Thursday, January 31, 2019

Eleitores de Santa Cruz e Passa e Fica vão às urnas neste domingo (03)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realiza no próximo domingo (03) as eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito dos municípios de Santa Cruz (16ª ZE) e Passa e Fica (12ª ZE), localizadas no interior do estado.

Faltando dois dias para a votação, os preparativos seguem a todo vapor e a expectativa é de que 32 mil eleitores vão às urnas nessas cidades.

As novas eleições foram marcadas para substituir prefeitos cassados por decisões da Justiça Eleitoral. Dessa forma, novos nomes foram registrados no TRE-RN para concorrer às vagas.

Em Santa Cruz, os eleitores poderão escolher entre os seguintes candidatos: Ivanildo Ferreira Lima Filho (prefeito) e Glauther Adriano Azevedo Silva (vice-prefeito), da coligação “Seguindo em Frente”; e José Péricles Farias da Rocha (prefeito) e Paulo César (vice-prefeito), pela coligação “Porque o Povo Quer”.

Já em Passa e Fica, os candidatos que concorrem são: Celso Luiz Marinho Lisboa (prefeito) e Maria de Lourdes Silva do Nascimento (vice-prefeito), pela coligação “Passa e Fica Continua Crescendo”; e Cibelly Fonseca Jorge (prefeito) e Edson Pereira Padilha (vice-prefeito), pela coligação “Unidos para Mudar”.

De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RN (STIC), serão utilizadas um total de 113 urnas, sendo 86 destinadas para Santa Cruz e 27 para Passa e Fica. As máquinas já foram transportadas. para os municípios e a previsão é que a geração de mídias e carga de urnas sejam feitas até a quinta-feira (31).

Eleitores de Santa Cruz e Passa e Fica vão às urnas neste domingo (03) publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

“Quem se importa com as opiniões do Olavo?”

Do General Mourão decidiu reagir em tom de deboche aos xingamentos do guru de Jair Bolsonaro: “Quem se importa com as opiniões do Olavo?”



“Quem se importa com as opiniões do Olavo?” publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Natal vai receber Circuito Brasileiro BB Open de Vôlei de Praia


O Prefeito Álvaro Dias anunciou pelo Instagram que a Prefeitura de Natal fechou parceria da sexta etapa do Circuito Brasileiro BB Open de Vôlei de Praia.

Natal receberá o torneio e atletas de ponta entre os dias de 19 a 24 de março.

Os jogos serão na praia do Forte.

Natal vai receber Circuito Brasileiro BB Open de Vôlei de Praia publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Eleitores de Santa Cruz e Passa e Fica vão às urnas no domingo (03)

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realiza no próximo domingo (03) as eleições suplementares para os cargos de prefeito e vice-prefeito dos municípios de Santa Cruz (16ª ZE) e Passa e Fica (12ª ZE), localizadas no interior do estado.

Faltando dois dias para a votação, os preparativos seguem a todo vapor e a expectativa é de que 32 mil eleitores vão às urnas nessas cidades.

As novas eleições foram marcadas para substituir prefeitos cassados por decisões da Justiça Eleitoral. Dessa forma, novos nomes foram registrados no TRE-RN para concorrer às vagas.

Em Santa Cruz, os eleitores poderão escolher entre os seguintes candidatos: Ivanildo Ferreira Lima Filho (prefeito) e Glauther Adriano Azevedo Silva (vice-prefeito), da coligação “Seguindo em Frente”; e José Péricles Farias da Rocha (prefeito) e Paulo César (vice-prefeito), pela coligação “Porque o Povo Quer”.

 Já em Passa e Fica, os candidatos que concorrem são: Celso Luiz Marinho Lisboa (prefeito) e Maria de Lourdes Silva do Nascimento (vice-prefeito), pela coligação “Passa e Fica Continua Crescendo”; e Cibelly Fonseca Jorge (prefeito) e Edson Pereira Padilha (vice-prefeito), pela coligação “Unidos para Mudar”.

De acordo com a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-RN (STIC), serão utilizadas um total de 113 urnas, sendo 86 destinadas para Santa Cruz e 27 para Passa e Fica. As máquinas já foram transportadas. para os municípios e a previsão é que a geração de mídias e carga de urnas sejam feitas até a quinta-feira (31)

Eleitores de Santa Cruz e Passa e Fica vão às urnas no domingo (03) publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Complicou para o (ex) deputado Ricardo Motta

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou o deputado estadual Ricardo Motta pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e peculato. Ao todo, foram oferecidas quatro denúncias contra Ricardo José Meireles da Motta, todas desdobramentos da operação Candeeiro, deflagrada pelo MPRN em 2 de setembro de 2015. As denúncias são assinadas pelo procurador-geral de Justiça (PGJ), Eudo Rodrigues Leite, e ainda estão sob segredo de justiça.

Complicou para o (ex) deputado Ricardo Motta publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

O queridinho de Fátima


O deputado estadual Francisco do PT, ex-prefeito de Parelhas, terá papel de destaque no governo Fátima. Chico é o queridinho da governadora Fátima Bezerra(PT). 

Se depender da governadora, todos os pleitos de Francisco serào atendidos.

O queridinho de Fátima publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Vira-casaca


A esquerda brasileira anda furiosa e chama o presidente Evo Morales de vira-casaca. Ele tenta se aproximar de Bolsonaro em defesa da economia debilitada da Bolívia.

Vira-casaca publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Bolsonaro depende deles...


O futuro do país fica nas mãos da nova composição do Senado e da Câmara dos Deputados. A gestão Bolsonaro, que negociou pouco com os partidos e mais com os blocos temáticos, só decolará se os votos no placar eletrônico se mostrarem favoráveis ao governo.


Bolsonaro depende deles... publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Esqueceram de Pimentel


Lideranças nacionais do PT querem uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a tragédia de Brumadinho. Vão, ao mesmo tempo, arrumar dor de cabeça para Fernando Pimentel, também do PT, que governou Minas Gerais nos últimos quatro anos.


Esqueceram de Pimentel publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

A estratégia do pacote financeiro de Fátima

Persiste no núcleo do poder do Governo a dúvida sobre o momento mais adequado para o envio de projetos à Assembleia com os quais pretende analisar o pacote de medidas pela recuperação financeira do RN. Uma corrente preconiza paciência e a fixação de abril como mês limite para protocolar. Outra defende a apresentação até a metade de fevereiro, numa espécie de tudo ou nada, confiando que a maioria tem noção exata da crise e aprovará.
.
A estratégia do pacote financeiro de Fátima publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Isso não é uma indenização, diz Vale

Solidários?
A Vale já está pagando uma doação no valor de R$ 100.000,00 mil à famíliares de vítimas na 'tragédia' de Brumadinho.

