sonhos.

Felizmente, existem alguns portais e empresas que facilitam a procura por um estágio e filtram as vagas de acordo com seus interesses e vontades. Confira alguns:

– Grupos no Facebook: todas as áreas têm uma comunidade de “Vagas para XXX” ou “Estágio na área XXX”. Neles, diversas empresas ofertam vagas de estágio e já informam quais são os pré-requisitos necessários para se candidatar. É um excelente local para descobrir novas empresas e possibilidades.

– Central de estágios da universidade: a maioria das instituições de ensino no Brasil tem uma central de estágios, seja ela online ou em murais espalhados pelos corredores. Fique atento a essas oportunidades porque elas costumam acabar rápido!

– Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE): é uma organização sem fins lucrativos responsável por fazer a ponte entre milhares de empresas e estudantes de todo o país. Você pode cadastrar o seu currículo desde o primeiro semestre da graduação e indicar em quais áreas você deseja estagiar. Quando uma vaga abrir, os recrutadores do CIEE entram em contato com você.

– Mandar e-mails diretamente para as empresas desejadas: encontre as empresas que você gostaria de trabalhar e encaminhe seu currículo com uma breve explicação do porquê quer participar da equipe. A companhia pode não ter vagas abertas naquele momento, mas vai lembrar da sua proatividade quando uma surgir. É uma atitude mais “cara de pau”, mas realmente funciona!

– Professores e coordenadores dos cursos: normalmente as empresas mantêm um relacionamento estreito com os professores e coordenadores dos cursos dos quais podem ser contratados estagiários, por isso é importante ter bons canais de comunicação dentro da universidade.

– Networking: as companhias também ouvem muito os próprios funcionários para buscar indicações para posições abertas  isso tanto para estágio quanto para empregos em geral. Manter bons relacionamentos (mesmo que só profissionais) com o maior número possível de pessoas é fundamental para encontrar um estágio incrível. Participe de associação de estudantes, clubes e atividades extracurriculares para aumentar seu ciclo de contatos e, consequentemente, as suas chances.

Agora é só seguir as dicas e partiu procurar o estágio dos sonhos!

 

O post O estágio incrível existe? Confira dicas para descobrir! apareceu primeiro em Mercado em Foco.


O estágio incrível existe? Confira dicas para descobrir! publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Thursday, August 29, 2019

Colômbia: Dissidentes das FARC anunciam retorno à luta armada


Antigos comandantes guerrilheiros da Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-Exército do Povo) anunciaram nesta quinta-feira (29) o retorno à luta armada na Colômbia. O grupo alega o descumprimento dos Acordos de Paz e a perseguição aos ex-militantes da guerrilha. O governo de Iván Duque tem atuado como um fator de desestabilização dos acordos firmados entre as FARC-EP e o estado colombiano, após mais de 50 anos de conflitos.

Os comandantes Iván Márquez, Jesús Santrich e Hernán Darío Velásquez fizeram o anúncio de que voltariam às atividades guerrilheiras. Márquez, que foi um dos negociadores em Havana, invocou o “direito universal dos povos de se levantarem em armas contra a opressão”.

“Desde a assinatura do Acordo de Paz de Havana e do desarme ingênuo da guerrilha a troco de nada, não para a matança. Em dois anos, mais de 500 líderes do movimento social foram assassinados e já se somam 150 ex-guerrilheiros mortos em meio à indolência e à indiferença do Estado… tudo isso, a armadilha, a traição e a perfídia, a modificação unilateral do texto do acordo, o incumprimento dos compromissos por parte do Estado, as montagens judiciais e a insegurança jurídica nos obrigaram a regressar ao monte. Nunca fomos vencidos, nem derrotados ideologicamente, por isso a luta continua. A história registrará em suas páginas que fomos obrigados a retomar as armas”, disse Márquez, em vídeo publicado no YouTube.

A posição, no entanto, não é unânime no grupo, que havia se tornado um partido político – a Força Alternativa Revolucionária do Comum. O diretor do partido, Rodrigo Londoño, o Timochenko, disse que “as maiorias” ainda estão no acordo. “As grandes maiorias seguimos comprometidos com o acordado, mesmo com todas as dificuldades ou perigos que se avizinham, estamos com a paz”, afirmou.


Colômbia: Dissidentes das FARC anunciam retorno à luta armada publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Compras com cartões crescem 18% no primeiro semestre

Os cartões movimentaram R$ 850 bilhões no 1º semestre do ano, com crescimento de 18% em relação aos seis primeiros meses de 2018. Os cartões de crédito registraram R$ 534,4 bilhões (alta de 18,8%), os cartões de débito, R$ 308 bilhões (alta de 16%), e os cartões pré-pagos, R$ 7,4 bilhões (alta de 70,4%). Os dados, divulgados ontem (28) são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Apenas no 2º trimestre, a alta do setor foi 19% – maior crescimento em sete anos (desde março de 2012) –, com destaque para o uso do cartão de crédito, que cresceu 19,7%.

Compras com cartões crescem 18% no primeiro semestre publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Facebook cria novas regras para anúncios políticos

Em mais medidas voltadas para ampliar a transparência e responsabilidade de anúncios políticos, o Facebook está criando novas regras de identificação para anunciantes de diferentes segmentos. A partir de agora, ao criarem campanhas de publicidade, os apoiadores deverão apresentar documentos de identificação e comprovantes de afiliação aos partidos, organizações e causas que representam. As normas são diferentes de acordo com a categoria. 

Organizações não governamentais (ONGs), empresas e indivíduos deverão fornecer números de documentos oficiais do governo, enquanto comitês e partidos políticos deverão apresentar também seus registros oficiais junto à Comissão Federal Eleitoral. Já representantes de setores militares ou do próprio governo somente poderão criar campanhas a partir de endereços de e-mail que terminem com .gov ou .mil. Aos usuários, os anúncios aceitos passarão a exibir um ícone indicativo de “organização confirmada”, trazendo mais dados sobre os responsáveis pelas campanhas de publicidade. A ideia é que as pessoas saibam exatamente quem está apoiando diferentes candidatos e propostas. Pequenos negócios e políticos locais contam com regras diferentes, envolvendo verificações manuais por parte do Facebook a partir da entrega de dados como identidades, endereços, telefones e sites. Estes podem escolher não exibirem suas informações ao público e nem mesmo à rede social, mas ela já avisa que o processo de aprovação pode ser mais demorado e complexo.

 As novas regras entram em vigor em setembro, nos Estados Unidos, e mesmo os anunciantes que já tenham campanhas vigentes ou programadas precisarão fornecer as informações necessárias. Nesse caso, os envolvidos terão até outubro para fazer isso, caso contrário, terão suas propagandas interrompidas e a possibilidade de adquirir novos anúncios bloqueadas até que a situação seja regularizada.

