Durou pouco a liderança do Rio Grande do Norte nas exportações brasileiras de melão. Informações divulgadas pelo Centro Internacional de Negócios da Federação da Indústria (Fiern) mostram a fruta sofreu uma queda de 85% nas exportações em relação a agosto, mês que marca o início da safra de embarques.
Existe uma razão para essa queda tão brusca: o fracasso da negociaçãodos produtores com o Governo do Estado para incluir insumos usados na produção de melão para efeito de crédito de ICMS pela Lei Kandir, que isenta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as exportações de produtos primários e não industrializados.
Segundo o empresário Luiz Roberto Barcelos, o RN não paga o crédito de ICMS sobre o mulshing, um plástico que cobre o chão onde o melão cresce e sobre manta de TNT, um tecido sintético que cobre a fruta durante a metade do ciclo de crescimento. Agora, tudo sairá pelo Ceará. Problema é que o Estado se recusa a incluir como crédito do ICMS insumos usados pelos produtores
Exportações de melão do RN despencam 85% só este mês publicado primeiro em: http://talesvale.blogspot.com
No comments:
Post a Comment