A mineradora garante: "isso não é uma indenização, é doação".


Isso não é uma indenização, diz Vale publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

MDB escolhe Renan como candidato a presidente do Senado


O Globo — A bancada do MDB escolheu na noite desta quinta-feira Renan Calheiros (AL) como candidato à presidência do Senado. Ele derrotou Simone Tebet (MS) por sete votos a cinco.

O partido tem 13 senadores, mas Jarbas Vasconcelos (PE) não compareceu. O voto foi secreto. Na mesma reunião, Eduardo Braga (AM) foi escolhido como novo líder.

MDB escolhe Renan como candidato a presidente do Senado publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Complicou para Ministra de Bolsonaro!



Complicou para Ministra de Bolsonaro! publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Nota do MEC cita Marxismo, KGB, União Soviética ao desmentir jornalista de O Globo

Está na fanpage do MEC, Nota desmentindo Colunista do jornal O Globo.

Confira à íntegra da Nota;





Nota do MEC cita Marxismo, KGB, União Soviética ao desmentir jornalista de O Globo publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Fátima Bezerra vai propor Teto de Gastos no RN no qual classificava como 'nociva à população

Fátima Bezerra em entrevista a TV Senado

Fátima Bezerra (PT) surpreendeu na reunião com  deputados estaduais nesta quarta-feira, 30, ao ter levantado a possibilidade de se propor uma lei estabelecendo teto nos gastos públicos do Rio Grande do Norte. Seria uma das medidas do Plano de Recuperação Fiscal que ela pretende apresentar à Assembleia Legislativa na próxima semana.

A reação de surpresa foi imediata entre os deputados presentes no auditório da Governadoria, isso porque o teto de gasto sempre foi combatido por Fátima, quando senadora. Agora governadora, Fátima Bezerra que  chegou a classificar o teto de gastos como 'nociva à população' ( VEJA AQUI) emite sinais que concorda com essa tese, ao sugerir uma lei estadual estabelecendo o teto nos gastos públicos

A medida aprovada no Congresso pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) prevê que os gastos da União, durante período de 20 anos, só poderão aumentar de acordo com a inflação do ano anterior. 


Fátima Bezerra vai propor Teto de Gastos no RN no qual classificava como 'nociva à população publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Fernando Haddad programa visita ao RN


Fernando Haddad, que disputou a presidência da República pelo PT, programa uma extensa agenda pelo País começando pelo Nordeste. 

Haddad visita no dia 14 de fevereiro o Ceará. A programação ainda passa pelo Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Pernambuco. 

A estratégia da cúpula nacional do PT, é apresentar o petista como principal líder das oposições no Brasil.

Fernando Haddad programa visita ao RN publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Adesão ao Simples Nacional

As empresas que querem optar pela adesão ao Simples Nacional para 2018 devem correr, pois tem até hoje, 31 de janeiro para realizar essa opção e, uma vez deferida, produzirá efeitos a partir do primeiro dia do ano calendário da opção. “Se a pessoa fizer a opção e houver algum tipo de restrição terá que ajustar até o fim de janeiro. Porém, se deixar para a última hora, as ações para ajustes serão praticamente impossíveis”, explica o consultor Contábil, Kleiton Chacon que lembra que o programa é bastante atrativo na maioria dos casos.

Adesão ao Simples Nacional publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Modelagem OO > Linguagem OO

Recentemente ouvi o podcast sobre OO e SOLID no Hipsters.tech, e decidi contribuir com a discussão.

Por muito tempo achei que o grande segredo para se desenhar um bom sistema orientado à objetos era conhecer, e muito bem, cada um dos princípios SOLID, encapsulamento, coesão, acoplamento, DDD, padrões de projeto.

Tanto achava isso que até escrevi um livro inteiro sobre OO e SOLID pela Casa do Código em 2012.

SOLID, padrões de projeto, Tell Don’t Ask, e similares, ajuda, as pessoas a implementarem sistemas OO, mas não a modelarem sistemas OO.

Modelagem de software é fundamental, independente de quais sejam as suas escolhas (por exemplo, tecnologia, framework, ou paradigma de linguagem). Modelar significa entender um problema do mundo real, que geralmente é muito complexo, e transformá-lo em um conjunto de definições/abstrações, mais simples, que nos permitam então conversar e manipular o problema.

Imagine o processo de compra numa loja grande, por exemplo, Amazon. É muito complexo. Para conseguirmos entender, programar, e depois manipular, precisamos pensar em abstrações. Veja que estou falando de abstração como um conceito genérico; não como “uma interface que depois possa ser estendida por classes, e que pra esse caso, o padrão de projeto X cai bem”. Abstração como uma ferramenta de comunicação.

E a boa abstração, de novo, não é aquela só com baixo acoplamento e alta coesão e <coloque sua boa prática aqui>, mas sim aquela que nos ajuda a ser preciso sobre o que estamos falando. Dijkstra que inspirou minha linha de pensamento:

“O propósito da abstração não é sobre ser vago, mas sobre criar um novo nível de semântica na qual podemos ser absolutamente precisos.” — Edsger Dijkstra1

Modelagem é e sempre será algo de alto nível. E é por isso que os trabalhos (mais importantes) da área (por exemplo, David Parnas, Grady Booch, Bertrand Meyer, Eric Evans) são praticamente ignorantes em relação à linguagens de programação. Afinal, você não precisa delas para modelar.

Mas, claro, em algum momento, você, desenvolvedor, vai implementar o que modelou. A vantagem de então usar-se uma linguagem OO é que ela oferece (alguns poucos) mecanismos para expressar seu modelo: dados e comportamentos perto um do outro, acesso/não acesso à dados, e extensibilidade.

Nesse momento, toda a discussão sobre SOLID, padrões de projeto, e etc, passam a fazer sentido, já que elas são excelentes guias de como fazer isso usando as linguagens OO que temos atualmente.

Mas essa é a parte fácil do trabalho, se você me perguntar. Fácil no sentido de que sua utilização é praticamente mecânica, dado um modelo. A parte difícil é modelar.

Minha mensagem final é que deveríamos falar mais sobre modelagem e menos sobre linguagens OO e padrões!

1 Você pode ler a transcrição da ACM Turing Lecture de 1972 onde Dijkstra menciona a frase que separei no texto: https://www.cs.utexas.edu/~EWD/transcriptions/EWD03xx/EWD340.html. Em inglês: “The purpose of abstraction is not to be vague, but to create a new semantic level in which one can be absolutely precise.”

The post Modelagem OO > Linguagem OO appeared first on Blog da Caelum: desenvolvimento, web, mobile, UX e Scrum.