Facebook cria novas regras para anúncios políticos publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

No RN, servidores da saúde aprovam paralisação todas as sextas-feiras até que pauta de reivindicações da categoria seja atendida


Em assembleia realizada nesta quinta-feira (29), os servidores da saúde do Rio Grande do Norte aprovaram a realização de paralisações de 24h todas as sextas-feiras, a partir do dia 20 de setembro, Dia Nacional de Luta, até que a pauta de reivindicações da categoria seja atendida. Com três folhas salarias em atraso, os servidores da saúde cobram o pagamento dos salários atrasados, do calendário de pagamento de 2019, reajuste salarial, concurso público, o direito a incorporação das gratificações na aposentadoria e melhorias nos hospitais regionais.

Além das paralisações, também foram aprovadas por unanimidade as seguintes atividades:

Convocação de uma plenária unificada com os demais sindicatos e suas bases com a intenção de chamar para a luta e para o enfrentamento aos ataques do Governo de Fátima Bezerra e a mobilizações de todos os servidores nos locais de trabalho para fortalecimento da luta da saúde.

Os servidores da saúde irão acompanhar a audiência entre o Sindsaúde RN e o TCE para discutir o ataque do órgão e o governo à incorporação das gratificações nas aposentadorias dos servidores da saúde. Audiência está marcada para o dia 6 de setembro às 10h no TCE.

A próxima Assembleia da Saúde Estadual acontecerá no dia 11 outubro às 9h em local ainda indefinido pela direção do Sindicato.

No RN, servidores da saúde aprovam paralisação todas as sextas-feiras até que pauta de reivindicações da categoria seja atendida publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

MPF prevê 'efeito dominó' em 32 ações já julgadas da Lava Jato


A decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que anulou a condenação do ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras Aldemir Bendine poderá ter impacto em pelo menos 32 processos com sentenças na Lava Jato, de acordo com levantamento da força-tarefa da operação em Curitiba revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo. Segundo o Ministério Público Federal, as sentenças envolvem 143 réus. Entre eles estariam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, além do ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (MDB-RJ). A possibilidade de um "efeito dominó" nas ações penais já julgadas levou ministros da Corte a avaliar uma forma de delimitar o impacto da decisão de terça-feira (27).

Por 3 votos a 1, a Segunda Turma derrubou a sentença do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, que, em março de 2018, condenou Bendine a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O entendimento que anulou a sentença de Bendine e alarmou investigadores da Lava Jato é de que é direito do réu se manifestar na ação penal após as alegações de delatores que também são acusados no processo, e não no mesmo prazo.

Nesta quarta-feira, 28, a defesa de Lula pediu a anulação das condenações nos casos do triplex do Guarujá - no qual está condenado no Superior Tribunal de Justiça a 8 anos e 10 meses e cumpre prisão na capital paranaense - e do sítio de Atibaia (sentenciado a 12 anos e 11 meses em primeira instância). Os advogados do ex-presidente também pediram a anulação da ação do Instituto Lula, na qual ainda não foi sentenciado.

Ainda na quarta, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, determinou que a Justiça Federal no Paraná reabra prazo para alegações finais do petista na ação penal em que é acusado por supostas propinas de R$ 12,5 milhões da Odebrecht.

Fachin foi o único ministro da Segunda Turma que votou para manter a pena de Bendine. Ao invalidar a condenação do ex-presidente da Petrobras - na primeira vez que uma sentença de Moro foi anulada -, o colegiado impôs uma derrota à Lava Jato, mas já há na Corte uma preocupação com os efeitos da decisão em outros processos.

Uma das hipóteses avaliadas por ministros do Supremo é a de aceitar apenas sentenças em que o condenado pediu ao juiz mais prazo e teve a solicitação negada, como ocorreu com Bendine, e não expandir o entendimento para todos os processos nos quais os réus - incluindo delatores - tiveram o mesmo prazo de defesa.

Essa saída teria o potencial de reduzir os casos em que investigados poderão se livrar das condenações, avaliam interlocutores. Um ministro ouvido reservadamente considera que o recurso discutido pela Segunda Turma ataca processos em que houve pedido da defesa por mais prazo e a solicitação foi indeferida. A discussão sobre a extensão do entendimento teria de ser analisada caso a caso, na avaliação desse ministro.

Integrantes da Corte ressaltaram que a ministra Cármen Lúcia, que preside a Segunda Turma, observou que seu voto se referia ao caso específico de Bendine. A ministra surpreendeu ao divergir de Fachin e se alinhar à posição dos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, cujas críticas aos métodos da Lava Jato são frequentes.

MPF prevê 'efeito dominó' em 32 ações já julgadas da Lava Jato publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Veja quais são as cinco principais medidas em estudo pelo governo para fechar as contas no ano que vem

Entre as principais medidas em estudo pelo governo Bolsonaro para fechar as contas em 2020 estão:


1)Fim da multa adicional de 10% do FGTS paga por empresas em demissão sem justa causa. Dinheiro passa pelo orçamento e consome R$ 5,4 bilhões dentro do teto de gastos.

2)Congelamento das progressões de servidores públicos civis nas carreiras do Executivo. A cada degrau na carreira, servidores têm aumentos salariais; medida poderia economizar cerca de R$ 2 bilhões no ano que vem.

3)Suspensão de novas contratações do Minha Casa, Minha Vida. Medida pode economizar cerca de R$ 2 bilhões.

4)Redirecionamento de recursos do Sistema S para bancar outras despesas, como as voltadas para qualificação.

5)Suspensão de reajustes ao funcionalismo

Veja quais são as cinco principais medidas em estudo pelo governo para fechar as contas no ano que vem publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Governo avalia suspender contratações do Minha Casa para fechar contas

Diante de um cenário dramático de necessidade de corte de despesas em 2020, o governo avalia suspender novas contratações do programa Minha Casa Minha Vida e redirecionar recursos do Sistema S para bancar alguns gastos do Orçamento.

O assunto foi discutido em reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO), que avaliou um conjunto de medidas para reduzir despesas obrigatórias (como salários, aposentadorias e pensões) e abrir espaço no teto de gastos (dispositivo previsto na Constituição que impede o crescimento das despesas acima da inflação) na proposta de Orçamento de 2020.

Com essa diminuição das despesas obrigatórias, o governo poderia aumentar os chamados gastos discricionários (aqueles que são tradicionalmente contingenciados e que incluem custeio da máquina e investimentos).

A suspensão das novas contratações do Minha Casa, Minha Vida por um período pode garantir uma economia de despesas de R$ 2 bilhões. No caso do sistema S, além do corte dos recursos anunciado no início do governo Bolsonaro, o que está em discussão é repassar uma parcela da arrecadação para bancar alguns grupos de despesas, principalmente aquelas voltadas para qualificação.

