O interior do Rio Grande do Norte vivência a volta da insfestação do mosquito barbeiro. Uma das regiões mais afetadas é o Seridó. São muitos os relatos. A situação é preocupante. A SESAP - Secretaria Estadual de Saúde, segundo informações sequer tem inseticidas para combater a infestação em muitas cidades, o que eleva o alto risco para a transmissão da doença de chagas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, existem 162 espécies de vetores, destas, nove vivem no Nordeste. A velha imagem de proliferação do Barbeiro em casas de taipa, no Interior, tem ficado para trás, já que estudos apontam também a incidência desses insetos nas cidades.
Ainda segundo a OMS, 2 a 3 milhões de pessoas no mundo são vítimas da doença de chagas. O difícil é saber quem são e onde estão, já que grande número é crônico, ou seja, a vítima carrega os sintomas por anos, sem detectar.
Proliferação do mosquito barbeiro preocupa moradores do interior do RN publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com
No comments:
Post a Comment