Modelagem OO > Linguagem OO publicado primeiro em: http://blog.caelum.com.br

Wednesday, January 30, 2019

Bancada do PT vai propor a criação da CPI das Mineradoras


Em visita ao local onde se rompeu a barragem de Brumadinho (MG), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta, já avisaram que irão propor a criação da CPI das Mineradoras com o intuito de evitar tragédias semelhantes e punir os seus verdadeiros responsáveis.

"É muito importante que se tome providências contra a Vale. Por isso é importante também fazer uma CPI. Precisamos saber o que está acontecendo e a forma como iremos atuar. A empresa precisa ser responsabilizada por isso”, avaliou Gleisi.

O líder do PT na Câmara já avisou que a Vale do Rio Doce não poderá sair impune deste processo. “Esta é a lógica que nós temos que enfrentar. Aqui neste local certamente tem centenas de trabalhadores soterrados fruto da impunidade, da ganância. E é contra isso que temos que lutar.”.



Bancada do PT vai propor a criação da CPI das Mineradoras publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Ezequiel é consenso

Consolidado o nome do presidente da AlRN, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que construiu habilmente a sua reeleição. O deputado tem muito trânsito com os pares na Casa. Mesmo assim, tem feito campanha conversando com os colegas.



Ezequiel é consenso publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

TSE publica portaria com relação de partidos que terão acesso ao Fundo Partidário em 2019

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) desta terça-feira (29) portaria com a relação dos partidos políticos que atingiram a cláusula de desempenho e, portanto, terão direito ao recebimento de recursos do Fundo Partidário a partir do dia 1° de fevereiro deste ano.

Instituído pela Emenda Constitucional nº 97/2017, o mecanismo, também conhecido como cláusula de barreira, estabeleceu novos critérios para acesso dos partidos aos recursos do Fundo Partidário e ao tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Segundo a norma, têm direito aos valores as legendas que, na legislatura seguinte ao pleito de 2018, obtiveram no mínimo 1,5% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 1% (um por cento) dos votos válidos em cada uma delas. Ou as que elegeram pelo menos nove deputados federais distribuídos em pelo menos um terço das 27 unidades da Federação.

Do total de 35 partidos registrados no TSE, 21 terão acesso aos recursos do Fundo, cujo valor global para 2019 foi estabelecido em R$ 927.750.560,00 pela Lei Orçamentária Anual (LOA). Ficaram de fora da divisão dos recursos as legendas que não cumpriram, nas Eleições 2018, os requisitos fixados na cláusula de desempenho.

As 21 agremiações que terão acesso aos recursos do Fundo, com os respectivos percentuais de votos válidos a serem utilizados para fins de cálculo do valor a ser recebido, são as seguintes: PSL, 12,81%; PT, 11,32%; PSDB 6,60%; PSD, 6,43%; PP, 6,12%; PSB, 6,02%; MDB, 6,08%; PR, 5,84%; PRB, 5,58%; DEM, 5,12%; PDT, 5,08%; PSOL, 3,11%; NOVO, 3,07%; PODE, 2,51%; PROS, 2,28%; PTB, 2,26%; SOLIDARIEDADE, 2,18%; AVANTE, 2,06%; PPS, 1,78%; PSC, 1,97%; e PV 1,78%.

Deixarão de receber, a partir de fevereiro, recursos provenientes do Fundo Partidário os seguintes partidos: Rede, Patriota, PHS, DC, PCdoB, PCB, PCO, PMB, PMN, PPL, PRP, PRTB, PSTU e PTC.

Composição do Fundo

Dividido em 12 cotas repassadas mensalmente pelo TSE aos partidos, o valor global do Fundo Partidário em 2019 é composto de duas partes. A primeira, por dotações orçamentárias da União (duodécimos orçamentários) que totalizam R$ 810.050.743,00. A segunda, por valores provenientes da arrecadação de multas e penalidades aplicadas nos termos do Código Eleitoral. Estimado em R$ 117.699.817,00, esse valor pode sofrer variação.

De acordo com o artigo 41-A da Lei 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos), 5% do total do Fundo Partidário são distribuídos, em partes iguais, a todos os partidos; e outros 95% na proporção dos votos obtidos pelas legendas na última eleição geral para a Câmara dos Deputados. Em qualquer circunstância, só terão direito aos valores as agremiações que cumpriram os requisitos de acesso da cláusula de desempenho.

A impossibilidade de recebimento, a partir do dia 1° de fevereiro, de recursos do Fundo Partidário pelas legendas que não atingiram a cláusula de barreira foi reafirmada no dia 19 de dezembro do ano passado pelo TSE no julgamento de uma petição protocolada pela Rede Sustentabilidade (REDE).

Em um outro julgamento, no dia anterior, 18 de dezembro de 2018, a Corte havia determinado que o resultado obtido nas Eleições 2018 para a composição da Câmara dos Deputados seria o considerado para aplicação da cláusula de barreira na legislatura de 2019 a 2023.

Prestação de Contas

Em 2018, como previsto na LOA, foram distribuídos R$ 888.735.090,00 relativos ao Fundo Partidário às 35 legendas políticas com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desse total, R$ 780.357.505,00 referiam-se a dotações orçamentárias da União, e mais R$ 108.377.585,00 a multas e penalidades aplicadas.

Os repasses do Fundo podem ser suspensos caso o partido não realize a prestação de contas anual ou suas contas sejam reprovadas pela Justiça Eleitoral. Segundo a legislação, cabe à Justiça Eleitoral fiscalizar as contas das legendas e a escrituração contábil e patrimonial, para averiguar a correta regularidade das contas, dos registros contábeis e da aplicação dos recursos recebidos, próprios ou do Fundo Partidário.

As prestações de contas devem conter a discriminação dos valores e a destinação dos recursos recebidos do fundo; a origem e o valor das contribuições e doações; as despesas de caráter eleitoral, com a especificação e comprovação dos gastos com programas no rádio e televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios e demais atividades de campanha; e a discriminação detalhada das receitas e despesas.

Os valores repassados aos partidos políticos são publicados mensalmente no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).

Confira a íntegra da portaria do TSE com a relação de partidos que terão acesso ao Fundo Partidário em 2019

(Fonte: TSE)

TSE publica portaria com relação de partidos que terão acesso ao Fundo Partidário em 2019 publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

"Já falei o que eu tinha de falar", diz Flávio Bolsonaro


Filho mais velho do presidente da República, Jair Bolsonaro, o deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) voltou a afirmar que é vítima de perseguição em relação às investigações envolvendo seu nome e de seu ex-assessor Fabrício Queiroz, que aparece com movimentação atípica de R$ 1,2 milhão em relatório do Coaf. "É preciso esperar o Supremo se pronunciar. Está todo mundo vendo que eu sou vítima de perseguição", disse.