As duas propostas, porém, enfrentam fortes resistências e não há definição. Uma das preocupações no caso do sistema S é com o risco de transformação de uma espécie de “orçamento paralelo”.

Estadào

Governo avalia suspender contratações do Minha Casa para fechar contas publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Ginásio Poliesportivo é interditado em Caicó


O Comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro da Silva Junior, depois da realização de uma realização de uma vistoria, determinou a interdição do Ginásio Poliesportivo de Caicó, localizado no Complexo Turístico da Ilha de Santana;

O Ginásio apresentou vários problemas de Segurança começando pelo despreendimento de placas do teto,podendo lesionar frequentadores do local. E o ato de interdição saiu nesta quarta-feira(28), no Diário Oficial.

No local, estão sendo realizados os Jogos Escolares do RN (JERN’s) e na manhã de ontem uma equipe dos Bombeiros esteve no ginásio acompanhado de representantes da prefeitura de Caicó e ficou definida a interdição por questões de segurança dos atletas e do público.

Ginásio Poliesportivo é interditado em Caicó publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Scanner corporal vai auxiliar revistas na Penitenciária de Alcaçuz


Os visitantes da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, vão precisar passar por um scanner corporal para entrar no complexo. A máquina de escaneamento foi instalada na maior unidade prisional do Rio Grande do Norte e passou a funcionar na última terça-feira (27). A partir de agora, ela se torna procedimento padrão no local.

Segundo a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap/RN), o scanner corporal, também conhecido pelo nome de “body scan”, vai permitir detectar objetos proibidos no momento das visitas, evitando abordagens invasivas, como revistas íntimas, e a formação de filas nos dias nos dias de visita.

Ao todo, Alcaçuz conta com 2.849 visitantes cadastrados, sendo 2.183 mulheres e 666 homens. A partir de agora, todos eles passarão pelo scanner corporal. Os visitantes passarão, antes, pela conclusão do processo de biometria. Segundo o Seap, isso vai permitir o escaneamento corporal em cerca de 20 segundos.

A Penitenciária de Alcaçuz passa a ser a sexta do Rio Grande do Norte com o scanner corporal, que já está presente no Presídio Estadual do Seridó, em Caicó, na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) e nas cadeias públicas de Natal, Ceará Mirim e Mossoró.

Scanner corporal vai auxiliar revistas na Penitenciária de Alcaçuz publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Recuperação da economia brasileira é a mais fraca em 40 anos, aponta estudo

Com a atividade econômica ainda em marcha lenta, o País só recuperou 30% dos cerca de R$ 486 bilhões perdidos durante a última recessão econômica, que se entendeu de 2014 a 2016. Passados mais de dois anos, faltam cerca de R$ 338 bilhões para que o Produto Interno Bruto (PIB) volte ao patamar pré-crise. Apesar de ter iniciado o processo de recuperação pós-recessão no primeiro trimestre de 2017, esse tem sido o período de expansão mais fraco dos últimos 40 anos.

Em meio à crise fiscal, o governo pela primeira vez não está contribuindo para a recuperação da economia, apontou um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), obtido com exclusividade pelo Estadão.

Durante a recessão, o PIB acumulou uma retração de 8,2%. Desde que começou a crescer, no primeiro trimestre de 2017 até o primeiro trimestre de 2019, a economia só cresceu 3,2%. A preços de 2018, foram recuperados cerca de R$ 148 bilhões somente.

Depois de mais de dois anos de crescimento, o PIB ainda permanece 5,3% abaixo do nível pré-recessão. O levantamento do Ibre/FGV considerou o comportamento do PIB e dos segmentos de atividade econômica por um período de 20 trimestres a contar do início de cada período recessivo registrado no Brasil nos últimos 40 anos.

Desde 1980, o Brasil esteve em recessão por nove vezes. Passados 20 trimestres desde o início do período recessivo, a economia tinha conseguido superar o patamar pré-crise em todas as ocasiões, exceto nas recessões de 1987 (quando permanecia 3,1% aquém do pré-crise) e agora na de 2014 (-5,3%).

Uma das explicações para a dificuldade da recuperação é que o consumo do governo não tem conseguido ajudar no processo de retomada da economia devido ao momento de crise fiscal. Desde que a recessão terminou, o consumo do governo teve ligeira redução de 0,1%. “Está praticamente estagnado”, resumiu a economidta Cristina Trece.

Em relação ao patamar pré-crise, houve uma retração de 1,2% no consumo do governo, ou seja, a administração pública ainda não contribuiu para a recuperação da economia desde a última recessão.

O País está num momento em que acumula problemas tanto de oferta quanto de demanda, segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi).

O governo já detectou a questão da demanda fraca, lembrou Cagnin, diretor do Dieese. Por isso anunciou a liberação de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e estuda a desoneração de folha de pagamento como forma de estimular a geração de emprego.



Recuperação da economia brasileira é a mais fraca em 40 anos, aponta estudo publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Recital de música erudita terá apresentação gratuita nesta quinta (29) em Natal


A Federação Espírita do Rio Grande do Norte, empenhada na promoção da cultura, realiza nesta quinta-feira (29), a 6ª edição do Recital de Música Erudita. Além de um momento de lazer e entretenimento, o evento é a oportunidade do público conhecer interpretações diferenciadas de músicas de grandes compositores dos períodos clássico e contemporâneo. Nesta semana a apresentação fica por conta do violoncelista Diego Paixão. O Recital começa às 17:30h, na livraria da Federação Espírita, na avenida Rodrigues Alves – 779, Tirol. A entrada é gratuita. Informações pelo (84) 3211 8818.

Recital de música erudita terá apresentação gratuita nesta quinta (29) em Natal publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece sete mil oportunidades no RN

De 9 a 13 de setembro, a Estácio promove sua 3ª Feira Virtual de Estágios e Empregos, da qual poderão participar alunos, egressos e não alunos. Para acessar o conteúdo, os interessados deverão fazer seu pré-cadastro no link: https://ift.tt/30LVx8k. Durante este período, 24 horas por dia, será possível conferir carreiras em evidência e mais de sete mil vagas que serão oferecidas para estudantes de todo o Brasil.

Empresas como Cervejaria Ambev, Amil, IBM, Itaú Unibanco, OLX, Stone Pagamentos, Universia Santander, Infoglobo, brMalls, Estante Mágica, White Martins, dentre outras já aderiram à iniciativa. A Cia de Talentos, CIEE, Fundação Mudes, Nube, Siqueira Castro Advogados, Trench Rossi Watanabe Advogados e Castro Neves também disponibilizarão diversas vagas. 

