Fala galerinha, hoje venho com um tema clássico dos desenvolvedores de garagem.
O tema é Arduíno !
Brincadeiras a parte, o Arduíno não é usado apenas por jovens se aventurando na selva da tecnologia, mas também por grandes empresas de segurança, controle de acesso, automação entre outros ramos.
Mas afinal de contas você sabe oque é um Arduíno ?
O Arduíno foi criado em 2005 por um grupo de 5 pesquisadores, seus nomes são: Tom Igoe, Massimo Banzi, David Cuartielles, Gianluca Martino e David Mellis. O objetivo inicial era desenvolver um dispositivo que tivesse um bom custo beneficio, que fosse funcional, e fácil de programar, sendo assim acessível para estudantes e projetistas amadores. Além disso, o projeto se assumiu com o conceito de hardware livre, ou seja, qualquer um pode montar, modificar, personalizar e melhorar o Arduíno a partir do hardware básico já existente.
Dessa maneira foi criada uma placa constituído por um microprocessador Atmel, por circuitos de entrada e saída e que pode ser facilmente conectada a um computador e assim programada, a linguagem utilizada para a programação é uma linguagem baseada em C/C++), sem a necessidade de outros equipamentos além de um cabo USB.
Arduíno UNO

O Arduíno uno é o mais comum e conhecido (talvez o mais usado no mundo), após ter programado, atribuído funções e um objetivo ao seu Arduíno, ele pode: Controlar os portões da sua casa, a iluminação da sua casa, pode ser programado para ser um robô, ou um carro de controle remoto, um drone, pode agir como sensor de temperatura, fumaça, umidade, entre outras diversas finalidades. A lista de possibilidades é praticamente infinita, tudo vai depender da sua criatividade.
Para isso, os usuários tem a disposição no mercado, uma enorme variedade de componentes, leds, sensores, motores, extensores, braços mecânicos, emfim a variedade é enorme.
Módulos
Existem também os conhecidos "Shields", que são outras placas que se encaixam no Arduíno para aumentar suas funcionalidades disponibilizando outras formas de comunicação como por exemplo a shield de Ethernet que possibilita ao Arduíno se conectar a rede por meio de cabo de rede, podendo em um projeto monitorar a temperatura de um ambiente e enviar essas informações por email.
Modelos de Placas Arduíno
Além da grande variedade de componentes, e de módulos para aumentar as funcionalidades do Arduíno, existem também uma grande variedade de Arduínos. A escolha do tipo de placa que você vai utilizar depende muito do projeto a ser desenvolvido e o número de portas necessárias. As opções vão das mais comuns, como o Arduíno Uno e suas 14 portas digitais e 6 analógicas, passando por placas com maior poder de processamento, como o Arduíno Mega, com microcontrolador ATmega2560 e 54 portas digitais, e o Arduíno Due, baseado em processador ARM de 32 bits e 512 Kbytes de memória.
Vou deixar um vídeo para vocês darem uma olhada
Vou deixar um link de um site de tecnologia, ele está em inglês porém é um excelente site, tem muito conteúdo interessante. AnandTech.
Espero que tenham gostado, Vlw Galera !
Veja Também: Afinal, é perigoso deixar o smartphone conectado ao carregador a noite toda?
No comments:
Post a Comment