Ao ser questionado sobre quando iria ao Ministério Público prestar esclarecimentos, ele não respondeu. "Já falei o que eu tinha de falar, não tenho novidade nenhuma", acrescentou.

Ele esteve na manhã desta quarta-feira (30) na Câmara dos Deputados para fazer o registro biométrico para o Senado. Ele toma posse como senador na sexta-feira, 1º de fevereiro.

"Já falei o que eu tinha de falar", diz Flávio Bolsonaro publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Lula recorre ao STF para ir ao velório do irmão

A defesa do ex-presidente Lula recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) na madrugada desta quarta-feira (30) contra decisão que negou pedido do ex-presidente para comparecer ao velório do seu irmão Genival Inácio da Silva.

Vavá, como era conhecido, morreu na manhã desta terça-feira (29), aos 79 anos. A decisão de liberar Lula para o velório cabe ao ministro Luiz Fux, que está de plantão no Tribunal.

Na noite desta terça, a juíza responsável pela execução da pena de Lula, Carolina Lebbos, negou o pedido do ex-presidente. A magistrada seguiu manifestações da Polícia Federal e do Ministério Público que afirmavam não haver tempo hábil para que a logística de transporte do ex-presidente fosse realizada a tempo do final do sepultamento do seu irmão.

Segundo o pedido apresentado ao STF, o velório está sendo realizado desde terça-feira, e o sepultamento será feito às 13h desta quarta-feira (30), em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Lula recorre ao STF para ir ao velório do irmão publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Tuesday, January 29, 2019

Governo esquece de revogar decreto que suspende gozo e licença-prêmio; Sindicato ameaça ir à justiça

O Fórum Estadual dos Servidores em audiência na Casa Civil na última quarta-feira(23). solicitou do governo estadual a revogação imediata do Decreto 28.697, de 21 de janeiro de 2019 que dispõe sobre a suspensão de gozo e pagamento em pecúnia de licença-prêmio. Após pressão dos sindicatos, o secretário chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, assumiu o compromisso de sair a revogação no Diário Oficial da sexta-feira(25), mas não aconteceu. 

Considerando que um ato administrativo só pode ser revogado por meio de outro ato revogando, continua com efeito o ato que foi publicado há princípio. 

A direção do SINSP, ameaça: caso o governo não revogue o decreto, vai à justiça. "Um decreto no DOE, não se revoga de boca", crítica Janeary Souto.




Governo esquece de revogar decreto que suspende gozo e licença-prêmio; Sindicato ameaça ir à justiça publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Ação Penal contra Robinson Faria pronta para despacho no STJ


Após várias petições serem anexadas nos últimos dias, está concluso para despacho do ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça, a Ação Penal 880 onde figura como réu o ex-governador Robinson Faria.

O processo traz relação com a Operação Dama de Espadas, que identificou pagamento a funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa.

Ação Penal contra Robinson Faria pronta para despacho no STJ publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Ministro da Educação só fala asneira!


O ministro da Educação Ricardo Veléz Rodriguez disse em entrevista que acredita que universidades não devem ser para todos: "As universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual, que não é a mesma elite econômica (do país)".


Ministro da Educação só fala asneira! publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Amigo Fiel

Resgatado da lama com o desastre de #Brumadinho, próximo a pousada Nova Estância, uma cena chama atenção: um cão resgatado por bombeiros e levado para um local seguro se recusa deixar o local. Ele espera a volta do dono que está entre as vítimas.


Imagem (Corpo de Bombeiros MG)
Amigo Fiel publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Número de mortos após tragédia de Brumadinho sobe para 84


Subiu para 84 número de mortos após o rompimento da barragem I da mina Córrego do Feijão em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. A atualização foi feita pela Defesa Civil na noite desta terça-feira (29). O último levantamento, divulgado nesta segunda (28), apontava 65 mortos.

Ao todo, 276 pessoas estão desaparecidas. Até o momento 42 corpos já foram identificados e alguns já retirados do Instituto Médico-Legal (IML) e enterrados.

Veja quem são as vítimas já identificadas:

Adriano Caldeira Do Amaral
Alano Reis Teixeira
Alex Rafael Piedade
Camila Santos De Faria
Carlos Roberto Deusdedit
Claudio Jose Dias Rezende
Cleosane Coelho Mascarenhas
Cristiano Vinicius Oliveira De Almeida
Daniel Muniz Veloso
David Marlon Gomes Santana
Djener Paulo Las Casas Melo
Duane Moreira De Souza
Edgar Carvalho Santos
Eliandro Batista De Passos
Fabricio Henriques Da Silva
Flaviano Fialho
Francis Marques Da Silva
Janice Helena Do Nascimento
Jonatas Lima Nascimento
Leonardo Alves Diniz
Marcelle Porto Cangussu
Marcelo Alves De Oliveira
Mauricio Lauro De Lemos
Moises Moreira De Sales
Ninrode De Brito Nascimento
Renato Rodrigues Maia
Robson Maximo Goncalves
Roliston Teds Pereira
Wanderson Soares Mota
Wellington Campos Rodrigues
Willian Jorge Felizardo Alves







Número de mortos após tragédia de Brumadinho sobe para 84 publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Nobel da Paz para Lula!

A Capa do jornal francês L'Humanité desta terça-feira(29) pede: Nobel da Paz para Lula!



Nobel da Paz para Lula! publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Disputa pelo comando do Senado já tem oito candidatos

O senador pelo Distrito Federal José Reguffe (sem partido) lançou nesta segunda-feira, 28, por meio das redes sociais sua candidatura à presidência do Senado. A eleição está marcada para a próxima sexta-feira, mesmo dia em que a Câmara elege seu novo presidente.

Em vídeo publicado no Facebook, Reguffe disse que vai usar sua candidatura para debater o custo do Senado para o contribuinte e quer propor o fim de benefícios dos senadores, como plano de saúde vitalício e verbas indenizatórias.

Também são candidatos Tasso Jereissati (PSDB-CE), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Alvaro Dias (Podemos-PR), Esperidião Amin (PP-SC), Major Olímpio (PSL-SP) e Angelo Coronel (PSD-BA). Maior bancada da Casa, o MDB vai se reunir para decidir se endossa a candidatura de Simone Tebet (MS) e de Renan Calheiros (AL), que, embora não tenha anunciado sua candidatura, é considerado um dos nomes fortes para a disputa.


Considerado hostil ao governo Jair Bolsonaro (PSL), Renan sofre resistência de parte da opinião pública por estar identificado com a “velha política”. Já a candidatura de Simone é vista com simpatia até mesmo por opositores de Renan. Major Olímpio e Tasso já chegaram a declarar que podem abrir mão da disputa pelo comando da Casa se o MDB optar pelo nome da senadora de Mato Grosso do Sul.