 Além das oportunidades de estágios e empregos, a Feira Virtual também oferecerá aos estudantes de todo o Brasil palestras e conteúdos sobre as novas profissões que estão surgindo no mercado, como alavancar a carreira, dicas para elaboração de currículos, como se comportar e o que dizer durante uma entrevista e muitos mais. 

A interação entre participantes e empresas será realizada por meio de chat conforme programação e agenda da feira. A CMOV disponibilizará aos alunos e ex-alunos da Estácio mil acessos exclusivos à plataforma de desenvolvimento de carreira.

Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece sete mil oportunidades no RN publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Wednesday, August 28, 2019

Zenaide Maia indecisa


Levantamento feito pelo Estado explica a cautela com que o presidente Jair Bolsonaro tem tratado a indicação do filho Eduardo para a embaixada do Brasil em Washington.

Hoje, ele não teria o mínimo de 41 votos no plenário do Senado para ser aprovado para o comando da representação diplomática mais importante do País no exterior.

Dos 81 senadores, 30 responderam que pretendem votar contra o nome do “filho 03” do presidente, ante 15 que disseram ser a favor. Outros 35 não quiseram responder (28) ou se colocaram como indecisos (7). Sem votos certos, Bolsonaro afirmou na semana passada que só irá oficializar a escolha quando Eduardo “sentir” que tem o apoio majoritário dos senadores.

Pelas regras em vigor, primeiro Eduardo terá de ser sabatinado na Comissão de Relações Exteriores da Casa. Depois, seu nome precisa passar por uma votação secreta no colegiado, seguida de outra votação, também secreta, no plenário do Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) – que tem trabalhado pela aprovação do deputado – não vota.A maioria da bancada do Rio Grande do Norte vota contra a indicação do filho do Presidente. Já declaram seus votos os Senadores Styvenson Valentim e Jean Paul Prates, ambos contra. A dúvida fica por conta da Senadora Zenaide Maia(Pros), que está no rol dos indecisos. E indeciso, nesse caso, é sinal que pode votar favorável ao Governo.

Zenaide Maia indecisa publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Carlos Alberto irá lançar pré-candidatura a Prefeitura de Natal nesta quinta (29)

O professor Carlos Alberto que disputou as eleições passadas para governador, irá lançar nesta quinta-feira (29) pré-candidatura à prefeitura de Natal. Ele também irá assumir a presidência do Partido Verde na capital. Na ocasião irá ocorrer a posse dos novos membros da legenda em Natal.



Carlos Alberto irá lançar pré-candidatura a Prefeitura de Natal nesta quinta (29) publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Norte e Nordeste são beneficiados com recursos do megaleilão de petróleo

Os governos estaduais do Norte e do Nordeste devem ser os mais beneficiados com a divisão dos recursos do megaleilão do petróleo, mostra levantamento do Estadão/Broadcast com base em plataforma lançada pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), relator da proposta no Senado. Entre as prefeituras, por outro lado, a situação é mais equilibrada.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 28, a proposta que divide os recursos do leilão entre União, Estados e municípios. O texto deve ser votado ainda nesta quarta no plenário da Casa. A proposta faz parte do chamado pacto federativo, conjunto de projetos envolvendo a distribuição de recursos para governadores e prefeitos. O pacote entrou na negociação para votação da reforma da Previdência.

Dos dez Estados que devem receber os repasses maiores, nove estão no Norte ou no Nordeste. O governo estadual da Bahia receberá R$ 905,5 milhões. O Maranhão é o segundo que mais terá recursos do leilão: R$ 731,5 milhões. Minas Gerais é o único Estado fora do eixo Norte/Nordeste entre os dez governos que mais vão arrecadar com o processo: R$ 537,2 milhões. Os valores foram calculados com base em uma estimativa de arrecadação.
Entre os municípios, cinco das dez prefeituras mais beneficiadas estão no Sul ou no Sudeste, considerando a soma de todas as cidades dentro do mesmo Estado. Os municípios paulistas lideram o ranking de repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e, consequentemente, dos recursos do leilão do petróleo. Juntos, as 645 prefeituras de São Paulo receberão R$ 1,459 bilhão. As cidades de Minas Gerais vêm em seguida: R$ 1,437 bilhão.


Norte e Nordeste são beneficiados com recursos do megaleilão de petróleo publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Veja 5 opções para faculdade de Engenharia em Florianópolis e Palhoça

A área de Engenharia atrai muitos estudantes em busca de uma carreira segura e promissora, pois esse setor, que sempre foi considerado um dos mais tradicionais, também está sempre na vanguarda do desenvolvimento e da aplicações de novas tecnologias.

Devido às inovações e à expansão do conhecimento realizada nas últimas décadas, a engenharia se dividiu em mais de 30 segmentos, o que acaba gerando a necessidade de uma intensa pesquisa para os estudantes na hora de escolher a faculdade ideal.

Entre as carreiras em Engenharia que remuneram melhor seus profissionais, a Unisul oferece 5 opções de curso com diploma reconhecido pelo no Campus da Grande Florianópolis, que está localizado em um dos maiores polos de tecnologia do Brasil, em pleno desenvolvimento.

No ambiente de negócios da capital catarinense conceitos como sustentabilidade e inovação estão na ordem do dia, e fazendo seu curso aqui você já estará próximo das melhores oportunidades!

No Centro da capital Florianópolis, na unidade Unisul da rua Trajano, funcionam os cursos de:

  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Química
  • Engenharia de Produção

Já na Unidade Universitária Pedra Branca, em Palhoça, além dessas 4 opções, também é oferecida a faculdade de Engenharia Civil, que conta com um dos mais bem aparelhados laboratórios de Engenharia Civil de Santa Catarina.

A estrutura do Campus, em ambas as unidades universitárias, oferece ambientes de aprendizagem atualizados e bem equipados para as aulas dos cursos. Esses ambientes também são utilizados para a realização de atividades de estágio e projetos dos cursos de pesquisa. Conheça os principais laboratórios utilizados pelos cursos de Engenharia:

  1. Laboratório de Certificação
  2. Laboratório de Eletrônica
  3. Laboratório de Engenharia Civil (LEC)
  4. Laboratório de Engenharia de Produção
  5. Laboratório de Física
  6. Laboratório de Geoprocessamento
  7. Laboratório de Informática
  8. Laboratório de Instalações Hidráulicas
  9. Laboratório Máquinas e Acionamentos
  10. Laboratório de Monitoria Química
  11. Laboratório de Monitoria Física
  12. Laboratório de Pesquisa e Plasma
  13. Laboratório de Práticas Digitais
  14. Laboratório de Projetos de Engenharia Ambiental
  15. Laboratório de Química
  16. Laboratório de Reciclagem
  17. Laboratório de Telecomunicações
  18. Laboratório de Telemática

A seguir, iremos abordar o que cada curso estuda. Vamos conhecer?