( Estadão Conteúdo)
Disputa pelo comando do Senado já tem oito candidatos publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

TJRN julga nesta terça (29) pedido prisão domiciliar de Carla Ubarana

Está na pauta desta terça-feira (29), da Câmara Criminal do TJ, um Agravo de Execução Penal para cumprir prisão domiciliar movido por Carla Ubarana, condenada no esquema fraudulento conhecido como Máfia dos Precatórios, que desviou R$ 14 milhões.

A justiça estadual já negou três pedidos de prisão domiciliar de Ubarana, o último em maio de 2018.

O relator é o Desembargador Glauber Rêgo

TJRN julga nesta terça (29) pedido prisão domiciliar de Carla Ubarana publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Fátima Bezerra simpatiza com Reforma da Previdência de Bolsonaro


Em entrevista à 96Fm nesta segunda-feira(28), a governadora Fátima Bezerra (PT), se mostrou simpática ao
Governo federal de incluir estados na reforma da Previdência Social

A ideia é permitir que as novas regras sejam válidas assim que o texto for aprovado pelos parlamentares.

A governadora Fátima Bezerra (PT) pode se livrar de um debate local sobre reforma da previdência. O governo federal estuda incluir os estados na proposta de reforma da Previdência que será encaminhada ao Congresso Nacional. 

A inclusão está sendo negociada com os governadores que receberiam a chancela para mexer em seus sistemas de aposentadorias e pensões sem o ônus político de ter que passar regras nas assembleias legislativas, onde há forte resistência às mudanças.

A proposta em discussão no atual governo federal já ganhou aderência de nomes da oposição. Ainda durante o governo de transição, em novembro, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), defendeu a reforma da Previdência, após se reunir com o presidente Jair Bolsonaro.

Fátima Bezerra simpatiza com Reforma da Previdência de Bolsonaro publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

6 mil pessoas esperam por cirurgias ortopédicas no RN

O Governo do Estado não tem qualquer previsão de quando resolverá o grave problema de quem está na fila das cirurgias eletivas ortopédicas. Levantamento feito pela Secretaria de Saúde (SESAP-RN), pelo menos 6 mil pessoas esperam o atendimento nos hospitais públicos do Rio Grande do Norte.

O governo alega que um dos motivos dessa espera é uma dívida de aproximadamente R$ 20 milhões com a rede credenciada. Os prestadores de serviço realizam as cirurgias que são encaminhadas pelos hospitais públicos que atendem urgências e emergências. Sem perspectiva de receber os pagamentos atrasados na gestão passada e sem o aceno do atual governo para negociar as dívidas, a rede credenciada suspendeu o atendimento ou reduziu a carga de trabalho.

6 mil pessoas esperam por cirurgias ortopédicas no RN publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Monday, January 28, 2019

VAMOS ESPALHAR ESSA IDEIA DO NOTAVEL WINSTON CHURCHILL???


VAMOS ESPALHAR ESSA IDEIA DO NOTAVEL WINSTON CHURCHILL??? publicado primeiro em: https://terezacs.blogspot.com

Nove servidores públicos federais foram expulsos no RN em 2018

Em 2018, 150 servidores públicos federais foram punidos por irregularidades e atividades contrárias à lei nos estados da Região Nordeste: Pernambuco (38), Maranhão (28), Bahia (24), Paraíba (16), Ceará (13), Alagoas (10), Piauí (9), Rio Grande do Norte (9) e Sergipe (3). Os números fazem parte de levantamento divulgado, nesta segunda-feira (28), pela Controladoria-Geral da União (CGU), que reúne as penalidades expulsivas – demissão de servidores efetivos, cassação de aposentadoria e destituição de cargos em comissão – aplicadas por órgãos e autarquias. A Região Sudeste lidera  o ranking com cerca de 23,32% dos 643 agentes públicos punidos em todo o país, maior número na comparação dos últimos 16 anos.

Os dados não incluem os empregados de empresas estatais, a exemplo da Caixa, Correios e Petrobras. Os servidores apenados, nos termos da Lei Ficha Limpa, ficam inelegíveis por oito anos. A depender do tipo de infração cometida, também podem ficar impedidos de voltar a exercer cargo público. Em todos os casos, as condutas irregulares ficaram comprovadas após condução de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), conforme determina a Lei nº 8.112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores), que garantiu aos envolvidos o direito à ampla defesa e ao contraditório.

No Rio Grande do Norte, foram nove penalidades expulsivas em 2018, sendo quatro demissões de funcionários efetivos; quatro cassações de aposentadorias; e uma destituição de ocupante de cargos em comissão. O principal motivo das expulsões foi o abandono de cargo, inassiduidade ou acumulação ilícita de cargos, com cinco penalidades aplicadas, ou 55,55% do total. Já a prática de atos relacionados à corrupção é o fundamento que vêm em seguida, com dois casos (22,23%).

Entre as unidades da federação, o estado é o 18º com maior número absoluto de servidores punidos, juntamente com o Piauí. Já na comparação proporcional – que considera o número de punições a cada mil servidores federais – o Rio Grande do Norte é o 25º com maior média: 3,12 por mil.

Os dados proporcionais consideram os últimos cinco anos. Desde o início da série histórica, no período de 2003 a 2018, o estado registra um total de 110 punições expulsivas.


Nove servidores públicos federais foram expulsos no RN em 2018 publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Cinco reservatórios do RN aparecem em relatório de risco da ANA

A  região Nordeste possui 24 barragens, das 54 detectadas no país, sob risco de rompimento. O alerta foi feito em novembro passado pela Agência Nacional de Águas (ANA) por meio do Relatório de Segurança de Barragens 2017 (RSB). O custo estimado para recuperar essas barragens era de pelo menos R$ 52.240.000,00. Mas o valor é muito maior porque 10 barragens não tiveram essa estimativa para recuperação feita.

O Estado com maior número de barragens sob risco é a Bahia, com 10 reservatórios. São eles: Afligidos (em São Gonçalo dos Campos), Apertado (Mucugê), Araci (na cidade de mesmo nome), Cipó (Mirante), Luiz Vieira (Rio de Contas), RS1 e RS2 (ambos em Camaçari), Tabua II (Ibiassucê), Zabumbão (Paramirim) e Pinhões (Juazeiro/Curaçá).

Alagoas é o segundo estado nordestino com mais estruturas sob risco, 6 ao todo. 

No Rio Grande do Norte, segundo a ANA, cinco barragens apresentavam algum comprometimento estrutural importante, entre elas, o açude Gargalheiras, em Acari, cujo nome oficial é Marechal Eurico Gaspar Dutra.

Além deste reservatório também foram incluídas no RSB da ANA a barragem Passagem das Traíras (Jardim do Seridó), Calabouço (Passa e Fica), e mais dois reservatórios privados, Barbosa de Baixo e Riacho do Meio. Os problemas listados são trincas, fissuras e erosão. Para a barragem de Calabouço é apontada “situação precária de manutenção”. Apenas Gargalheiras e Passagem das Traíras tinham valores de recuperação estimado: R$ 4.010.000.


Cinco reservatórios do RN aparecem em relatório de risco da ANA publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Crea-RN instala comissão para visitar barragens


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) vai criar uma comissão multidisciplinar para visitar as barragens e elaborar um relatório sobre a situação atual dos reservatórios. A comissão será formada por conselheiros e será criada, nesta segunda-feira (28), durante a Plenária nº 678, primeira do ano.

Desde o início de 2018 o Crea-RN encaminhou ofício a todos os órgãos de infraestrutura solicitando o Plano de Manutenção de Obras, não apenas de barragens, mas de equipamentos de engenharia que exigem atenção permanente como é o caso de pontes, viadutos, passarelas e rodovias construídas no RN. As solicitações foram enviadas ao DER, DNIT, SEMARH, SEMOV, SEMSUR e SEMURB.

Em relação às barragens, o Crea-RN não recebeu resposta acerca da existência do referido Plano de Manutenção. “A engenharia projeta estruturas para durar longos períodos, desde que haja conservação adequada. É preciso que o poder público dê prioridade a esse assunto”, alerta a presidente do Crea-RN, Ana Adalgisa Dias Paulino.

Crea-RN instala comissão para visitar barragens publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

'Brumadinho é o maior desastre da década em barragens no mundo', alerta OIT

O Estado de S.Paulo - A tragédia de Brumadinho (MG), ocorrida na sexta-feira, 25, é o pior desastre em uma barragem da década no mundo. Quem faz o alerta é a Organização Internacional do Trabalho (OIT) que, nesta segunda-feira, 28, emitiu um comunicado para apontar para a necessidade de reforço global nas medidas de segurança quando o assunto é mineração.

"Esse é o pior desastre em uma barragem na década", declarou a entidade, que monitora os acidentes de trabalho registrados em todo o mundo. Sua avaliação leva em conta o número potencial de vítimas mortais no Brasil.

A OIT, porém, alerta que outras tragédias envolvendo situações similares causaram uma perda "ainda maior de vidas no passado, em todas as regiões do mundo".

Em 1965, um acidente no Chile causou a morte de mais de 300 pessoas e destruiu a cidade de El Cobre. Um ano depois, na Bulgária, outra barragem causaria oficialmente 107 mortes. As contas extra-oficiais, porém, apontam para mais de 480 vítimas no país que, na época, vivia sob regime comunista.

A Europa Ocidental também viveu os impactos de um rompimento de uma barragem. Em 1985, mais de 285 pessoas morreram na Itália.

A OIT ainda afirma que o Brasil ratificou em 2004 uma convenção internacional para garantir a segurança e a saúde nas atividades de mineração, nove anos depois que o instrumento fora aprovado.

Num comunicado, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, apontou que cerca de 300 pessoas continuam desaparecidas em Brumadinho: "Essa tragédia é uma triste lembrança da importância crucial de um sistema para garantir a segurança e saúde para os trabalhadores e a proteção de suas comunidades".

Segundo ele, a OIT continua disposta a ajudar o Brasil a fortalecer esses mecanismos para "prevenir futuros acidentes".




'Brumadinho é o maior desastre da década em barragens no mundo', alerta OIT publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Sunday, January 27, 2019

Saturday, January 26, 2019

Comissões provisórias dos partidos devem virar diretórios definitivos até 28 de junho, diz TSE


Os partidos políticos em âmbitos estadual e/ou municipal que ainda mantêm comissões provisórias têm até o dia 28 de junho para constituir diretórios definitivos. A regra está prevista na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.571/2018, que disciplina a criação, organização, fusão, incorporação e extinção de agremiações partidárias.

Segundo o artigo 39 da norma, as anotações relativas aos órgãos provisórios têm validade de 180 dias, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo inferior. O prazo é contado a partir de 1º de janeiro de 2019, tendo como data-limite o dia 29 de junho, que cai num sábado. Assim, o prazo deve ser antecipado para o primeiro dia útil anterior, ou seja: 28 de junho (sexta-feira).

As comissões provisórias são representações temporárias dos partidos, até que eventualmente haja a constituição regular de um diretório, mediante eleição interna no âmbito da agremiação. Cabe a elas, na ausência dos diretórios definitivos, promover as convenções para a escolha de candidatos. Entretanto, como usualmente ocorre em muitos municípios e até em estados, os diretórios permanentes não existem, razão pela qual as comissões provisórias acabam assumindo o papel de promover as convenções.

A fixação do período de 180 dias para a duração das comissões provisórias foi aprovada pelo Plenário do TSE em junho no ano passado. Antes disso, o prazo era de 120 dias. Os ministros entenderam que estabelecer um tempo de vigência para os órgãos provisórios é um meio de ampliar a democracia interna nas agremiações. E fixaram a data de 1º de janeiro de 2019 como marco inicial para contagem do novo prazo em observância ao princípio da segurança jurídica, de modo a permitir que os partidos tivessem tempo razoável, após a conclusão das Eleições Gerais de 2018, para a organizar o processo de constituição dos órgãos definitivos.

TREs

Na prática, depois de eleger os dirigentes dos diretórios estaduais e/ou municipais definitivos, os partidos terão de encaminhar até o dia 28 de junho, aos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por meio do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP), os dados da composição e de início e término de vigência dos órgãos.

Comissões provisórias dos partidos devem virar diretórios definitivos até 28 de junho, diz TSE publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

DILMA E A RESPONSAVEL PELAS MORTES OCORRIDAS NA VALE


DILMA E A RESPONSAVEL PELAS MORTES OCORRIDAS NA VALE publicado primeiro em: https://terezacs.blogspot.com

Governadora exonera auxiliar por participar de ato em defesa de policiais do RN


O policial civil Pedro Paulo Chaves Mattos, nomeado no último dia 11  para exercer o cargo de provimento em comissão de Subcoordenador da Assessoria Especial, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED),foi exonerado na última quinta-feira(24).

Ex- diretor do SINPOL e integrante da coordenação do movimento “Policiais Antifascismo no Rio Grande do Norte”, Pedro, tem destacada participação na defesa das melhorias almejadas pelos agentes da Polícia Civil potiguar.

O inusitado é que o governo que se identifica pela luta em favor da classe dos trabalhadores exonerou o subcoordenador da SESED em razão de Paulo ter concedido uma entrevista vestido com a camisa do movimento em defesa dos policiais do RN.

“Não troco minhas palavras, nem deixo de usar a camisa do Movimento por gratificação ou função alguma”, ressalta o policial exonerado.