1) Faculdade de Engenharia Ambiental e Sanitária

A crescente preocupação com a sustentabilidade tem colocado em evidência a área de Engenharia Ambiental e Sanitária, que busca soluções para harmonizar o crescimento econômico com o desenvolvimento sustentável.

O engenheiro formado na área tem como objetivo equilibrar a qualidade de vida com o respeito à natureza. Desta forma, tem um amplo campo de atuação em empresas dos mais diferentes segmentos, em organizações não-governamentais e órgãos públicos ou, ainda, como consultor, abrindo sua própria empresa.

Disponível na unidade Florianópolis com aulas pela manhã e na unidade Pedra Branca com aulas à noite, o curso tem duração de 5 anos. Nas fases finais do curso há um Estágio Supervisionado com duração de 195 horas. Ao longo dos 10 semestres de estudos, além das disciplinas de exatas tradicionais da engenharia, você estudará conteúdos como:

  • Auditoria Ambiental
  • Bioquímica da Engenharia Ambiental
  • Climatologia e Meteorologia
  • Ecologia
  • Legislação para o Meio Ambiente
  • Microbiologia Ambiental
  • Processos de Engenharia Biológica
  • Qualidade de Água e Toxicologia Ambiental
  • Química Orgânica Ambiental
  • Recursos Naturais e Energéticos
  • Saúde Ambiental
  • Solos
  • Topografia Geral

Veja mais sobre o curso acessando o site

2) Faculdade de Engenharia Elétrica

Diante de uma sociedade cada vez mais tecnológica, a eletricidade é o que move o desenvolvimento. Com o objetivo de manter sistemas capazes de gerar, manter e distribuir energia, o engenheiro elétrico se tornou indispensável para desenvolver novas tecnologias e manter em funcionamento sistemas fundamentais para o dia a dia das pessoas. Eletromagnetismo, elétrica e eletrônica são algumas das áreas de conhecimento que dão base a faculdade de Engenharia de Elétrica. Este profissional pode desenvolver circuitos, equipamentos e sistemas de automação e atuar nas mais diferentes áreas como Telecomunicações, Eletrotécnica, Energia e Computação.

Disponível na unidade Florianópolis com aulas pela manhã e na unidade Pedra Branca com aulas vespertinas e à noite, o curso tem duração de 5 anos, oferecendo excelência no processo de formação, focado em tecnologias emergentes, oferecendo uma visão crítica e inovadora aos estudantes.

No começo do curso as matérias envolvem as áreas de exatas tradicionais da engenharia como algoritmos, matemática, física e mecânica. Depois, ficam mais focadas em áreas específicas como sistemas, programação, desenho, eletromagnetismo, eletrônica analógica e digital e circuitos eletroeletrônicos.

Na fase intermediária as abordagens são mais aprofundadas, em conjunto com a análise de circuitos elétricos, sistemas de controle e de telecomunicações, circuitos amplificadores, microcontroladores e microprocessadores, sistemas de comunicações móveis e óticas, entre outras.

Nas fases finais, as disciplinas incluem energias renováveis, projetos elétricos industriais, geração e distribuição de energia elétrica, processamento digital de sinais, e telemática, juntamente com o Estágio Supervisionado de 180 horas e o Trabalho de Conclusão de Curso.

Veja mais sobre o curso acessando o site

3) Faculdade de Engenharia Química

A Engenharia Química é a área do conhecimento que prepara profissionais para o desenvolvimento de processos industriais, transformando matéria-prima em produto final. As atribuições do engenheiro químico envolvem analisar métodos e processos físicos, químicos e bioquímicos, buscando alternativas eficientes e que não prejudiquem o meio ambiente.

O curso tem duração de 5 anos, com aulas pela manhã na unidade Florianópolis e aulas à noite na unidade Pedra Branca. O começo do curso é repleto de embasamento teórico como matérias de geometria, desenho técnico, fundamentos de mecânica, química inorgânica experimental e teórica, química orgânica, química analítica, eletromagnetismo, estática e termodinâmica.

Nas fases finais são estudados temas como gerenciamento pela qualidade, gerenciamento da produção, computação gráfica, plano de negócio e empreendedorismo, e disciplinas mais avançadas como:

  • Engenharia Bioquímica
  • Fenômenos e Operações de Transferência de Calor
  • Fenômenos e Operações de Transferência de Calor e Massa
  • Fenômenos e Operações de Transferência da Quantidade de Movimento
  • Projeto de Engenharia
  • Projeto de Reatores

Complementam essas fases finais o estágio supervisionado de 180 horas, e o Trabalho de Conclusão de Curso.

Veja mais sobre o curso acessando o site

4) Faculdade de Engenharia de Produção

A faculdade de Engenharia de Produção é a mais genérica dentro da área e uma ótima escolha para quem trabalhar com engenharia e interagir com outras áreas. Voltada para a linha de produção e empreendedorismo, desenvolve habilidades e competência para o gerenciamento processos produtivos, empregando as melhores práticas para otimizar o desempenho. Desta forma, ela envolve um conjunto maior de conhecimentos e habilidades gerenciais, facilitando a atuação do profissional nos mais diferentes segmentos industriais, alavancando o desenvolvimento econômico das empresas com mais organização e produtividade.

Com duração de 5 anos, as aulas na unidade Florianópolis são no período da manhã, e na unidade Pedra Branca, no período da noite. O curso oferece matérias relacionadas à economia, meio ambiente, finanças, entre outros, além dos conhecimentos técnicos básicos da engenharia e as matérias específicas da área como:

  • Análise de Produtos Industriais
  • Contabilidade de Custos
  • Controle da Qualidade
  • Estratégia da Produção
  • Gerência de Projetos Industriais
  • Gestão de Produção
  • Instalações Industriais
  • Manutenção Industrial
  • Operadores Logísticos
  • Planejamento e Controle da Produção
  • Teoria de Filas e Simulação

Na Engenharia de produção você irá realizar, já a partir do 3˚ semestre, 4 projetos integrados de 30 horas cada, e no último semestre, um Estágio Supervisionado com 180 horas de atividades práticas no ambiente de produção de uma empresa.

Veja mais sobre o curso acessando o site

5) Faculdade de Engenharia Civil

Disponível na unidade Pedra Branca, o curso presencial tem duração de 5 anos, com aulas nos períodos vespertino e noturno, formando profissionais inovadores, criativos e com visão empreendedora.

Nas fases iniciais do curso você irá desenvolver as bases necessárias para as fases mais avançadas, estudando disciplinas de geometria, química, desenho técnico e arquitetônico, métodos numéricos, fundamentos de mecânica e topografia.