Governadora exonera auxiliar por participar de ato em defesa de policiais do RN publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Prefeito de Ipueira 'corta na carne' e reduz em 10% seu próprio salário, da vice e de secretários

Através de Decreto, o prefeito de Ipueira/RN Galego Paiva(MDB) anunciou a redução de 10% de seus vencimentos, como também da vice-prefeita e de secretários. A medida visa promover a adequação dos gastos de pessoal em decorrência da crise. 

Não está descartada a demissão de cargos comissionados do município. 

Veja o Decreto;



Prefeito de Ipueira 'corta na carne' e reduz em 10% seu próprio salário, da vice e de secretários publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Vídeo mostra resgate emocionante de pessoa na lama em Brumadinho

Veja resgate de pessoa atingida por rejeitos da Mina do Feijão, em Brumadinho;





Vídeo mostra resgate emocionante de pessoa na lama em Brumadinho publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Friday, January 25, 2019

O ANTES E DEPOIS #Brumadinho

Da BBC - Imagens aéreas e do Google Earth mostram o o impacto do rompimento da barragem da Vale, em Minas Gerais.




O ANTES E DEPOIS #Brumadinho publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

MP Eleitoral ajuizou ações e representações contra 36 candidatos após o pleito de 2018 no RN; Eleitos ainda podem ter seus diplomas cassados

O Ministério Público Eleitoral apresentou nove ações de investigação judicial eleitoral (Aijes) e cinco representações, no final de 2018, tendo como alvo 36 candidatos que concorreram no último pleito, no Rio Grande do Norte. As irregularidades apontadas pelo MP incluem desde utilização da máquina pública, até compra de votos e problemas com as prestações de contas. Em todos os casos foram pedidas a negação ou cassação do diploma dos eleitos e dos suplentes.

Dentre os alvos estão três dos candidatos ao governo do estado: Robinson Faria (PSD), a atual governadora Fátima Bezerra (PT) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), assim como dois candidatos a vice. A lista ainda inclui uma concorrente ao Senado, cinco à Câmara Federal e 25 à Assembleia Legislativa, totalizando 16 diferentes legendas.

Robinson – Três Aijes e uma representação foram ajuizadas contra o ex-governador. A primeira ação aponta que ele ampliou irregularmente gastos em programas do governo e foi indevidamente beneficiado por publicidade institucional antes e durante a campanha. A ação também atinge seu candidato a vice, Tião Couto (PR); o prefeito de Santo Antônio, Josimar Custódio Ferreira, e mais quatro integrantes da antiga gestão estadual.

Os dois candidatos, bem como o prefeito e dois desses integrantes, também foram alvos de representação pela doação de ambulâncias em Santo Antônio, em pleno período eleitoral. Já na segunda Aije, Robinson e três integrantes de sua gestão foram denunciados por criarem o programa Fôlego Novo, em pleno ano eleitoral e sem qualquer previsão em lei ou ato administrativo. Os serviços (918 cirurgias de catarata, realizadas em municípios do interior entre maio e agosto) beneficiaram potenciais eleitores, escolhidos sem critérios objetivos e sem respeitar a fila do SUS. Recursos públicos foram repassados, mesmo não havendo contratos ou licitação.

A terceira Aije inclui, além do ex-governador, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB) e trata da concessão irregular de reajuste aos servidores daquela casa legislativa – acima do permitido pela legislação e em 3 de agosto, dias antes do início oficial da campanha. A ação trata também da participação de ambos, no fim de junho, da inauguração de leitos da UTI do Hospital Mariano Coelho, em Currais Novos, “muito embora o serviço não estivesse funcionando”.

Governadora – Fátima Bezerra e seu vice Antenor Roberto (PCdoB) foram alvo de uma representação que aponta o pagamento de R$ 1,9 milhão a uma empresa de comunicação (contratada para a campanha) e que foi criada apenas três dias antes do repasse da primeira parcela. O MP Eleitoral considerou que não há provas suficientes que justifiquem os gastos. Além disso, recursos destinados à promoção de candidaturas femininas (R$ 156 mil) foram irregularmente aplicados em campanhas de candidatos do sexo masculino.

Deputados – Uma das Aijes trata da forma ilegal com que 23 deputados estaduais se promoveram, a partir da doação de ambulâncias (85 ao todo) e de viaturas policiais (50) adquiridas com recursos públicos da própria Assembleia Legislativa. O valor gasto, mais de R$ 13 milhões, veio de sobras do orçamento e os parlamentares definiram, inclusive, a destinação dos veículos, priorizando seus redutos eleitorais e propagando o fato em redes sociais e outros meios de comunicação, com objetivo de fazer crer que as doações eram frutos da “generosidade pessoal” de cada um.

Da lista, fazem parte Ezequiel Ferreira, Albert Dickson (PROS), Carlos Augusto Maia (PCdoB, suplente), Cristiane Dantas (PPL), Fernando Mineiro (PT, suplente federal), George Soares (PR), Getúlio Rêgo (DEM), Gustavo Carvalho (PSDB), Gustavo Fernandes (PSDB, suplente), Hermano Morais (MDB), Jacó Jácome (PSD, suplente), José Adécio (não concorreu), José Dias (PSDB), Galeno Torquato (PSD), Larissa Rosado (PSDB, suplente), Luiz Antônio “Tomba” (PSDB), Manoel “Souza” Neto (PHS), Márcia Maia (PSDB, suplente), Nelter Queiroz (MDB), Raimundo Fernandes (PSDB), Ricardo Motta (PSB, suplente), Rudson “Dison” Lisboa (PSD, teve seu registro indeferido) e Vivaldo Costa (PSD).

Show e comício – Os eleitos Walter Alves (deputado federal, MDB) e Raimundo Fernandes (estadual) são alguns dos alvos da Aije que apontou a realização irregular de um showmício no município de Patu. A ação também engloba o prefeito Rivelino Câmara; bem como o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo; o senador José Agripino (que obteve a suplência para deputado federal, DEM); e Antônio Jácome (candidato derrotado ao Senado, pelo Podemos).

Caso semelhante ocorreu em Jardim de Piranhas. Uma Aije incluindo Carlos Eduardo, Walter Alves e o deputado estadual eleito pelo Avante, Bernardo César, o “Dr Bernardo” (assim como o ex-prefeito da cidade, Antônio Soares “Macaco”), indica que os três primeiros participaram e se beneficiaram de um comício realizado uma semana antes do primeiro turno e no qual houve ampla distribuição de cerveja e churrasco para eleitores, caracterizando abuso de poder econômico e compra de votos.

Contas – Outra representação foi contra o deputado federal reeleito Fábio Faria (PSD) e aponta irregularidades na prestação de contas como descumprimento de prazo; várias doações recebidas de funcionários de uma mesma empresa (o que indica a prática de doação indireta por meio de pessoa jurídica); doações recebidas de pessoas desempregadas há mais de 120 dias; além de omissão e divergências nas informações prestadas.

Também eleito, mas neste caso para a Assembleia, Sandro Pimentel (PSOL) é outro deputado que responde a representação do MP Eleitoral que aponta cinco irregularidades em sua prestação de contas: descumprimento de prazo; doações de pessoas físicas por meio de depósito em espécie (a legislação exige transferência bancária, para poder identificar melhor os doadores); doação não registrada; omissão de sobras de campanha; e divergências entre as informações relativas às despesas nas prestações de contas final e parcial. No último dia 23/01 , por 6 votos a 1, o Pleno do TRE decidiu pela posse do deputado.

O Ministério Público também ajuizou uma Aije contra Ezequiel Ferreira, Rogério Marinho (suplente de deputado federal, PSDB), e o prefeito e a secretária de Saúde de Angicos, Deusdete Gomes e Nataly da Cunha. Eles fizeram uso promocional da doação de uma ambulância ao município, em prol das candidaturas dos dois deputados. O veículo foi comprado com dinheiro público, da Assembleia Legislativa presidida por Ezequiel, e repassada ao governo do estado. Além disso, parte do combustível que abasteceu veículos de uma carreata de campanha em prol dos dois (realizada em 20 de setembro) foi pago com recursos públicos.

Rogério Marinho é alvo de outra ação, junto do prefeito de Carnaubais, Thiago Meira, e do deputado estadual reeleito, George Soares. Thiago realizou – em prédio público, com servidores convocados – reuniões antes e durante a campanha, para pedir apoio aos dois candidatos.

Suplentes – O vereador Abidene Salustiano (PSC), candidato a deputado estadual no último pleito, é alvo de uma Aije, junto com dois representantes da Fatex Cursos e Treinamentos. Eles são acusados de oferecer a quitação das dívidas de clientes em troca de votos para o político. A prática foi considerada, pelo MP Eleitoral, abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio.

Já contra Nina Souza (PDT), o MP Eleitoral ingressou com uma representação apontando sete diferentes irregularidades em sua prestação de contas, desde gastos com empresa que havia sido fechada em fevereiro de 2018, disparidade nos valores de contratação de carros de som, até o pagamento ilegal de contrato de advocacia. Todas as ações ainda tramitam na Justiça Eleitoral.

Com informações do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte.

MP Eleitoral ajuizou ações e representações contra 36 candidatos após o pleito de 2018 no RN; Eleitos ainda podem ter seus diplomas cassados publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Chega a 200 o número de desaparecidos após rompimento de Barragem em MG


Uma barragem da mineradora Vale do Rio Doce se rompeu nesta sexta-feira, 25, em Brumadinho, Região Metropolitana de BH.
Segundo o Corpo de Bombeiros há 4 feridos e 200 desaparecidos. Imagens aéreas mostram que um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão.



Rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Cidades à margem do Rio Paraopeba temem contaminação.

Chega a 200 o número de desaparecidos após rompimento de Barragem em MG publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Justiça Federal determina indisponibilidade de bens de Robinson Faria

A Justiça Estadual determinou a indisponibilidade de bens do ex-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. A ação civil de improbidade administrativa do Ministério Público aponta condutas de “inserção fraudulenta de pessoas na folha de pagamento do órgão legislativo, que compreende o período de 2006 a 2015, quando exerceu as funções de deputado estadual, vice-governador e Governador do Estado do Rio Grande do Norte.

Segundo o MP, os cofres públicos foram utilizados para “remunerar pessoas à sua exclusiva disposição, seja em atividades eminentemente particulares, seja na prestação de serviços de cunho eleitoral; e patrocinar a manutenção de curral eleitoral – por meio de compra parcela de apoios políticos”.

Justiça Federal determina indisponibilidade de bens de Robinson Faria publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Bomba! Jornalista mostra em vídeo que Jean Wyllys foge do Brasil porque mandou matar Bolsonaro

A jornalista Regina Vilella, do canal ‘Política Play’, no youtube, está jogando nas redes uma verdadeira bomba sob o caso em que envolve a tentativa de assasinato praticado por Adélio Bispo durante a capanha contra o presidente Jair Bolsonaro(PSL).

No vídeo a jornalista, com base no que ela entende como provas, que o deputado federal Jean Wyllys é o mandante do crime de morte contra o presidente Jair Bolsonaro.

A jornalista também mostra a relação de Jean Wyllys com Adélio, o homem que deu a facada no então candidato a presidente e também com a presidente do PT, Gleisi Hoffman e com o ex-presidente Lula.

Em um ponto a jornalista cita o envolvimento do ex-prefeito de Maricá, no Rio de Janeiro, Washington Quaquá (PT) e fala que ele estaria sendo nomeado por um eleito pelo PT no Brasil citando o nome da governadora “Fátima Bezerra”.


Regina Vilella ainda cita a entrada de Adélio, o autor da facada, na Câmara Federal. Mas o presidente, deputado Rodrigo Maia, não permitiu que a Polícia Federal checasse o registro de quem fez a inscrição dele para permitir sua entrada na Casa.

Confira o vídeo:







Bomba! Jornalista mostra em vídeo que Jean Wyllys foge do Brasil porque mandou matar Bolsonaro publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

TCE tem 15 dias para concluir relatório das contas de Robinson

O presidente do TCE/RN, conselheiro Poti Jr, designou os conselheiros Gilberto Jales (presidente), Adélia Sales e Tarcísio Costa como membros da Comissão de Ética do órgão de Contas.

O presidente concedeu mais 15 dias ao conselheiro-relator Tarcísio Costa para apresentar relatório sobre as contas anuais do Estado/RN – Exercício de 2017, gestão Robinson Faria.

TCE tem 15 dias para concluir relatório das contas de Robinson publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com

Novos diretores regionais de educação e cultura tomam posse


16 novos diretores foram nomeados para as Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs), a solenidade aconteceu nesta quinta-feira (24), no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC).

A solenidade – presidida pelo secretário da Educação, Getúlio Marques Ferreira – também oficializou a nomeação da professora Márcia Cristina como nova diretora do IFESP (Instituto de Educação Presidente Kennedy).

Para a overnadora Fátima Bezerra, o maior desafio dessa gestão é elevar a posição do Rio Grande do Norte nos indicadores da educação, porque o Estado tem ocupado as posições mais baixas há vários anos. “Não podemos ver o RN entre os piores Idebs do Brasil”, refere-se ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 como forma de diagnosticar o ensino em todo o território nacional.

Novos diretores regionais de educação e cultura tomam posse publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com