Do 3˚ até o 6˚ semestre surgem disciplinas voltadas ao conhecimento de materiais e ao projeto de estruturas, como, por exemplo:

  • Concretos e Argamassas
  • Desenho Arquitetônico
  • Tecnologia da Construção de Edifícios: do Projeto à Estrutura
  • Tecnologias da Construção de Edifícios: da Cobertura à Entrega
  • Instalações Elétricas Prediais
  • Instalações Hidrossanitárias
  • Projeto Arquitetônico
  • Patologias das Edificações

A partir do 6˚ semestre, aspectos de finalização e infraestrutura são abordados, por meio de disciplinas como:

  • Instalações Elétricas Prediais
  • Instalações Hidrossanitárias
  • Instalações de Gás e de Prevenção e Combate a Incêndio
  • Projeto de Instalações Prediais
  • Fundações
  • Abastecimento de Água e Esgoto Sanitário

Por fim, nos últimos dois semestres, há disciplinas voltadas para negócios, como Administração Estratégica para Engenharia, Contabilidade Gerencial, Formação do Preço e Contratos, e duas disciplinas específicas para o Trabalho de Conclusão de Curso, além do Estágio Supervisionado, com duração de 240 horas.

Veja mais sobre o curso acessando o site

Como você pode perceber, é uma jornada repleta de desafios, mas também de recompensas, quando você chegar ao mercado, pronto para fazer a diferença!

O post Veja 5 opções para faculdade de Engenharia em Florianópolis e Palhoça apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Veja 5 opções para faculdade de Engenharia em Florianópolis e Palhoça publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis na Pedra Branca, em Palhoça

Estudar para ser administrador ou contabilista? Se até as empresas ficam em dúvida na hora de contratar, imagine você, que está escolhendo uma faculdade, e uma atividade para a vida toda!

Mas, na verdade, não há grandes mistérios: apesar de serem áreas muito parecidas, o perfil de cada profissional é bem diferente e você saberá com qual se identifica mais, como você verá, após ter lido este artigo!

A Administração e a Contabilidade são áreas complementares, que caminham juntas, conduzindo as organizações para um crescimento saudável. Enquanto o administrador precisa ter uma visão do todo, dos processos internos e externos ligados à atividade empresarial, o contador foca nos recursos financeiros, nos recebimentos, pagamentos e tributos.

Mas, independentemente da sua escolha, saiba que ambas as funções envolvem grande responsabilidade, seja trabalhando em uma empresa ou à frente do seu próprio negócio, pois as duas áreas são essenciais para o bom andamento dos negócios. Mas, qual delas mais combina mais com você?

Faculdade de Administração na Pedra Branca

Se engana quem diz que, quando alguém não sabe qual curso escolher, opta por este curso. Essa área está sendo muito procurada, pois os jovens estão cada vez mais focados em ter o seu próprio negócio, e a faculdade de Administração oferece toda a base para empreender.

O administrador ideal tem um perfil dinâmico e inquieto, sempre ligado nas novidades do mercado, é capaz de se expressar com clareza, identificar oportunidades e liderar equipes, conectando setores, minimizando gastos, gerenciando os processos com eficiência. Então, se você se identifica com o mundo dos negócios, gosta de gestão e tem aptidão para lidar com pessoas, Administração é a faculdade certa para você!

Na unidade universitária da Pedra Branca, em Palhoça, o curso de Administração da Unisul tem duração de 4 anos, com aulas no período da noite. O curso desenvolve uma visão estratégica e empreendedora para atuar nos mais diferentes setores, com 12 disciplinas voltadas especificamente para o desenvolvimento de competências para gestão:

  • Estrutura e Processos Organizacionais
  • Gestão do Conhecimento
  • Gestão de Custos e Preços
  • Gestão Estratégica
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Processos da Gestão de Pessoas
  • Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional
  • Gestão Financeira de Curto Prazo
  • Gestão Financeira de Longo Prazo
  • Gestão de Produção
  • Sistemas Integrados de Gestão

Também fazem parte do currículo 5 disciplinas voltadas para o Marketing:

  • Comunicação nas Organizações
  • Marketing
  • Marketing de Varejo e Serviços
  • Pesquisa de Marketing
  • Planejamento de Marketing

Durante o curso, a partir do 6˚ semestre, você irá realizar 3 estágios supervisionados, totalizando 300 horas.

Veja mais sobre o curso acessando o site

Faculdade de Ciências Contábeis na Pedra Branca

Já o curso de Ciências Contábeis é mais voltado para o controle financeiro e tributário. Atividades como controle de registros e fluxo de caixa, pagamento de tributos, planos de investimentos e análises de cenário são atribuições do contabilista. Trabalhando em equipe com o administrador, o contabilista registra todas as informações para a análise da saúde da empresa e ajuda nas tomadas de decisões.

Se você é organizado, tem pensamento estratégico, boa concentração, afinidade com cálculos e se interessa pelas legislações das áreas fiscal e comercial, Ciências Contábeis é a faculdade certa para você!

Uma curiosidade: apesar de ter grande parte das matérias focadas em cálculos e matemática, Ciência Contábeis não é uma ciência exata. Ela faz parte das Ciências Sociais Aplicadas e compõe, com a Economia e Administração, a área das Ciências Gerenciais.

Na unidade Pedra Branca, o curso tem duração de 4 anos, é noturno e busca formar profissionais com excelência analítica e postura gerencial para contribuir com o sucesso das organizações. Se identificou? Então, vamos conhecer algumas disciplinas específicas da contabilidade:

  • Análise das Demonstrações Contábeis
  • Análise de Investimentos
  • Contabilidade Comercial: Operações Comerciais
  • Contabilidade Comercial: Operações Avançadas
  • Escritório de Práticas da Contabilidade Financeira
  • Contabilidade de Custos
  • Contabilidade Estratégica
  • Matemática Atuarial
  • Matemática Financeira
  • Orçamento Empresarial e Controladoria
  • Probabilidade e Estatística
  • Técnicas de Registro Contábil

Este curso não exige Estágio Supervisionado e trabalho de conclusão, mas a unidade de aprendizagem Escritório de Práticas da Contabilidade Gerencial, com duração de 120 horas, propicia a vivência da profissão durante o período do curso.

E, uma vez formando em Ciências Contábeis, você terá ao seu alcance, na própria Unisul, opções de pós-graduação para se especializar em áreas como Gestão Financeira, Gestão de Negócios e Governança Corporativa.

Veja mais sobre o curso acessando o site

A área de Ciências Gerenciais é demais, né? Não deixe essa oportunidade escapar! Conheça nossas formas de ingresso e venha para a Unisul!

O post Faculdade de Administração e Ciências Contábeis na Pedra Branca, em Palhoça apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Faculdade de Administração e Ciências Contábeis na Pedra Branca, em Palhoça publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Unisul tem 3 opções de faculdade de Tecnologia da Informação em Florianópolis

A transformação digital gerou inúmeras transformações na sociedade, impactando os sistemas produtivos, a oferta de produtos e serviços, e até mesmo criando novas interfaces entre os serviços bancários e seus clientes.

Para manter sua força no mercado, as empresas estão focando em talentos inovadores na área da tecnologia. Com o aumento da procura por esses profissionais, a carreira em TI (Tecnologia da Informação) segue entre as mais promissoras, oferecendo inúmeras oportunidades. Criar soluções para empresas e melhorar a qualidade de vida das pessoas estão as principais demandas atendidas por esse segmento, por meio de serviços mais fluídos e de fácil utilização.

Por que estudar Tecnologia da Informação em Florianópolis?

Apontada pelo site Infomoney como o “Vale do Silício Brasileiro”, Florianópolis se destaca quando o assunto é Tecnologia e Inovação. A cidade vem se tornando referência por abrigar empreendimentos de tecnologia como empresas de software, parques tecnológicos e incubadoras. Proporcionando um ecossistema saudável para essas empresas, a capital catarinense oferece oportunidades de crescimento, um ambiente propício ao empreendedorismo, e excelente qualidade de vida.

Um claro exemplo do protagonismo digital de Floripa foi em 2018, quando a startup Decora, que desenvolve cenários de decoração para imóveis em 3D, foi vendida por 100 milhões de dólares a uma empresa americana. Mais recentemente, em agosto de 2019, a Resultados Digitais, fundada em 2010 e líder no mercado brasileiro de automação de marketing, recebeu uma nova rodada de investimentos de 200 milhões de Reais.

As startups surgidas na última década vieram diversificar um mercado que já era sólido, com as marcantes presenças de empresas como Softplan, Dígitro e Pixeon. Tanto as novas como as empresas mais antigas contaram com profissionais formados nas universidades locais desde a sua concepção, e nesse ponto da história entra a Unisul!

Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, os mais tradicionais dessa área, antigamente chamada de informática, já formaram centenas de programadores, engenheiros de sistemas e gestores que hoje são líderes em empresas de TI por todo o estado de Santa Catarina.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mais recente, veio oferecer uma formação mais ágil, porém completa, para quem já quer entrar no mercado enquanto ainda está na faculdade.

Para você entender melhor as diferenças e similaridades entre os cursos, vamos analisar o que é estudado em cada semestre. Vamos lá?

1˚ Semestre

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ciência da Computação Sistemas de Informação
Algoritmos I
Elementos da Trigonometria e Funções Elementares
Fundamentos da Administração
Introdução à Organização de Computadores
Universidade e Ciência
Algoritmos I
Elementos da Trigonometria e Funções Elementares
Introdução à Organização de Computadores
Lógica Booleana
Sociedade, Cultura e Tecnologia
Algoritmos I
Elementos da Trigonometria e Funções Elementares
Fundamentos da Administração
Introdução à Organização de Computadores
Universidade e Ciência

2˚ Semestre

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ciência da Computação Sistemas de Informação
Algoritmos II
Estudos Socioculturais
Interface Humano Computador
Legislação para Empresas de Tecnologia da Informação
Lógica Booleana
Probabilidade e Estatística
Algoritmos II
Derivadas de Funções de uma ou mais Variáveis
Eletricidade e Circuitos Digitais
Limites e Continuidade de Funções de Uma ou Mais Variáveis
Noções de Álgebra Linear
Teoria do Conhecimento
Algoritmos II
Fundamentos de Teoria Geral de Sistemas
Legislação para Empresas de Tecnologia da Informação
Lógica Booleana
Princípios de Arquitetura de Computadores
Sociedade, Cultura e Tecnologia

3˚ Semestre

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ciência da Computação Sistemas de Informação
Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Estrutura de Dados
Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação
Programação Orientada a Objetos
Socioeconomia e Geopolítica
Análise de Algoritmos
Conjuntos e Combinatória
Estrutura de Dados
Integrais de Funções de Uma ou Mais Variáveis
Probabilidade e Estatística
Programação Orientada a Objetos
Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Estrutura de Dados
Logística
Probabilidade e Estatística
Programação Orientada a Objetos

4˚ Semestre

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ciência da Computação Sistemas de Informação
Fundamentos de Banco de Dados
Princípios da Engenharia de Software
Sistemas Operacionais
Teoria do Conhecimento
Tópicos Avançados de Programação
Fundamentos de Banco de Dados
Grafos
Princípios de Arquitetura de Computadores
Sistemas Operacionais
Tópicos Avançados de Programação
Fundamentos de Banco de Dados
Gestão de Marketing
Programação Linear e Grafos
Sistemas Operacionais
Tópicos Avançados de Programação

5˚ Semestre

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ciência da Computação Sistemas de Informação
Aplicação da Engenharia de Software
Aplicação de Banco de Dados
Estudo de Caso – Projeto
Modelagem de Jogos Digitais
Princípios de Qualidade de Software
Programação para Web
Aplicação de Banco de Dados
Fundamentos de Sistemas Distribuídos
Modelagem de Jogos Digitais
Noções de Geometria Analítica
Teoria das Linguagens Formais
Aplicação de Banco de Dados
Aplicações dos Modelos de Processos
Automação de Processos de Negócio
Fundamentos de Comunicação de Dados
Gestão Financeira
Princípios da Engenharia de Software

6˚ Semestre

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ciência da Computação Sistemas de Informação
Desenvolvimento de Jogos Digitais
Estudo de Caso – Desenvolvimento
Fundamentos de Comunicação de Dados
Segurança de Redes
Conceitos de Linguagens de Programação
Fundamentos de Comunicação de Dados
Interface Humano Computador
Legislação para Empresas de Tecnologia da Informação
Princípios da Engenharia de Software
Princípios de Qualidade de Software
Técnicas de Inteligência Artificial
Aplicação da Engenharia de Software
Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação
Programação para Web
Redes de Computadores
Técnicas de Inteligência Artificial

7˚ Semestre

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ciência da Computação Sistemas de Informação
Este curso se encerra no 6˚ Semestre. Aplicação da Engenharia de Software
Desenvolvimento de Jogos Digitais
Programação para Web
Redes de Computadores
Sistemas de Apoio à Decisão
Administração de Redes
Interface Humano Computador
Linguagens Formais e Programação
Princípios de Qualidade de Software
Programação de Aplicações para Dispositivos Móveis
Sistemas de Apoio à Decisão

8˚ Semestre

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ciência da Computação Sistemas de Informação
Este curso se encerra no 6˚ Semestre. Administração de Redes
Arquitetura e Programação de Microcontroladores
Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Segurança de Redes
Universidade e Ciência
Planejamento Estratégico para Tecnologia da Informação
Programação de Jogos para Dispositivos Móveis
Segurança de Redes
Socioeconomia e Geopolítica
TCC em Sistemas de Informação I

9˚ Semestre

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ciência da Computação Sistemas de Informação
Este curso se encerra no 6˚ Semestre. Estudos Socioculturais
Gestão de Projetos em Tecnologia da Informação
Processamento Digital de Imagens
Projeto de Sistemas Embutidos
TCC em Ciência da Computação I
Estudos Socioculturais
Gestão do Desenvolvimento Humano e Organizacional
Princípios de Governança em Tecnologia da Informação
Teoria do Conhecimento
TCC em Sistemas de Informação II

10˚ Semestre

Análise e Desenvolvimento de Sistemas Ciência da Computação Sistemas de Informação
Este curso se encerra no 6˚ Semestre. Pesquisa Operacional
Socioeconomia e Geopolítica
TCC em Ciência da Computação II
Tradução de Linguagens de Programação
Este curso se encerra no 9˚ Semestre.

Duração, turno e local das aulas, formas de ingresso

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

  • Duração: 3 anos
  • Turno: noite
  • Local: Unidade Dib Mussi – Centro
  • Formas de ingresso: Processo seletivo pelo Histórico Escolar do Ensino Médio e Vestibular Acafe

Ciência da Computação

Em Florianópolis

  • Duração: 5 anos
  • Turno: manhã
  • Local: Unidade Trajano – Centro
  • Forma de ingresso: Processo seletivo pelo Histórico Escolar do Ensino Médio

Em Palhoça

  • Duração: 5 anos
  • Turno: Noite
  • Local: Unidade Pedra Branca
  • Forma de ingresso: Processo seletivo pelo Histórico Escolar do Ensino Médio

Sistemas de Informação

Em Florianópolis

  • Duração: 4 anos e meio
  • Turno: noite
  • Local: Unidade Dib Mussi – Centro
  • Forma de ingresso: Processo seletivo pelo Histórico Escolar do Ensino Médio

Em Palhoça

  • Duração: 4 anos e meio
  • Turno: Noite
  • Local: Unidade Pedra Branca
  • Formas de ingresso: Processo seletivo pelo Histórico Escolar do Ensino Médio e Vestibular Acafe

Como você pode ver, todos os 3 cursos oferecem uma sólida preparação para o mundo do desenvolvimento de softwares, de bancos de dados, de sistemas integrados, e de jogos digitais.

O curso de Sistemas da Informação estuda conteúdos mais voltados para aplicação da tecnologia em processos de produção, de negócios e de gestão.

O curso de Ciência da Computação vai além, estudando: Geometria Analítica, Comunicação de Dados, Arquitetura e Programação de Microcontroladores, Processamento Digital de Imagens e Projeto de Sistemas Embutidos.

Para qualquer uma das 3 opções de faculdade de Tecnologia da Informação na Grande Florianópolis oferecidas pela Unisul você pode ingressar sem necessidade de vestibular pelo Processo Seletivo pelo Histórico Escolar do Ensino Médio.

Acesse os sites dos cursos para saber mais:

O post Unisul tem 3 opções de faculdade de Tecnologia da Informação em Florianópolis apareceu primeiro em Mercado em Foco.


Unisul tem 3 opções de faculdade de Tecnologia da Informação em Florianópolis publicado primeiro em: https://mercadoemfoco.unisul.br

Bolsonaro chama Brasil de 'lixo' e vídeo viraliza. VEJA O VÍDEO;

Confira o vídeo; 



Bolsonaro chama Brasil de 'lixo' e vídeo viraliza. VEJA O VÍDEO; publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

MPF aciona empresa de criação de camarão por ocupar área de preservação permanente. Procurador lamenta que o Idema/RN tem contribuído com a continuidade do dano ambiental

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública (ACP) contra a Fazenda São Francisco Aquicultura – cujo empreendimento se situa em Guamaré, município a 170 km da capital potiguar – por utilizar uma área de preservação permanente (APP) como local de criação de camarão, a chamada carcinicultura. A ACP também tem como alvo o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN), que não vem cobrando da empresa as condições previstas em sua licença de operação e nem combatendo a degradação da área.

O empreendimento, chamado Sítio Salina São Francisco, ocupa parte do mangue do rio Miaçaba e o desrespeito à legislação foi observado, inicialmente, em uma vistoria do Idema no ano de 2014, que resultou em um auto de infração. Na época, a empresa operava com licença ambiental que havia expirado desde novembro de 2011. O instituto tentou, sem sucesso, celebrar um termo de ajustamento de conduta com o proprietário, o qual, contudo, não aceitou desocupar a APP por não reconhecer o dano ambiental provocado.

Em 2016, apesar do histórico, o Idema concedeu nova licença de operação ao empreendimento, mesmo registrando que a Fazenda São Francisco Aquicultura continuava ocupando área de preservação permanente. Essa situação irregular foi permitida com base na Lei Estadual 9.978/2015, que em tese ampararia a exploração da carcinicultura em mangue.

Para o MPF, contudo, essa lei é inconstitucional. A lei também extrapola ao apontar tal atividade como sendo “agrossilvipastoril”, sem que tal definição esteja prevista na legislação federal. “Não há como se conceber ser a atividade de carcinicultura agrossilvipastoril no Rio Grande do Norte e não ser no restante do país”, enfatiza a ACP. Somado a isso, ainda trata a atividade de carcinicultura em áreas de apicum e salgado como algo absolutamente diferente da atividade em manguezal.

Omissão – Parte ou toda a irregularidade observada no empreendimento poderia ser sanada se o órgão ambiental estivesse exercendo seu papel, contudo o MPF lamenta que o Idema não tenha sequer cobrado as condicionantes para o funcionamento da fazenda, “dentre elas a proibição de ocupar APP, a qual não está sendo cumprida nem é objeto de diligência por parte da autarquia”.


Dessa forma, observa o procurador, o Idema tem contribuído com a continuidade e o agravamento do dano ambiental, concretizado por meio de desmatamento e ocupação indevida de mangue. “O Idema deveria (…) ter promovido as alterações devidas nas licenças ambientais já concedidas e observado as novas disposições legais”, indica.

Além da desocupação da APP e da determinação para que o Idema não mais conceda ou renove licenças com base na Lei Cortez Pereira, o MPF requer a condenação da empresa ao pagamento de R$ 50 mil a título de indenização pelo dano material efetivamente causado ao meio ambiente, assim como a elaboração de um plano de recuperação de área degradada (Prad).

O processo tramita na Justiça Federal sob o número 0800473-21.2019.4.05.8403.

MPF aciona empresa de criação de camarão por ocupar área de preservação permanente. Procurador lamenta que o Idema/RN tem contribuído com a continuidade do dano ambiental publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com